Por Lucas Sampaio (Colaboraram Gustavo Lima, Naomi Prado, Nabor Salvagnini e Will Ferreira)
A Imperatriz da Paulicéia realizou neste sábado seu único ensaio técnico previsto no Sambódromo do Anhembi em preparação para o desfile no carnaval de 2025. A comissão de frente diferente dos padrões para o grupo chamou a atenção no treinamento da escola, que fechou os portões após 45 minutos na Avenida. A Azul e Branca será a segunda a se apresentar pelo Grupo de Acesso 2 com o enredo “Eu queria que essa fantasia fosse eterna”, assinado por uma comissão de carnaval.
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Comissão de Frente
Ensaiada pelo coreógrafo Diego Ferraz, a comissão de frente da Imperatriz realizou uma apresentação com duração de duas passagens do samba. Um tripé em forma de um arco bem alto parecia fazer a função de introduzir os personagens na viagem pretendida pela escola, apresentando de forma teatral o ciclo de uma escola de samba ao longo de todo um ano de trabalho. Pessoas interpretando o que pareciam ser de fato diferentes segmentos de uma agremiação interagiam, com direito a um casal de mestre-sala e porta-bandeira que interagiam com outros atores no tradicional beijo ao pavilhão. No final da dança, todos os componentes se abraçavam, dando a entender que se tratava do encerramento de um ciclo.
Tendo conhecimento do enredo da escola, a coreografia que parece simples ganha um significado profundo. Ainda há pontos que a coreografia pode melhorar para chegar no dia do desfile ainda mais afiada, mas o sentimento transmitido foi de uma agradável nostalgia que certamente agradará os apaixonados por carnaval mais atentos.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
O primeiro casal da Imperatriz, formado por Ronaldo Ferreira e Leila Cruz, encarou alguns desafios com o vento que se fez presente no começo do dia de ensaios. Na área do primeiro módulo de jurados, o pavilhão da escola enrolou em duas oportunidades. No decorrer da pista, a dupla teve bom desempenho e cravou seus movimentos onde foram observados.
Harmonia
O canto da comunidade da Paulicéia pode melhorar até o dia dos desfiles. Muitas alas demonstravam pouca empolgação no andamento geral da pista, elevando o vigor do cantar do samba só quando chegavam nos módulos de jurados, indicando uma falta de espontaneidade dos desfilantes. A ala das baianas foi um destaque positivo, se mostrando mais ativa mesmo fora dos pontos de julgamento.
Evolução
Outro destaque positivo no ensaio, a evolução da Imperatriz se comportou bem nos pontos da pista em que foram observados. O fechar dos portões após 45 minutos mostram que a escola ainda tem margem para dar mais liberdade aos desfilantes para brincarem o carnaval sem maiores preocupações.
Samba-Enredo
Com o carro de som liderado pelo intérprete Tiganá, o samba da Imperatriz teve um desempenho morno no ensaio. A ala musical não teve êxito em atiçar os componentes, mesmo os próximos ao carro de som, a cantarem o samba de forma mais animada, mantendo o desempenho burocrático da harmonia já citado. Uma melhor sintonia com a bateria aliado a mais interação com o público pode contribuir positivamente para passar uma boa impressão no dia do desfile.
Outros Destaques
E que destaque! Ariê Suyane, eleita Rainha do Carnaval de São Paulo de 2025 na noite anterior, comandou seus súditos da “Swing da Paulicéia” mais animada do que nunca. Com a faixa conquistada no concurso da Côrte do Carnaval, Ariê levantou o público por onde passou e abrilhantou o bom desempenho da bateria comandada pela mestra Rafa, que arriscou animadas bossas que podem ser um trunfo da Imperatriz para levantar os desfilantes e as arquibancadas no dia do desfile oficial.