InícioIntendenteAcadêmicos de Jacarepaguá conta a história de 'Tranca Rua' em desfile vibrante

Acadêmicos de Jacarepaguá conta a história de ‘Tranca Rua’ em desfile vibrante

O “Tranca Rua” riu alto no desfile da Acadêmicos de Jacarepaguá, no enredo “Quem tem sua capa, escapa”, dos carnavalescos Gheorge Giordano, Joe William e Rômulo Corleone, sobre este Exu poderoso que é o protetor das ruas e o porteiro do mundo espiritual. O ponto negativo foi o buraco que se abriu diante do último carro alegórico, em frente à terceira cabine de jurados.

acad jpa dsfile24 1
Fotos: Anderson Carvalho/CARNAVALESCO

Comissão de Frente

A comissão de frente contou com vários “tranca ruas” que dançaram e gritaram. Durante a apresentação, um deles queimou um livro e outros, acenderam faíscas, no outro lado da pista. Uma mulher saiu gargalhando e depois, os “tranca ruas” fizeram no asfalto o desenho de seu tridente.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O casal Matheus Medeiros e Amanda Villaverde fez uma bela apresentação durante o desfile e principalmente, diante dos jurados. Amanda dançou com graça e sempre cortejada por Matheus, que dançou ao seu redor. Eles vestiam as cores amarelo-ouro e branco. A sua apresentação arrancou aplausos do público.

acad jpa dsfile24 2

Enredo

O enredo foi bem contado no desfile e teve fácil entendimento. Houve uma linearidade na forma de contar a história.

Fantasias

As fantasias, apesar de simples, eram bonitas, embora houvesse falhas no acabamento de algumas alas. Mas, tiveram fácil leitura e ajudaram a contar o enredo.

Harmonia

Foi irregular. Embora várias alas cantassem o samba com força, em algumas, havia componentes que mal abriam a boca. Até os destaques nos carros cantaram o samba, fazendo o público cantar junto.

acad jpa dsfile24 4

Samba-enredo

De autoria dos compositores Robinho Alcântara, Dimas Mello, Lício Pádua, Marcinha, Cláudio Gladiador, Madalena e Márcio Sá, o samba foi bem defendido pelos intérpretes Bia Lopes e Léo Simpatia, que fizeram o público cantar junto o belo samba.

Evolução

A escola evoluiu bem até depois do terceiro módulo de jurados. Lá, abriu-se um buraco na frente do último carro, que não conseguia andar. A alegoria teve que correr para se juntar aos demais componentes. Mesmo assim. A agremiação terminou o desfile com 46 minutos.

acad jpa dsfile24 3

Outros destaques

A bateria comandada por mestre Bira Potyguara teve um bom desempenho, embora não tivesse apresentado muitas bossas. Cumpriu o seu papel no suporte ao samba-enredo. Em alguns momentos sobressaiu o som da cuíca. A rainha de bateria Marisa Charme chamou atenção pelo samba no pé e o carisma, arrancando aplausos do público.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...