InícioSérie OuroImpério da TijucaCom a flecha certeira do grande caçador, as baianas do Império Serrano...

Com a flecha certeira do grande caçador, as baianas do Império Serrano representam Oxóssi, o rei de Ketú

Pedindo proteção e sorte ao grande rei das matas, no grande xirê do Império Serrano, as baianas, vestindo verde e azul, são Oxóssi

Oxóssi, o rei do candomblé Ketú, é conhecido por ser o grande caçador, o rei de todas as matas. Sua cor característica é azul, mas usa-se o verde para representá-lo por conta da sua conexão com a natureza. E essas foram as cores que as baianas do Império Serrano vestiram para representar esse orixá no enredo “Ilú-Oba Òyó: A Gira dos Ancestrais”.

Conhecido por ser um caçador de uma flecha só, sendo essa flecha certeira, as baianas se apegam nisso para sonhar com um bom resultado do Império Serrano neste ano na Série Ouro.

“Representar Oxóssi, que é a força do Império, significa que a gente não pode desistir, temos que continuar na luta, porque a gente vai chegar onde a gente merece”, disse a psicopedagoga Bruna José, de 35 anos.

A fantasia das baianas era toda desenhada em figuras triangulares, as pontas significam o ataque do caçador. Assim como o ofá, a arma sagrada de Oxóssi, que as baianas trouxeram nas mãos.

Para Vera Lúcia Moreira, de 62 anos, a fantasia de Oxóssi é sinônimo de Império Serrano.

“Para mim, essa fantasia representa muita coisa, representa a minha comunidade, eu que moro na Serrinha, representar Oxóssi, que é muito importante para a escola, é lindo, espero que ele conceda muita felicidade, harmonia e união para nós imperianos”, contou a doméstica.

A baiana mais antiga da ala do Império Serrano pediu a benção do orixá caçador para a sua amada escola.

“A gente vem representando Oxóssi. E que ele venha abençoar e trazer melhoramento para o Império Serrano, só isso e muita paz”, disse Maria José, que tem 85 anos, a maioria deles vividos como baiana da escola da Serrinha.

A escola veio trazendo no abre-alas Ogum, que é irmão de Oxóssi. Ogum é conhecido por ser um nobre e incansável guerreiro, que para a costureira de 72 anos, Regina Dalva, irá dar forças ao Império Serrano.

“A nossa fantasia é Oxóssi, o dono das matas, o grande caçador, a força, a inspiração de todos os caboclos. O Império vem para caça esse ano, e com Ogum na frente, vencendo demanda. Isso, está muito bonito. Um carnaval ótimo que eles estão botando na avenida, o samba é fantástico, fora de série, obra do Aluísio Machado, a letra do samba tem tudo a ver com a escola”, comentou a costureira.

- ads-

Firme para 2025, Pixulé fala da decisão de seguir no Tuiuti

Voz do Tuiuti neste último carnaval, e assegurado para 2025, Pixulé conversou com o CARNAVALESCO sobre o carnaval de 2024, a decisão de ficar...

‘A Águia de Ouro do jeito que a vida quer’, enredo em homenagem ao Benito di Paula e curiosa ligação com a escola

A Águia de Ouro levantou a comunidade da Pompeia ao anunciar que vai homenagear o grande artista nacional, Benito di Paula, no carnaval de...

Imperatriz Leopoldinense distribui três mil rosas em homenagem ao Dia das Mães

Em mais uma ação do projeto “Imperatriz Social”, a Imperatriz Leopoldinense foi neste sábado às ruas do Complexo do Alemão e toda a Zona...