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Repleta de grandes histórias e alegorias, Águia de Ouro surpreende homenageando o rádio

Com pré-carnaval marcado por trocas em segmentos importantes, agremiação da Pompeia foi bastante correta e e não teve grandes apontamentos a se notar em desfile seguro

Por Will Ferreira e fotos de Fábio Martins

O grande temor de toda escola de samba é ouvir uma nota diferente de dez no dia da apuração. Para que isso aconteça, não é permitido errar. E, buscando sempre a segurança em cada quesito, o Águia de Ouro teve uma atuação bastante destacada defendendo o enredo “Águia de Ouro nas Ondas do Rádio”, idealizado pelo carnavalesco Victor Santos. Quinta escola a desfilar no sábado de carnaval, a agremiação não deixou de ter pontos de destaque. As alegorias, bastante altas e imponentes, chamara atenção de quem estava no Anhembi. Histórias bastante interessantes, como a de um casal de mestre-sala e porta-bandeira formado há menos de um mês e que tiveram ótima atuação e a de uma rainha de bateria que teve uma fratura no pé e desfilou mesmo assim, rechearam um desfile que surpreendo positivamente.

Comissão de Frente 

Com um grande tripé, o segmento, chamado de “Nas ondas do Rádio… em uma viagem imersiva, a invenção do Rádio é Ciência ou Bruxaria?” no enredo, fazia homenagens e continha uma própria história – toda idealizada pelo coreógrafo Ruy Oliveira. Em cima do tripé, uma dona de casa e o marido embarcavam em todas as emoções que o aparelho conseguiu despertar ao longo da centenária história do rádio no Brasil – principal mote do enredo, por sinal. Também fazendo referência a Landell de Moura, padre que patenteou o rádio nos Estados Unidos, o segmento trazia bailarinos representando grandes ícones do universo radiofônico, como Carmem Miranda, Ary Barroso, Linda Batista e Chacrinha. É importante pontuar que os dois grupos citados não tinham grande integração, cada qual com a própria coreografia.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira 

Juntos há cerca de vinte dias, João Carlos Camargo e Monalisa Bueno representavam os Dragões da Independência, que participaram da primeira transmissão radiofônica do Brasil – os festejos da Independência do Brasil, em 1922. Com uma fantasia de identificação bastante simples para quem conhece a unidade militar, ambos passaram longe de ter qualquer falha de sincronia – na realidade, a impressão é que ambos dançavam há tempos juntos. Com ótimas apresentações nos quatro módulos, cumprindo todos os balizamentos obrigatórios, é importante pontuar que a sequência de giros do Casal era bastante extensa, impressionando todos os presentes.

Enredo

O Águia de Ouro buscou, em todo o desfile, prestar uma homenagem ao rádio – item que completou o centenário de existência em 2022. O primeiro setor (chamado de “Sintonia” na carnavalização) falava de toda a ciência que existiu para que a criação do item se concretizasse, além de exaltar a primeira transmissão via rádio no país – já citada neste texto; no segundo, como o objeto se tornou fundamental na sociedade brasileira para informação, lazer e formação da identidade do país ao longo de todo o século XX; no terceiro, o enfoque foi para o radiojornalismo e para as transmissões religiosas, também muito presentes no país até hoje; e, no quarto, falando do futuro, uma homenagem à internet e a Eli Corrêa, homenageado e dos grandes radialistas de São Paulo e do Brasil. De forma bastante leve, a agremiação da Pompeia conseguiu passar seu recado de maneira bastante eficiente e lúdica.

Alegorias

Absolutamente todas alegorias, além de bastante altos, impressionavam pela beleza, pelo bom gosto e pelo excelente acabamento. O abre-alas, “As ondas radiofônicas e a primeira transmissão nacional”, com uma imponente águia dourada em um primeiro chassi, trazia o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, palco inaugural do instrumento no Brasil. O segundo era claramente estilizado em homenagem à relevantíssima Rádio Nacional; o terceiro, “Hora do Angelus”, destaca a miríade de atrações religiosas no rádio brasileiro, todo decorado com motivos religiosos; por fim, o quarto, “O futuro é agora!”, buscava trazer uma mensagem positiva sobre os próximos momentos do instrumento – sempre citado como um meio de comunicação obsoleto, mas que nunca desaparece.

Também é importante pontuar o tripé alegórico “O som do meu carro”, com um conversível vermelho, que representava o status que um jovem possuía em décadas anteriores com um equipamento musical potente. De se pontuar, apenas, um integrante com uma camisa da escola no segundo carro, inteiramente com pessoas com traje de gala.

Fantasias

Chamou atenção o quanto a escola, em sua totalidade, conseguiu dar uma leitura bastante clara para todas as alas, carros alegóricos, casais e segmentos no geral. A ala 06, “Futebol – a emoção da narração de uma paixão nacional”, por exemplo, tinha camisas amarelas, shorts azuis e bolas de futebol; já a ala 12, “Radinho de pilha”, mostrava o quanto o instrumento portátil ajudava o homem do campo em sua labuta. Todos os fardamentos, por sinal, estavam muito bem acabados – muitos dos segmentos utilizavam materiais claramente nobres, por sinal.

Harmonia

O Águia de Ouro é conhecida pelo quanto os componentes da agremiação cantam forte. E isso, mais uma vez, se mostrou verdadeiro no desfile de 2024. Se o samba-enredo não é dos mais elogiados da safra, é nítido que a comunidade abraçou a leve obra, bastante simples de se cantar e com letra sem complicação alguma. A Batucada da Pompeia, bateria da azul e branca da Zona Oeste, colaborou com convenções que empolgaram os desfilantes, que cantaram em uníssono e sem qualquer percalço ao longo de toda a apresentação.

Samba-enredo

Quando as primeiras gravações de sambas-enredo começaram a ser reveladas, muitas críticas surgiram em relação à obra do Águia – composta por Tales Queralt, Aquiles da Vila, Lucas Queralt, Chanel, Marcelo Dores, Salgado Luz, Luccas Barroso, Abílio Jr., André Ricardo, Bruno Ribas, Nando do Cavaco, Ivanzinho, André Filosofia, Caio Ricci, Cauê Ricci, Edson Lins e Ronny Potolski, em uma fusão para decidir a eliminatória interna da instituição. Ao longo de todo o ciclo carnavalesco, porém, novas gravações e, sobretudo, o desempenho da canção ao vivo fizeram com que muitos reconsiderassem a primeira opinião acerca da qualidade da obra.

O que se pode destacar é que, no desfile, como costuma acontecer com todas as músicas levadas pela agremiação da Pompeia para a avenida, a comunidade inteira carregou a canção no colo e cantou com força. O samba, com característica bastante leve e popular, também pareceu feito para empolgar na voz de Douglinhas Aguiar e Serginho do Porto, históricos intérpretes da instituição. Para finalizar, a Batucada da Pompeia, comandada mais uma vez por Mestre Juca (e com os também competentíssimos mestres Mi e Marcão na diretoria), sustentou com galhardia o samba, realizando as tradicionais bossas do segmento do Águia – incluindo uma delas no final da música, antes de chegar ao refrão.

Evolução

Se muitos criticam a agremiação por ter um andamento um tanto quanto mecânico, é muitíssimo importante pontuar que, se o objetivo de toda e qualquer escola é conquistar o título, a agremiação da Pompeia executa com perfeição o que o regulamento pede. Com ritmo bastante uniforme ao longo de todo o desfile, sem correrias ou espaços em branco, o Águia foi, novamente, exemplo no quesito. O tempo bastante tranquilo de encerramento da exibição, uma hora e um minuto, é apenas mais uma mostra de que, no atual carnaval paulistano, há uma agremiação que domina o quesito como ninguém.

Outros Destaques

Reinando soberana na corte da Batucada da Pompeia (que chegou a se ajoelhar na frente da Arquibancada Monumental), uma rainha à altura: Vanessa Alves, que desfilou lesionada (ela sofreu uma fratura no pé esquerdo em ensaio no dia 22 de janeiro, passando por cirurgia dias) e precisou de um imenso esforço extrapassarela para estar presente com os ritmistas.

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