O ano de 2024 com certeza será muito especial para a União do Parque Acari que vai estrear na Sapucaí. Fundada em 2018, a escola só perde para a Acadêmicos de Niterói o posto de caçula da Série Ouro. Tendo a responsabilidade de abrir o carnaval do principal grupo de acesso da folia carioca, a agremiação aproveitou uma oportunidade de mercado e trouxe Leozinho Nunes, com diversos anos de Grupo Especial, para reforçar os quadros da Parque Acari. Nos últimos dois carnavais, Tainara Martins foi a voz oficial da escola ao lado de outros cantores. Após a saída da São Clemente, Leozinho revelou em entrevista ao site CARNAVALESCO que a atenção e o carinho dado pelo presidente da agremiação da Zona Norte, Carlos Eduardo (Dudu).

acari grava24 2
Fotos: Lucas Santos/CARNAVALESCO

“Quando eu saí da São Clemente, o presidente Dudu me ligou, mas não para me convidar para cantar na Parque Acari, e sim para perguntar se eu estava bem. E aquilo me tocou porque a gente não se fala todo dia, a gente se conhece pelo trabalho de pagode que ele me chama para fazer. Depois Deus me guiou para Acari e o projeto é muito bom. Eu agradeço muito por essa oportunidade, a Deus primeiramente, ao presidente e a toda a comunidade do Parque Acari, e eu chego para multiplicar no trabalho que a escola já vem fazendo há anos e quer alcançar vôos muito maiores. Eu chego para multiplicar isso junto com a Tainara, essa cantora maravilhosa. Vamos iniciar o trabalho na Série Ouro pensando em voos maiores, mas com toda a humildade do mundo”, projeta o intérprete.

Para a cantora Tainara Martins, a chegada de Leozinho Nunes representou uma oportunidade de aprendizado com o cantor, mais experiente no carnaval, com alguns anos de Grupo Especial inclusive.

acari grava24 1

“Para mim é motivo de muita honra dividir com ele o microfone, pode compartilhar da sabedoria dele como intérprete, ele está há muito anos, estou aprendendo muito com ele. O Léo não só canta como tem muito carisma, a comunidade já abraçou ele, este trabalho tem tudo para dar muito certo como já vem acontecendo”, espera a profissional.

Para este grande momento de chegada a Série Ouro, o Parque Acari vai apresentar o enredo “Ilê Aiyê, 50 anos de luta e de resistência”, desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine e que vai falar sobre o primeiro bloco afro do Brasil, reconhecido como patrimônio da cultura da Bahia, o movimento cultural foi fundado por Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, em primeiro de novembro de 1974, no bairro do Curuzu, em Salvador, e tem como objetivo lutar contra o racismo, além de dar representatividade às raízes africanas, divulgando a arte em geral, como a música e dança. Durante a apresentação oficial do samba em Acari, o presidente Dudu falou sobre a responsabilidade que a agremiação tem de abrir o carnaval carioca na Marquês de Sapucaí.

acari grava24 3

“Como todas as nossas co- irmãs, sempre nos dá aquele frio na barriga, ainda mais sabendo que nós somos a caçulinha do Carnaval carioca. A comunidade do complexo do Acari Amarelinho atravessa muitos percalços durante o ano, que precisa muito do poder público, mas que tem uma coisa muito boa que é a alegria das pessoas. O povo que vive aqui é muito descontraído, que gosta da cultura brasileira e, com certeza, vai abraçar a escola nessa estreia na Marquês de Sapucaí. O tamanho da responsabilidade é grande, mas para a gente que vem trabalhando o ano todo, com certeza, vamos tirar de letra e fazer um grande espetáculo. Tenho fé que vamos atravessar esse desafio com a maior tranquilidade possível”, declarou o dirigente.

Samba alegre é a receita para esquentar logo a Sapucaí

Após uma competição interna, a obra, de autoria de Jorginho Moreira, Alexandre Reis, Márcio de Deus, Professor Laranjo, Gigi da Estiva, Binho Araújo, Jr. Professor, Madalena, Odmar do Banjo, Raphael Krek e Telmo Augusto, derrotou outras oito e saiu-se vencedora. Com um enredo que tem como protagonista um bloco de carnaval da Bahia e toda a sua representatividade, a música e a alegria precisam estar presentes no samba que vai para a Sapucaí. Na gravação no M&C Studios em Marechal Hermes já se pode perceber esse frisson com introdução tendo influência da música baiana. O intérprete Leozinho Nunes falou mais sobre a expectativa em relação ao rendimento da composição que vai embalar o carnaval da União do Parque Acari.

“A faixa da Acari vai ser muito alegre, espontânea, vai ser um samba para o povo cantar, o carnaval precisa de sambas leves como esse, e junto com a minha alegria, com essa bagunça que eu faço, a Tainara , e eu disse para ela não vamos usar só a sua voz, vamos usar a expressão corporal também, vamos nos mexer muito, vamos dançar, vamos brincar com a comunidade. E ela já está se soltando muito. O trabalho vai ser muito bacana junto também ao carro de som, ao presidente Dudu e a comunidade”, projeta o cantor.

acari grava24 4

Já a cantora Tainara Martins, a comunidade já vem chegando com muita vontade no canto e vai chegar ainda mais a partir dos ensaios e eventos.

“A faixa vai animar muito a comunidade, a escola está participando, a comunidade está comparecendo aos ensaios, está cantando, está chegando junto e queremos trazer eles ainda mais”.

Bateria fez preparação especial para a gravação

Um dos momentos de maior responsabilidade em uma preparação para um carnaval é a gravação oficial da faixa para o álbum da Liga. Se tratando de uma novidade para muitos quadros da escola e participantes do trabalho, cada agremiação busca se preparar da melhor forma. Desde o desfile passado comandando os ritmistas da União do Parque Acari , os mestres Erik Castro e Daniel Silva fizeram ensaio e apesar dos arranjos que serão percebidos na faixa, ainda vai ficar alguma coisa só para a Avenida.

“Fizemos ensaio para definir os arranjos para 2024 e aí dentro dessa reunião a gente retirou algumas coisas, não tudo, para colocar na gravação. A gravação já é o início de um processo pra gente, creio que bate uma ansiedade mas a expectativa está boa, estamos com a mente tranquila, a gente sabe a dificuldade que vai ser, sabe do compromisso, e temos uma equipe forte para chegar e fazer um trabalho bacana. A gente costuma ensaiar às quintas-feiras, às vezes também tem aos domingos quando a escola faz ensaio na rua, lá mesmo em Acari e na comunidade do Amarelinho”, explica Daniel Silva.

acari grava24 5

Esta preparação tem envolvido a escola toda. Os diretores de carnaval Cida Lima e Xande Ribeiro revelaram durante as gravações para a faixa da Série Ouro, que o trabalho está a todo vapor com o envolvimento de todos os segmentos.

“Tivemos bastante reuniões, ensaio continua tendo e de forma árdua, estamos sempre participando, a direção de carnaval está trabalhando duro , dia e noite para a gente tentar fazer o melhor para a escola. A vontade é botar a escola na Avenida com muita garra, que é o que a gente tem”, explica Xande.

acari grava24 6

“Fizemos um ensaio antes do dia da gravação com os cantores, Leozinho e Tainara . Estamos muito felizes por participar de todo este processo. É a gravação do álbum, depois vamos ter o ensaio técnico, nosso trabalho mais particular com a comunidade, e aí o grande desfile que para a gente é um sonho que está começando a ser realizado. Saí da Intendente Magalhães e ir para a Sapucaí. A comunidade está muito feliz. Vamos ensaiar todas as quintas-feiras com a comunidade e aos domingos vamos ter feijoadas”, conta Cida Lima.

Estreando na Série Ouro, a União do Parque Acari vai abrir a maratona de apresentações na Marquês de Sapucaí na sexta-feira de folia, dia 09 de fevereiro.