A azul e amarelo do morro do Borel se mostrou bastante empolgada com o sorteio da ordem dos desfiles, que ocorre nesta terça-feira na Cidade do Samba. Quando o assunto são as expectativas, os próprios torcedores têm se manifestado de forma intensa nas redes sociais. Já do lado da equipe, os componentes confessaram certa empolgação e contaram sobre suas superstições para o dia tão esperado.

“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Confesso que se o sorteio fosse um pouquinho antes, maio talvez, seria melhor para os projetos serem antecipados, já que ele acaba definindo nosso trabalho completamente. Para colocarmos a mão na massa, é essencial saber o lado que viremos, principalmente nas estruturas de alegorias. A montagem no lado dos Correios é de um jeito, e do Balança é de outro, e com o desfile em andamento também, mas estamos com um bom cronograma, o que me permite ficar mais aliviado”, confessou Marquinho Marino, diretor de carnaval da escola.

marino tijuca2
Fotos: Isabelly Luz/CARNAVALESCO

“Eu costumo entregar nas mãos de Deus. Ele sabe o que é melhor para nós. Todas as escolas preferem a segunda-feira, nós também. O motivo é pelo desfile ser comparativo e as notas serem fechadas somente no final dos dois dias. Isso é natural, mas em qualquer dia ou posição, viremos para brigar”, prometeu.

Tendo em vista que a agremiação não disputou mais por títulos desde o seu vice-campeonato em 2016, com uma grande reformulação de sua equipe para o carnaval de 2024 e contando com o enredo ‘O Conto de Fados’, pode-se afirmar que a escola está apostando tudo nesse novo carnaval. Em entrevista ao CARNAVALESCO, Ito Melodia, novo intérprete da escola, também dividiu sua ansiedade e suas preferencias para o sorteio.

“Sem dúvidas a segunda-feira, sendo mais específico, a quinta escola. Acredito que não seja uma superstição só minha, mas sim de todos os sambistas. Geralmente é da segunda que sai a grande campeã do carnaval. A Tijuca vive um momento muito especial, tanto pela escolha de seu enredo quanto pela equipe nova contratada, que inclusive se encontra numa harmonia fantástica. Estamos muito unidos, e isso querendo ou não aumenta nossas expectativas”, contou.

Vale lembrar que dos 3 títulos já na Marquês de Sapucaí da Unidos da Tijuca, somente um deles foi desfilando ao domingo, sendo esse o de 2010, com o enredo memorável ‘É segredo’. Os demais foram todos na segunda feira, sendo 2012 a quinta escola de segunda (como Ito garantiu preferir), e 2014, encerrando o carnaval do Grupo Especial.

“Os anos comprovaram que uma escola tem maior chance ao título desfilando na segunda feira. Claro que algumas escolas já quebraram isso, inclusive a própria Tijuca, mas a expectativa e o desejo de toda agremiação, é desfilar no segundo dia. Se você tem um grande trabalho, um grande enredo e uma grande equipe, é natural que cair numa segunda feira seja especial. Ainda assim, caso isso não aconteça, podem ter a certeza de que faremos um trabalho com a mesma intensidade, união, profissionalismo, garra e emoção, para que assim possamos voltar a disputar títulos”, completou o intérprete.

Unanimidade pessoal nem sempre é fácil, e no mundo das escolas de samba não seria diferente. Portanto ao fazer parte de um time, muitas das vezes é necessário deixar as preferencias individuais de lado, e sim pensar como um todo. Assim acontece com Sérgio Lobato, coreógrafo da comissão de frente da Tijuca. Apesar de sua preferência pessoal, o coreógrafo afirmou estar na torcida pelo que entende ser melhor para toda a agremiação, que seria a segunda feira.

ito tijuca

“Como profissional, eu acabo tendo preferência pelo domingo, mas entendo que para a escola como um todo, a segunda feira é a melhor opção. Na segunda feira se tem um trabalho mais fresco na mente do jurado, essa última memória pode ser não só importante como também decisiva”.

Lobato também reafirmou a importância da definição do dia e da posição da escola no sorteio para o planejamento de trabalho, não só da comissão, mas sim da escola por inteiro.

“A ordem definida pode alterar a estrutura de trabalho, seja em concentração ou programação. É menos um dia para ensaiar, a montagem dos carros dependendo do lado que a escola vem é completamente diferente, fora a condução dos carros para a avenida”.

lobato tijuca

O coreógrafo está caminhando para o seu terceiro ano consecutivo na agremiação, sendo esse ano bastante elogiado pela tamanha repercussão de sua apresentação, garantindo o tão sonhado gabarito do quesito. Empolgado para repetir a dose de sucesso, Lobato comentou suas expectativas para o sorteio.

“Não tenho nenhuma superstição, mas sempre entrego o que for melhor para mim e para a escola a Oxalá. Minha expectativa para o sorteio é sempre muito grandiosa. Primeiro por ser um momento festivo, de alegria, onde ficamos ansiosos para sabermos o dia e a hora do desfile. E segundo porque o sorteio define bastante nossa noção de disputa e estrutura de trabalho”, finalizou.