A Terceiro Milênio conquistou o Grupo de Acesso I pela segunda vez, assim como foi em 2022, esteve no Especial em 2023, mas acabou não permanecendo no grupo. Em 2024 com o tema “Vovó Cici conta e o Grajaú canta: o mito da criação”, venceu o título. O terceiro título de Murilo Lobo como carnavalesco da Milênio, em seis carnavais, venceu o Acesso II em 2019 e os dois títulos do segundo grupo do carnaval paulistano.

Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO

Com identidade na comunidade do Grajaú, extremo sul de São Paulo, o carnavalesco Murilo Lobo aposta em tema forte para o carnaval 2025, será sobre a comunidade LGBTQIA+ como relatou em conversa exclusiva no site CARNAVALESCO: “Felicidade por estar de volta, trabalhamos demais para conseguir esse resultado. Estamos de volta à elite do carnaval paulistano, trazendo um tema tão necessário, tão sério e delicado. Precisamos mudar a realidade do Brasil. Um país que mais mata a comunidade LGBT no mundo, então não dá mais para continuar assim. E aí, trazer esse enredo para 2025 está sendo uma delícia, a comunidade abraçou, as pessoas estão se surpreendendo com a história que vamos contar. Isso é incrível, esperamos fazer um grande manifesto carnavalesco em prol dos direitos humanos, desta comunidade, celebrar, festejar, reivindicar, fazer tudo que a comunidade merece”.

Vale lembrar que a Terceiro Milênio fez um outro manifesto em 2022 com o enredo: “Ô abre alas que elas vão passar”, onde fez uma homenagem às mulheres do carnaval e foi bem marcante no primeiro título do Acesso I.

Em uma posição atípica para escola que vem do Grupo de Acesso, a Terceiro Milênio será a sexta escola a desfilar no sábado de carnaval, dia 1 de março, e Murilo Lobo falou sobre os desafios do horário por conta da logística da escola ‘mais distante’ do Sambódromo do Anhembi.

“Muda muito pouco na verdade, muda mais na parte estratégica, pois estamos uma hora e quarenta de distância do Anhembi, então preparar essa comunidade para esse novo horário. Mas é a noite, e esse é um enredo que precisava ser apresentado à noite. Então estou muito feliz, contente, ao lado de grandes escolas, vai ser maravilhoso”.

Pela segunda vez no Grupo Especial, Murilo Lobo falou sobre aprendizados em 2023 e também sobre as mudanças nas equipes: “Algumas peças acabaram saindo, outras entraram, substituindo algumas peças, pois o carnaval do Especial já tivemos essa experiência, é um carnaval muito maior. Então nos preparamos para isso, já estou desenhando, já vamos começar pilotos, é um trabalho que vai a todo vapor, para fazermos uma grande festa e apresentar um lindo espetáculo em 2025”.

Com uma história no Grajaú, o carnavalesco agradeceu todo o trabalho em conjunto com a Coruja da Zona Sul de São Paulo: “Sétimo ano, sétimo carnaval seguido, é uma escola que me abraçou, que me acarinha o tempo todo, sou muito feliz lá, Tenho muita liberdade, eles entendem minhas propostas, são parceiros, não te deixam na estrada, são muito organizados, profissional, então estou muito feliz de trabalhar com o Grajaú”.

De volta a Fábrica do Samba, Murilo comemorou: “Nós estivemos aqui na Fábrica do Samba e tivemos a tristeza de sair daqui, mas retornamos com a maior alegria”.

A Terceiro Milênio será a sexta escola a desfilar no dia primeiro de março, sábado de carnaval, segunda noite do Grupo Especial de São Paulo e o tema é “Muito além do Arco-Íris – Tire o Preconceito do caminho que nós vamos passar com o Amor”.