InícioSão PauloX9 Paulistana faz apresentação volumosa e interativa na Fábrica do Samba

X9 Paulistana faz apresentação volumosa e interativa na Fábrica do Samba

A escola da Zona Norte de São Paulo, a X9 Paulistana, está no Grupo de Acesso I e busca o retorno para o Grupo Especial. No último sábado, a agremiação fez uma apresentação bem volumosa na exposição do Bicentenário na Fábrica do Samba, projeto da Liga com a Secretária do Estado de São Paulo.

O novo presidente da X9 é o Mestre Adamastor, que ainda acumula funções como Mestre de Bateria, e tem feito um trabalho de reconstrução. Sobre a apresentação da escola e também a exposição, o presidente comentou para o site CARNAVALESCO.

“A maior felicidade que a gente tem é o sorriso no rosto do xisnoveano. É uma satisfação tremenda ver o xisnoveano voltando a sorrir, com mais gás, energia, isso acredito que fortalece qualquer trabalho. Um trabalho fantástico aqui da Liga, cunho cultural, uma exposição fantástica. Isso assim, engrandece o nosso carnaval, o carnaval paulista merece esse tipo de trabalho”.

A apresentação volumosa e muito interativa

A X9 Paulistana é uma das escolas tradicionais que está no Grupo de Acesso I em 2023, já conquistou dois títulos do Grupo Especial, e dois do grupo que está atualmente. Pois passa por mudanças na sua direção de carnaval, e por isso o Mestre Adamastor que assumiu a escola recentemente, demonstrou empolgação com o projeto e apresentação.

“O legal da escola é o que você viu aqui, a espontaneidade, hoje o trabalho que fazemos na X9 é as pessoas estarem espontâneas, felizes, energia boa. E é um trabalho óbvio que estamos resgatando o xisnoveano que estava sentado no sofá”.

Com duas musas vestidas a caráter e sambando muito, chamou atenção dos visitantes. A escola fez um mini ensaio dentro do espaço de palco, trazendo a escola para sambar. O pavilhão estava presente, o intérprete Darlan Alves puxava o povo e a escola, assim como os diretores de harmonia, e o Mestre Adamastor que até brincou em um momento ‘se ver alguém parado, pode passar no RH já’.

Assim a escola fez uma apresentação leve, chamando visitantes para a roda em que a escola se formou, e cantou seu samba-enredo de 2023 que é simplesmente sobre Dona Ivone Lara, referência da música brasileira.

Como relatado, a escola veio volumosa, com vários setores presentes, passistas, componentes, baianas, bateria. E no fim, uma linda homenagem aos diretores de harmonia e baianas, afinal foi a semana de ambos, muita emoção das baianas xisnoveanas.

Para 2023

A escola que terá o enredo: “Dona Ivone Lara, mas quem disse que eu te esqueço? X-9 Paulistana canta o centenário da Dama do Samba!”. Quer retomar ao Grupo Especial na qual foi rebaixado em 2020 e teve que passar um ano de pandemia por lá. Além claro, deste ano que ficou no 6ª lugar. O presidente Adamastor revelou sobre o processo da escola.

“Acredito que o ano que vem a X9 vai fazer um trabalho a altura do que o carnaval precisa. Hoje a X9 é uma escola que está com um projeto muito forte, e a cada oportunidade estamos dando um passinho, um degrau, e sabemos que o que nos reserva, a gente sempre perde o seguinte é o que trabalho seja realmente o que a gente merece. Só espero que a gente tenha o que merecemos”.

Programação

Pausa nas apresentações das escolas de samba. Pois neste sábado (3) acontecerá o Evento do CD na Fábrica do Samba com as 34 escolas envolvidas. Adquira o seu ingresso no Clube do Ingresso.

A exposição do Bicentenário terá um horário especial para atendimento dos visitantes neste dia especial do carnaval paulistano. Porém as apresentações retornam na outra semana com a seguinte programação:

10/12, sábado
14h: Primeira da Cidade Líder

11/12, domingo
14h: Torcida Jovem

17/12, sábado
14h: Imperador do Ipiranga

Outras escolas podem aparecer na lista, como Unidos do Peruche que teve um imprevisto e será remarcada.

Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias
Quando: a partir do dia 23 de outubro, de quarta a domingo, das 10h às 17h
Onde: avenida Dr. Abraão Ribeiro, nº 505 – Fábrica do Samba
Quanto: entrada e estacionamento no local gratuitos

- ads-

Balanço: ordem dos desfiles do Carnaval 2025 em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=EySmcYOr3iM

Presidente da Liga-SP faz balanço do carnaval de São Paulo e fala do futuro do julgamento

O presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriuolo conversou com exclusividade para o site CARNAVALESCO, fez um breve balanço...

Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo para o Carnaval 2025

A Liga-SP definiu na noite deste sábado, em evento na Fábrica do Samba, a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo. As...