A tradicional X-9 Paulistana é bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, e viveu um 2024 atípico quando esteve no Grupo de Acesso II, lugar que não frequentava desde os anos 80. Mas com o enredo “Nordestino sim… Nordestinado jamais!” foi campeão do terceiro grupo e voltou ao Acesso I em 2024.

Foto: Felipe Araujo/Divulgação Liga-SP

“A alegria da nossa comunidade de não só ser campeã do Acesso II, mas estar novamente no Acesso I, e começar a fazer um grande trabalho para voltar à elite do carnaval, ao Especial. É nítido ver a diferença da alegria da nossa comunidade do ano passado para esse ano”, disse o intérprete Helber Medeiros.

Em relação ao acesso, Daniel Collete parceiro de Helber e velho conhecido da X-9 Paulistana comemorou bastante: “Para todos, foi de muita alegria!!! Uma situação inusitada para quem é X9, de parar no Acesso ll, que na verdade era o grupo l da Uesp… Foi um baque. Mas o povo se uniu e deu o resultado positivo para todos!”

Seguindo a mesma linha, o presidente Mestre Adamastor reforçou sobre a redenção da comunidade e mira o Grupo Especial: “Eu só tenho que agradecer, porque foi um trabalho muito árduo. A régua do Acesso II cresceu demais. Nós termos conquistado o título é um motivo de muito orgulho. Por incrível que pareça, nós demos 10 passos para trás para dar um passo muito forte para frente. Isso faz com que uma comunidade muito desacreditada, nos dê a possibilidade de disputar o título para subir ao Especial”.

De volta para casa, Collete relembra anos 90 e 2000 da X-9

Com história xisnoveana, Daniel Collete participou de carnavais da X-9 Paulistana fim dos anos 90 e durante o anos 2000 no Grupo Especial. Retornou a agremiação no Grupo de Acesso II, e ajudou na conquista do título. Mas ressaltou que não tem muito o que trazer daqueles carnavais para a atualidade.

“Na verdade, ao passar dos anos o nosso carnaval evoluiu muito. Aquele trabalho que era contando muito com o nome da agremiação, já não existe mais… E a consciência da escola hoje é fazer um carnaval pensando fora do grupo que está, assim como foi neste ano de 2024”.

O experiente intérprete complementou: “A X9 sempre primou por fazer um Carnaval grande e organizado. Isso vem dos antigos gestores que comandavam nos anos 90 e 2000. Claro que hoje é tudo mais disputado, bem parelho… Sempre decidido nos detalhes”.

Seu parceiro, Helber Medeiros, dividiu o microfone com Collete em 2024, e ressaltou sobre o trabalho projetando 2025: “O trabalho está intenso já. Segunda-feira, dia 29, já lançou enredo… Então a escola está empenhada, empolgada em fazer um ótimo carnaval, e vamos fazer um ótimo carnaval. Como costumo falar, vamos fazer um carnaval de Grupo Especial para subir ao Grupo Especial. E a ala musical não para, sempre temos reuniões para definir repertório de ensaio, em ensaios, temos bastante saídas, com essa questão de ser campeã do carnaval, saímos bastante. Terça agora, temos X-9 de Santos, que foi aniversário, vamos participar no dia 18/05 do sorteio, então nosso trabalho está bem intensificado, nossa ala musical vai continuar com a mesma do ano passado. O trabalho foi bem feito, temos uma ala musical, além de entrosada, somos amigos e isso ajuda bastante a concluir o trabalho, e quando chega no meio do ano começa a fazer ensaio em estúdio, para elaborar algumas coisas, provavelmente em julho já temos uma noção de como vai ser. Não sabemos ainda se vai ser um samba encomendado, não sabemos se vai ser disputa de samba-enredo, mas estamos preparados para o que vier e fazer um bom trabalho”.

Como está o projeto para 2025

O mestre Keel contou um pouco sobre o projeto para 2025: “O projeto da escola esse ano já está a todo vapor, praticamente não tivemos férias, o Carnaval começou logo quando 2024 acabou, e acredito que tem que ser assim, já temos enredo, acredito que as outras questões também já estão encaminhadas. E a bateria, já vamos começar a escolinha 2024 nesse mês de maio para formar novos ritmistas e componentes para a X9 e assim fortalecer a nossa base. Para o próximo Carnaval nosso foco segue sendo de sempre fazer o melhor para a escola, fazer uma bateria consistente, uma bateria que faça a escola pulsar e ousar nos pontos chave do samba. Em conjunto com o Mestre Adamastor alinhamos as ideias e o planejamento da bateria para que possamos fazer o melhor pela X9, e irmos em busca do nosso maior objetivo.

A X-9 Paulistana já tem enredo definido para 2025: “Clareou! Um novo dia sempre vai raiar”. É uma inspiração aos versos da música “Clareou” no ritmo do cinquentenário carnaval da escola.