InícioGrupo EspecialViradouroViradouro passa o rolo compressor na Amaral Peixoto e mostra suas credenciais...

Viradouro passa o rolo compressor na Amaral Peixoto e mostra suas credenciais ao título do carnaval

Depois de fazer história em 2019 com o melhor desfile de uma escola oriunda da Série A no Especial, obtendo sua segunda melhor colocação (vice-campeonato), a Viradouro segue com fome. A vermelha e branca do Barreto tem apetite é de título e deixou isso mais uma vez muito claro ao realizar um ensaio de rua apoteótico neste domingo no Centro da Cidade Sorriso. A Amaral Peixoto estava lotada e a comunidade mostrou não só as credenciais da escola para o título, bem como deixou a sensação que a Viradouro pode desfilar amanhã se for necessário.

Harmonia

O termo “rolo compressor” é usado para designar comunidades que cantam e evoluem com muita força na avenida. Entretanto, ele é pouco utilizado para não se tornar banalizado. Só que a comunidade de Niterói e São Gonçalo fez jus à alcunha neste domingo. Um volume de canto impressionante, que ecoava pelos quatro cantos da Amaral Peixoto. A avenida é muito extensa e o início da escola fica bem distante do carro de som, o que em nenhum momento atrapalhou o canto, que sequer atravessou, algo comum sem sonorização plena. Canto forte e com volume do início ao fim, em qualquer ponto da escola. Um verdadeiro sacode.

Samba-Enredo

Os críticos do “ensaboa” terão de dar o braço a torcer. O samba tem perfeito funcionamento nos ensaios da escola e como se previu desde a disputa, a palavra ensaboa é uma coqueluche. Ao chegar nesse trecho as pessoas fazem coreografias, sorriem, dançam. Tudo impulsionado pela impressionante condução de Zé Paulo Sierra e o time do carro de som. O cantor vem evoluindo a cada ano e limpando alguns cacos. O que faz sua interpretação ser ainda mais forte.

“A Viradouro canta demais e tem muita energia. Nosso ensaio de rua é fantástico. Tenham certeza que a cada treino será melhor, é algo fora do comum. Tenho certeza que esse samba será muito cantado não só por nossa escola, mas por toda a Marquês de Sapucaí”, elogiou Zé Paulo.

Evolução

A Viradouro deu uma aula do quesito, mostrando que se precisar desfilar amanhã está pronta. Alas bem organizadas, sem transparecer filas militarizadas. Componentes dominando o samba, o que permite brincar e dançar com desenvoltura. Com um samba muito interativo, as alas fazem muita coreografia com os braços, mas nada que torne o ensaio monótono. O ensaio durou cerca de 90 minutos e a bateria fez movimentações de entrada e saída do recuo.

“Realizamos um bom ensaio, tentamos no ensaio de rua chegar o mais próximo possível do que realizaremos na Sapucaí, nos cobramos muito para que cada um seja melhor que o anterior. Comunidade e a escola como um todo estão literalmente, de “alma lavada”, com o nosso enredo e abraçaram desde o início dos treinos nosso samba-enredo defendendo com muita garra”, analisou o diretor de harmonia Mauro Amorim.

Bateria

Um espetáculo comandado por mestre Ciça. Apelidado pelo jornalista Miro Ribeiro como “incendiário da avenida”, Ciça usou e abusou das bossas e convenções visando o desfile oficial. Movimentos coreográficos característicos do trabalho do mestre empolgaram o público. Tudo sem deixar de se preocupar com o ritmo.

“Acho que estamos em 70% do nosso trabalho. Eu cobro muito do pessoal, tem que buscar sempre melhorar. Hoje eu acho que foi o nosso melhor ensaio em termos de andamento e afinação. Estamos trabalhando para começar em 147 BPM (batidas por minuto) para finalizar entre 146 e 145”, disse Ciça.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Julinho e Rute aliam a força e garra com passagens de extrema leveza e elegância. Digno de nota o figurino de ambos, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que celebrou seu dia neste domingo. A dupla aproveitou o ensaio para marcações de jurado. Entre uma apresentação e outra fizeram questão de oferecer o pavilhão ao público que prestigiava o ensaio.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...