728x90
InícioSérie OuroVigário GeralVigário Geral abre o desfile da Série A com problemas estéticos e...

Vigário Geral abre o desfile da Série A com problemas estéticos e com comissão de frente empolgando

Por Victor Amancio. Fotos de Allan Duffes e Nelson Malfacini

Depois de 21 anos, a Vigário Geral voltou a desfilar na Sapucaí. Chegando da Intendente e abrindo o primeiro dia de desfiles, depois de uma chuva forte, a escola apresentou problemas estéticos com carros e fantasias com problemas de acabamento.

Destaque do desfile foi a comissão de frente que durante as suas apresentações levantou o público, sendo o ponto alto. O samba, de fácil aprendizado, cresceu na voz do interprete Tem-Tem Jr, que segurou e chamou o componente para dentro do desfile. A Vigário desfilou com o enredo “O conto do Vigário”.

vigario geral desfile 2020 055

Comissão de Frente

vigario geral desfile 2020 006

Do coreógrafo Handerson Big a comissão fez boas apresentações, salvo no primeiro módulo onde o chapéu de um dos integrantes caiu durante a execução. A comissão trazia ovelhas e um pastor que durante a apresentação se tornava um juiz, fazendo referência, aparentemente, ao juiz Sérgio Moro. No início da comissão esse líder coordena as ovelhas vestidas com a blusa do Brasil que levantavam placas com frases ditas por políticos do país e uma parcela da população como: “Meu partido é o Brasil”, “Não a ideologia de gênero”, “Fim da velha política” e etc, as ovelhas no ponto alto da apresentação se rebelam contra o juiz e encerram a coreografia com ele preso. Bem executada e dançada foi um dos destaques da escola.

Mestre-sala e Porta-bandeira

vigario geral desfile 2020 011

O casal Jefferson Gomes e Paulinha Penteado veio com a fantasia representando o Cruzeiro do Sul. Por conta da pista molhada o casal pareceu inseguro e com falta de sincronia. Fazendo uma coreografia bonita, dançando afro em um trecho da apresentação e usando referências do samba, como no trecho “Pra santo que nem olha para favela”, fazendo um gesto tapando os olhos.

Harmonia

vigario geral desfile 2020 059

Abrindo o carnaval da Série A e enfrentando a Sapucaí depois da chuva a escola cantou bem apenas com alguns componentes passando sem cantar. O intérprete Tem-Tem Jr segurou bem a responsabilidade de levar a escola e fez uma apresentação positiva, sem deixar o samba cair. Bateria e carro de som sincronizados, sem erros perceptíveis.

Enredo

vigario geral desfile 2020 078

O enredo foi bem desenvolvido, com fantasias de fácil leitura e entendimento. Os carros e o tripé faziam referências diretas ao enredo, um ponto positivo para escola. Contudo, um ponto pode prejudicar a escola, as alas 21 e 22 ao invés de estar uma seguida da outra como sugeria o roteiro de desfile foram separadas pela presença da musa Akua Apraku, que inicialmente viria após essas duas alas.

Evolução

vigario geral desfile 2020 086

Evoluindo bem, sem correria ou lentidão a escola desempenhou bem o papel do quesito, salvo alguns componentes que não evoluíam e apenas andavam durante o desfile, atrapalhando a escola e o quesito. No final do desfile isso aconteceu com mais frequência, em especial com a ala 13, que passou quase por completa sem evoluir.

Samba

vigario geral desfile 2020 024

O samba deu conta do enredo da escola, tem letra fácil e funcionou para o desfile. O refrão funcionou sendo o trecho mais cantado pela escola e foi possível ver o público acompanhando nesse trecho.

Fantasias

palhaco presidente vigario

Fantasias com materiais funcionais que deram um efeito visual positivo para escola e melhoraram a parte visual que veio desfalcada por conta da crise financeira que atinge as escolas. Palha, acetato foram materiais usados no desfile e deram um efeito bonito. Por mais que os materiais foram um acerto, a escola teve problema com fantasias caindo e desmontando ao decorrer do desfile como as alas 2, 6, 11 e 14.

Alegorias

vigario geral desfile 2020 036

O maior problema da escola que passou com os carros mal acabados. O abre-alas tinha ferro exposto na asa da arara central do carro e fios expostos. De fácil leitura o primeiro era acoplado e trazia na parte da frente o paraíso e a parte de trás a chegada do colonizador. O segundo carro tinha uma escultura relativamente grande, mas o braço parecia estar solto e dava para perceber os ferros que o seguravam.

O tripé que vinha no final do desfile, com muitos problemas estéticos, agradou o público por conta da crítica direta ao presidente Jair Bolsonaro, um palhaço com faixa presidencial e fazendo o símbolo de arma com uma das mãos. De forma geral os carros apresentaram a proposta do enredo e cumpriram a missão do enredo.

Outros Destaques

vigario geral desfile 2020 055

A rainha Eligi Oliveira levantou o público em uma das bossas quando a bateria abria para sua entrada, ela sambou bem e desempenhou de forma majestosa seu papel.

- ads-

Com Milton Nascimento presente, comunidade da Portela faz bonito em nova noite inspirada de Gilsinho

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...

Com muita energia e quesitos bem trabalhados, a Vila Isabel soltou o bicho e deu um baile de alegria no teste de luz e...

Por Guibsom Romão (Colaboraram Allan Duffes, Freddy Ferreira, Luan Costa, Lucas Santos, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...

Arrebatadora, Mangueira mostra potência no chão da comunidade e excelência nos demais quesitos

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...