Vai Vai Desfile2019 34Sempre a escola mais esperada do carnaval de São Paulo, a Vai-Vai não decepcionou o público presente no Sambódromo do Anhembi. Quarta a desfilar na segunda noite do Grupo Especial, a escola levantou as arquibancadas com sua passagem e teve na atuação de Grazzi Brasil o seu grande trunfo para desempenhar uma das melhores harmonias deste ano. A Vai-Vai completou seu desfile em 63 minutos e apresentou o enredo ‘O Quilombo do Futuro’.


Comissão de Frente

Vai Vai Desfile2019 7A comissão de frente da Vai-Vai foi composta por 16 bailarinos e 1 elemento alegórico. Baseou-se em fatos bíblicos, representados pelo povo hebreu, povo este que foi escolhido pelo Deus supremo e que segundo as escrituras sagradas marchavam no deserto rumo à terra prometida em posse da Arca da Aliança, que é a presença do sagrado na Terra. O ponto alto da apresentação foi a presença de uma criança, que interagiu participando da coreografia e levando o público ao delírio.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Vai Vai Desfile2019 21O mestre-sala do Vai-Vai representava Piye, o campeão de Amon e a porta-bandeira, Amenirdes, a divina e adorada de Amon. Piye primeiro faraó negro da XXV dinastia egípcia de origem Cuxita (Núbia). O mais emblemático faraó negro a consolidar o domínio núbio sobre o Egito. Sua irmã Amenirdes, intitulada a divina adorada de Amon. A fantasia do casal fazia alusão às vestimentas usadas no Antigo Egito. A indumentária era suntuosa com muitos faisões nas cores da escola. Foi um dos casais mais competentes dos desfiles deste ano.

Harmonia

Vai Vai Desfile2019 31Vai-Vai pisou firme e comeu o asfalto do Anhembi. Um canto no padrão que a escola do Bixiga está acostumada a imprimir. Desde o começo e até o final da escola as alas cantaram com muita força o samba, que foi um dos que mais conseguiu interação com o público, desde o começo do desfile.

Enredo

Vai Vai Desfile2019 42A Vai-Vai propôs na avenida uma complexa proposta. Narrado por um ‘griôt afronauta’, o enredo é todo contado em primeira pessoa. O Afronauta se revela como um senhor viajante do tempo e declara a urgência de sua viagem. Chega até o Afronauta a mensagem através dos tambores (forma de comunicação com o sagrado), do povo preto reclamando por tudo que lhe foi subtraído.

Vai Vai Desfile2019 51O enredo começou a ser desenvolvido através do setor em que demonstra a África como origem das civilizações. O Egito negro, portal para todo o conhecimento do presente, passado e futuro. No segundo setor, o conceito da Maafa, a escravidão negra (faz referência à escravização dos povos africanos e à diáspora africana causados pela escravização, imperialismo, colonialismo, invasão, opressão, sequestro, desumanização e exploração). No terceiro setor o Vai-Vai apresentou as lutas em Diáspora e na sequência trouxe o protagonismo negro na quarta parte do desfile. O Quilombo do futuro, através de um conceito chamado ‘afrofuturismo’ deu fim ao enredo da escola do povo.

Evolução

Vai Vai Desfile2019 76A escola conseguiu passar pelo Anhembi sem qualquer percalço de evolução, concluindo o desfile de maneira bastante tranquila. As alas, mesmo algumas que tinham fantasias bastante volumosas, evoluíram muito, pulando, cantando, se movimentando, como é o pedido pelo manual do julgador.

Samba-Enredo

Vai Vai Desfile2019 62A melhor apresentação da noite. Grazzi Brasil, estreando sozinha como principal cantora da escola, provou de forma definitiva que uma mulher tem totais condições de conduzir o desfile de uma escola como o Vai-Vai. O samba teve funcionamento perfeito, impulsionado pelo comando da cantora, mesmo com o desempenho irregular da bateria. O refrão era um dos mais cantados do ano no carnaval de São Paulo.

Fantasias

Vai Vai Desfile2019 82A ala de baianas da escola veio representando as Candaces, as rainhas guerreiras africanas. Através do filme Pantera Negra a fantasia da bateria Pegada de Macaco busca dentro do enredo mostrar o protagonismo dos negros no cinema. Morta em março de 2018 a vereadora Marielle Franco foi homenageada na 15ª ala ‘Eu tenho um sonho! Todos presentes!’. Embora bastante bonitas e com uma variedade grande de materiais alguns figurinos do quesito tinham dificuldade de leitura, principalmente aqueles do primeiro setor sobre a África.

Alegorias

Vai Vai Desfile2019 84Grandioso, o abre-alas da Vai-Vai possuía três bases. Na primeira, a representação da ressurreição dos faraós negros da XV Dinastia de Cuxita. A segunda base a representação do império negro no Egito. Na terceira base a metalurgia e a escrita, dois legados do povo africano para a sociedade. Na segunda alegoria, os ‘Tumbeiros, lágrimas e sangue no atlântico’. O terceiro carro pedia poder para o povo preto. No carro ‘Sim, nós podemos’, o Vai-Vai tentou demonstrar que é possível romper barreiras que mantém a estrutura do racismo. A última alegoria, ‘Quilombo do futuro’ sintetizava o enredo da escola. No carro o povo de pele preta reconquista o domínio tecnológico.

Bateria

Vai Vai Desfile2019 55Através do filme Pantera Negra a fantasia da bateria Pegada de Macaco busca dentro do enredo mostrar o protagonismo dos negros no cinema. A bateria teve uma atuação com alguns problemas e chegou a atravessar após uma das paradinhas e levou alguns segundos para se readequar à métrica cantada. Mas não houve danos à harmonia e ao canto da escola.

Outros Destaques

Vai Vai Desfile2019 50Camila Silva, como sempre estonteante, se apresentou com uma fantasia toda de led, arrancando aplausos e suspiro do público. Como é tradição em desfiles da escola uma grande quantidade de bandeiras foi distribuída para o público, causando um efeito espetacular nas arquibancadas na arrancada da escola. A família da vereadora Marielle Franco, esperada para participar do desfile, não compareceu. A homenagem à política, morta em 2018, foi um dos pontos de maior comunicação com o público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui