A Unidos de Padre Miguel venceu a Série Ouro do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro e estará de volta ao Grupo Especial (já desfilou antes desse modelo da Liesa) para o Carnaval de 2025. Em entrevista concedida ao site CARNAVALESCO, a diretora de carnaval, Lara Mara, e o carnavalesco Lucas Milato, contaram o que a escola pensa que deve ser a preparação para abrir os desfiles do Grupo Especial no domingo, como está e o que representa o barracão da Cidade do Samba e o que podemos esperar da UPM.

upm sapucai
Foto: Diego Mendes/Divulgação Liga-RJ

Em relação ao que a escola pensa sobre como deve ser a preparação para abrir o carnaval, Lara Mara destaca a importância de encarar a posição de abertura do desfile com determinação e vontade de superar as expectativas. Ela enfatiza que, apesar de não ser considerada uma posição vantajosa, a Unidos de Padre Miguel está comprometida em oferecer um espetáculo de alta qualidade, repleto de história, cultura e brasilidade. Além disso, expressa a crença de que o desfile será leve e feliz, refletindo a essência festiva e alegre do carnaval.

“Em relação de como a escola pensa que a gente deve se preparar para abrir o domingo, a gente sabe que não é uma posição boa, a gente pensa que vai abrir um grande espetáculo, porque a gente está fazendo a abertura de um grande show, de um grande espetáculo, então a gente quer superar todas as nossas expectativas como escola e a expectativa do público. Claro, com toda a humildade, mas eu acho que o nosso enredo vai ser um enredo cheio de história, cultura e muita brasilidade em questão para ser aberto o carnaval que é uma festa negra e assim, eu acho que vai ser um enredo com muita história, mas também eu acredito que vai ser um desfile leve e feliz, é isso que a gente espera”, destacou Lara.

Conheça o enredo da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2025

Lucas Milato, o carnavalesco da Unidos de Padre Miguel com Alexandre Louzada, ressalta que a principal meta da escola não é apenas abrir o domingo de desfiles, mas sim entregar um espetáculo de excelência para sua comunidade e para todos os admiradores da agremiação. Ele enfatiza que tanto ele quanto Alexandre compartilham dessa mesma visão, que é a de proporcionar para Unidos de Padre Miguel um desfile memorável. Essa perspectiva é também compartilhada pela direção da escola, que está empenhada em alcançar esse objetivo. Assim, Lucas destaca que a preparação da escola visa não apenas a abertura do domingo de desfiles, mas sim a entrega do melhor desfile da história da Unidos de Padre Miguel.

“Tanto eu quanto Alexandre, nós compartilhamos de uma mesma ideia, que é que a gente precisa entregar o melhor desfile possível para a comunidade da Vila Vintém e para todo mundo que admira a Unidos de Padre Miguel e, por tanto tempo, esperou essa oportunidade de vê-la no Grupo Especial. E essa ideia é uma ideia que a própria direção da escola também compartilha. Digo que nós não estamos nos preparando para abril domingo, nós estamos nos preparando para entregar o melhor desfile da história da unidade de Padre Miguel”, ressaltou Lucas.

Lara Mara comentou que o público pode esperar a maturidade e determinação da Unidos de Padre Miguel em mostrar a força e a identidade da Vila Vintém no Grupo Especial. Ela expressa o compromisso da escola em honrar sua história, especialmente, a história das mulheres, e em contar sua trajetória de forma emocionante e cativante. O objetivo é não apenas impressionar, mas também emocionar o público, garantindo que a Unidos de Padre Miguel deixe uma marca duradoura no coração das pessoas.

Unidos de Padre Miguel define calendário de disputa de samba

“Podem esperar o que as pessoas já têm visto nos últimos anos, mas principalmente uma Unidos mais madura em questão de querer mostrar a força da Vila Vintém e a gente quer fazer por merecer essa ascensão ao Grupo Especial e não frustrar as nossas expectativas, as expectativas da nossa comunidade e assim a gente quer muito honrar a história de Iyá Nassô, a história de todas essas mulheres, a história do Engenho Velho, a gente quer fazer um grande desfile para todas essas sementes, para contar essa história da melhor forma possível e a gente quer que as pessoas se emocionem com o nosso desfile, se emocionem com a UPM, que a UPM toque no coração das pessoas e que as pessoas se identifiquem de alguma forma com a gente”, comentou Lara.

Milato expressa que a escola está totalmente comprometida em oferecer o melhor espetáculo possível, independentemente do grupo em que esteja ou do dia em que desfilará. Ele enfatiza que a UPM está determinada a aproveitar ao máximo essa oportunidade tão aguardada e a fazer valer todo o esforço e perseverança que levaram a escola ao Grupo Especial. Todos os segmentos da agremiação estão engajados em realizar um desfile memorável, não apenas para satisfazer o público do samba, mas também para concretizar o sonho da Unidos de Padre Miguel e construir sua história de sucesso no Grupo Especial. Portanto, o que se pode esperar é uma Unidos de Padre Miguel extremamente focada, determinada, grandiosa e com um esforço conjunto para que tudo isso se concretize.

“A Unidas de Padre Miguel é uma escola que sempre trabalha para entregar o melhor, independente do grupo que ela esteja ou do dia que ela vai desfilar, então vocês podem esperar uma Unidas de Padre Miguel muito determinada em entregar o melhor, porque nós esperamos muito por essa oportunidade e todos os segmentos da escola, eles estão muito dispostos a aproveitar e fazer valer todo esse tempo de espera, então a gente quer entregar o melhor, obviamente para deixar o nosso povo feliz, o povo do samba feliz, mas principalmente para a gente continuar com o nosso sonho especial, então a gente está criando, está estruturando um desfile para fazer valer toda essa espera, toda essa luta que a Unidos precisou, toda essa batalha que a Unidos precisou guerrear para alcançar o grande objetivo que era estar no Grupo Especial e agora a gente atualizou o nosso objetivo. Agora o nosso objetivo é seguir fazendo a nossa história no Grupo Especial. Então vocês podem esperar uma Unidos muito focada, determinada, grandiosa e com muito empenho de todos em fazer tudo isso acontecer”, expressou Lucas.

Louzada e Milato falam do enredo da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2025: ‘celebra a ancestralidade africana’

Sobre estar no barracão e o que isso representa para a escola, Lara disse que esse momento representa a realização de um sonho e que ninguém vai estragar isso: “E a gente já entrou na Cidade do Samba, porém não pudemos fazer as coisas como esperávamos, pois encontramos nosso barracão em péssimas condições, deixado assim pela coirmã. Não houve nenhum tipo de empatia em relação à Unidos de Padre Miguel. Então, estamos tendo que fazer algumas mudanças para termos condições de trabalho, mas o que realmente importa é que estamos lá, e isso representa a realização de um sonho. Ninguém vai destruir esse sonho. Não é esse empecilho que houve que vai estragar isso. Depois de tantos anos sonhando em estar lá, não será qualquer coisa que vai nos impedir. Tenho certeza de que vamos fazer por merecer. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a todas as coirmãs da Cidade do Samba que nos receberam com empatia e nos acolheram tão bem”.