728x90
InícioIntendenteUnidos de Lucas: Parte musical se destaca, mas erros de evolução prejudicam...

Unidos de Lucas: Parte musical se destaca, mas erros de evolução prejudicam desfile em homenagem a Sonia Capeta

Samba-enredo, bateria e conjunto de fantasias são destaques na apresentação do Galo de Ouro da Leopoldina

Primeira escola a desfilar pela Série Prata na sexta-feira, na Nova Intendente, a Unidos de Lucas apresentou o enredo “É ela! A maravilhosa rainha do samba”, do consagrado carnavalesco Fran Sérgio, em homenagem a eterna rainha da Beija-Flor de Nilópolis, Sonia Capeta. Durante 37 minutos, o belo samba-enredo, a bateria “Tabajara do Samba” de Mestre Celsinho e belo conjunto de fantasias foram destaques do Galo de Ouro da Leopoldina. Problemas de evolução, falhas de acabamento e canto irregular foram pontos baixos.

lucas desfile23

Comissão de Frente

Coreografada por Alessandra Oliveira, a Comissão de Frente da Unidos de Lucas representou “O Cortejo dos Orixás”. Na coreografia, eram realizados diversos passos remetentes à cultura afro-brasileira. O ponto alto da apresentação se dava quando uma das personagens, representando Oyá, orixá da homenageada, ganhavam asas de borboletas, animal associado a Iansã. A comissão arrancou aplausos do público ao longo da Avenida Ernani Cardoso.

lucas desfile23 intendente1

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Lucas, Luã Mackenzie e Bia Oliveira, representou “Africanidade, na pele e na alma”, em um figurino nas cores azul, laranja e lilás. Em sua coreografia, a dupla apostou na associação de elementos tradicionais da dança com passos afro, dentro das características do enredo da escola. Na apresentação no primeiro módulo, no entanto, o pavilhão da escola, durante o giro da porta-bandeira, toca no mestre-sala da escola.

lucas desfile23 intendente2

Harmonia

A harmonia da Unidos de Lucas demonstrou irregularidades entre as alas durante a apresentação da escola. Algumas alas, sobretudo do começo do desfile, cantavam o samba-enredo a plenos pulmões, enquanto outras, mais pro final da escola, pouco cantavam a obra. O forte refrão principal do samba-enredo, com o trecho “Quem ama Lucas vai saudar Sonia Capeta”, foi a parte mais cantada pela comunidade da Zona da Leopoldina.

lucas desfile23 intendente5

Evolução

Sem sombra de dúvida, o quesito evolução foi o que apresentou maiores problemas durante a apresentação da escola na Nova Intendente. Logo no início, após a apresentação do casal no primeiro módulo, a ala coreografada que vinha logo atrás não avançou, provocando um clarão. Além disso, o último carro da escola apresentou problemas na avenida e, ao longo de todo o desfile, provocou a abertura de buracos na pistas, o que suficientemente preenchido pelos destaques vinham logo a frente.

lucas desfile23 intendente4

Alegorias e Adereços

O conjunto alegórico apresentando pela Unidos de Lucas na avenida apresentou irregularidades e falhas visíveis de acabamento, sobretudo nas esculturas. Na avenida, o destaque principal no quesito se deu para o último carro da escola, representando A Filha de uma Beija-flor Guerreira na raça, no sangue e na cor”, por trazer a homenageada do enredo, Soninha Capeta, a frente.

lucas desfile23 intendente6

Fantasias

O conjunto de fantasias da Unidos de Lucas foi um dos destaques do desfile da agremiação em 2023. Apesar das conhecidas dificuldades encontradas pela escolas da Série Prata, o carnavalesco Fran Sérgio, multicampeão do carnaval carioca, encontrou soluções simples e eficientes para montar os figurinos da escola. A mensagem do enredo foi passada com maestria e fácil assimilação, com destaque para a ala 13, “Sonia Capeta, uma história de amor, meu amor, com o carnaval da Beija-flor” e ala de baianas, fantasiadas de Oxum.

lucas desfile23 intendente8

Enredo

No carnaval de 2023, a Unidos de Lucas apresentou o enredo “É ela! A maravilhosa rainha do samba” para homenagear a eterna passista e rainha de bateria da Beija-Flor Soninha Capeta, pelas mãos do carnavalesco Fran Sérgio. Na avenida, a escolha do enredo do Galo de Ouro da Leopoldina se provou um acerto. O conjunto de fantasias e alegorias da agremiação passaram com maestria a ideia e a história a ser contada, com fácil assimilação pelo público presente na Nova Intendente.

lucas desfile23 intendente3

Samba-Enredo

Composto por Tem Tem Jr, João Vidal , Jr Fionda, Marcelinho Santos, Rondi Valença, Júlio Assis, Romeu Almeida, Diego Oliveira, Rafael Ribeiro e Valtinho Botafogo, o samba-enredo da Unidos de Lucas se destacou na avenida por sua bela letra e melodia. A obra serviu com maestria a ideia do enredo contado pela escola na avenida. O forte refrão principal do samba-enredo, com o trecho “Quem ama Lucas vai saudar Sonia Capeta”, foi a parte mais cantada pela comunidade da Zona da Leopoldina.

lucas desfile23 intendente9

- ads-

Tripé, iluminação e interação! Coreógrafo do Salgueiro revela detalhes da comissão de frente para o desfile oficial

O CARNAVALESCO conversou com o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Paulo Pinna, que falou sobre o acolhimento da escola e a parceria...

Nos 30 anos do ‘Jegue’ e ‘Gosto que me enrosco’, integrantes de Portela e Imperatriz relembram o desfile de 1995

Todo sambista que se preze continua cantando ao ouvir alguém entoar "Balançou, não deu certo, não, pois não passou de ilusão..." ou "Bate o...

De olho nos quesitos: Liesa flexibiliza uso de cacos no quesito Harmonia e alas coreografadas em Evolução

Em toda apuração, quando Jorge Perlingeiro anuncia a leitura das notas dos quesitos Harmonia e Evolução, dirigentes e integrantes das escolas sentem um frio...