InícioIntendenteUnidos de Cosmos conquista com enredo e harmonia, mas erra com evolução...

Unidos de Cosmos conquista com enredo e harmonia, mas erra com evolução lenta e ultrapassa 40 minutos, na Intendente

Por Juan Tavares

Na primeira noite de desfile da Série Bronze, a Unidos de Cosmos mostrou que a Zona Oeste do Rio ainda esconde preciosidades que devem ser mais exploradas e valorizadas tanto pelos componentes quanto pelos torcedores da agremiação, que resiste em um dos bairros mais distantes da cidade.

A escola fez um desfile lindo, tal como as escolas das Séries Ouro e do Grupo Especial, com suas alegorias chamativas e bem-feitas. Apesar de simples, conseguiu fazer uma comissão de frente animada, que se apresentou com louvor no desfile. O casal de mestre-sala e porta-bandeira deu um show sem deixar a peteca cair.

Cosmos pecou no tempo de apresentação. Infelizmente, ultrapassou os 40 minutos definidos pela Superliga. Esse atraso, com certeza, fará com que a agremiação seja penalizada nesse quesito. O último integrante só saiu pela dispersão aos 44 minutos e 59 segundos, uma pena para todos que passaram pela Intendente. Ademais, colocou ao menos quatro homens para desfilar na ala das baianas. Com isso, não se pode entender se a motivação por trás da atitude era a inclusão ou se foi falta de mulheres para integrar o quadro.

Comissão de frente
As nove pessoas que integravam a comissão conseguiram impressionar tanto na coreografia quanto na fantasia e maquiagem, que estavam na medida certa. Só se formou um pequeno buraco – quase imperceptível – quando eles se dividiram, mas nada agravante que desmerecesse o esforço deles.

Mestre-sala e porta-bandeira
Diego e Maitê estavam exuberantes como o ‘primeiro casal’. A dupla conquistou a imprensa, a plateia e os jurados com carisma e simpatia. Além disso, a animação que transmitiram enquanto dançavam reforçou o quanto são bons nesse quesito. Estão de parabéns.

Harmonia
A agremiação se apresentou de forma bastante coesa. Da comissão de frente à última ala, Cosmos conseguiu imprimir sua identidade e fez seu nome na avenida. Todas as cores escolhidas, carros e tripés merecem nota dez pela criatividade. A bateria e o intérprete, junto aos outros puxadores, arrepiaram a cada trecho cantado.

Evolução
A evolução se deu de forma lenta, apesar de a escola não ter colocado tantas alegorias no desfile. Essa decisão acabou refletindo no estouro do tempo de desfile. A escola deveria se organizar mais para, numa próxima oportunidade, conseguir fazer tudo dentro do cronômetro.

Samba
“Eu Quero”, enredo escolhido para representar o tema da agremiação este ano, foi bem simbólico, pois faz alusão a um futuro melhor, mais bonito. A esperança de que o novo traga refrigério às pessoas que passaram por algum desafio e seja possível para as gerações é bastante reflexiva. O trecho: “(Quero, quero, quero sim). Quero que meu amanhã, meu amanhã, seja um hoje bem melhor, bem melhor, uma juventude sã. Com ar puro ao redor.”

Outros destaques
O carro Gênio da Lâmpada estava muito bem iluminado. As cores escolhidas para as fantasias e a peça formaram uma simbiose tão bonita e integrada, principalmente pelas componentes que estavam dançando enquanto a alegoria passava. Foi lindo demais assistir e entender que ele representava o desejo mais profundo do coração da escola, que se assemelha ao enredo.

- ads-

Mesmo brilho no olhar! Viradouro apresenta elenco para 2026 e planeja novas festas para musas e nova rainha de bateria

Durante a apresentação do elenco que vai compor o Carnaval 2026 da Unidos do Viradouro, na noite desta quarta-feira, o locutor Vanderlei Borges anunciou...

Com liberdade para definir enredo da Imperatriz, Leandro Vieira diz: ‘É bom, mas é uma responsabilidade imensa’

Com o telefone fora do gancho, Leandro Vieira, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, não pretende anunciar o enredo da escola tão cedo. Em entrevista ao...

Identificação total! Celsinho Mody vai para mais um ano no Tatuapé

A Acadêmicos do Tatuapé anunciou oficialmente a renovação de contrato com Celsinho Mody para o Carnaval de 2026. Com o novo acordo, o intérprete...