Com o enredo “É onda que vai… É onda que vem… Serei a Baía de Todos os Santos a se mirar no samba da minha terra”, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, a Unidos da Tijuca pretende levar para a Marquês de Sapucaí as histórias da Baía de Todos os Santos. O samba-enredo escolhido é de autoria dos compositores Julio Alves, Claudio Russo e Tinga. “Um banho de axé, pra purificar/Um banho de axé nas águas de Oxalá/Sou tijucano rompendo quebrantos/Eu canto a baía de todos os santos” são os versos do refrão principal do hino oficial da escola para 2023. O site CARNAVALESCO esteve presente na gravação da faixa para o álbum e pôde acompanhar o que rolou nos bastidores.
Trecho do tamborim da Unidos da Tijuca na gravação do samba para o álbum do Grupo Especial do Carnaval 2023. #carnavalesco pic.twitter.com/1C2K85Rkne
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) November 26, 2022
Com o samba na boca dos componentes o intérprete da agremiação, Wantuir conta como está sendo a evolução do hino.
“A gente pretende colocar mais um cadinho de pimenta nesse samba. O samba é maravilhoso, não tem muita coisa para mexer. Foi o que ganhou na quadra e o povo gostou daquele jeito. Estamos colocando mais um pouco de alegria”.
Dividindo o microfone com o pai, a intérprete Wic Tavares foi considerada como revelação do carnaval de 2022. Ela também analisa sobre o novo samba e o enredo da escola para o próximo carnaval.
Trecho do chocalho da Unidos da Tijuca na gravação do samba para o álbum do Grupo Especial do Carnaval 2023. #carnavalesco pic.twitter.com/I4ejtplxwb
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) November 26, 2022
“O samba flui sozinho. A galera que acompanhar a gente vai ver que o samba é alegre, algo que estávamos precisando para o enredo. Junto com ele, vamos mostrar de fato o que o Jack quer transmitir na Sapucaí. O enredo é alegre, pois quando você fala da Bahia e envolve tudo, ela já vem com o dendê, com aquela pegada e axé. Então, o que se pode esperar da Tijuca é ela diferente, alto astral com muito dendê, um pouquinho de pimenta e com o molho da ‘Pura Cadência'”.
Wic também diz que para ela a “Pura Cadência” (bateria da Unidos da Tijuca) é indiscutível. “Temos uma bateria que nos deixa à vontade para cantar, porque ela é pura cadência e para mim é uma das melhores que têm no carnaval”, fala a intérprete.
No comando do carro de som tijucano desde 2019, Wantuir relata as possibilidades que o samba dá para poder cantar.”Do jeito que ele foi ganho na quadra, é como vai ser cantado no disco. Sem mudanças, só com um cadinho de pimenta e dendê”.
Emoção e técnica é algo que está atrelado a todo o processo do pré-carnaval. A intérprete, Wic Tavares deixa claro se o samba possui uma pegada mais técnica ou emotiva.
Trecho da Unidos da Tijuca na gravação do samba para o álbum do Grupo Especial do Carnaval 2023. #carnavalesco pic.twitter.com/DdaNhddnmt
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) November 26, 2022
“Com certeza é os dois. A gente uniu o útil ao agradável nessa gravação. A gravação precisa ter um clima de avenida para quando as pessoas ouvirem, sentir que a Tijuca não está para brincadeira. Vai vir com dendê de novo”.
Planejamento é algo que faz parte do cotidiano de todas as escolas de samba e com a Unidos da Tijuca não é diferente. Diretor de carnaval e harmonia da agremiação, Fernando Costa explica sobre o cronograma de ensaios.
“Agora os ensaios são às quartas. A gente mudou o dia que era todas as quintas, mas tivemos um bom motivo para trocar. Toda quarta-feira às 20h nosso ensaio começa na quadra. Mais para frente nós vamos para a rua”.
Fernando Costa também opinou um pouco sobre o que achou do samba escolhido. “O samba está lindo. Ainda mais com a bateria, mas na gravação da faixa vamos perceber de fato como ficou”.
Comandante da “Pura Cadência”, mestre Casagrande contou ao site CARNAVALESCO sobre o andamento da bateria escolhido para a gravação.
“O andamento está muito bom. Samba muito bem escolhido e prático com uma métrica muito boa. Agora é só ensaiar”.