InícioSérie OuroAcadêmicos de NiteróiTrês escolas da Série A ainda não tem enredo para o próximo...

Três escolas da Série A ainda não tem enredo para o próximo carnaval

Dentre as quinze agremiações que compõem a Série A do carnaval carioca, doze já anunciaram oficialmente o enredo que irão levar para a Marquês de Sapucaí no próximo ano. Até o momento, apenas Cubango, Estácio de Sá e Santa Cruz ainda não tem um tema definido. O site CARNAVALESCO preparou uma relação com todos os enredos já divulgados pelas escolas do grupo, que você confere abaixo:

Em Cima da Hora

Em seu retorno para a Série A, a Azul e Branca do bairro de Cavalcanti vai trazer o enredo “33 – Destino Dom Pedro II”, uma reedição do samba e da proposta apresentada pela própria escola em 1984. O carnavalesco responsável será Marco Antônio Falleiros.

Lins Imperial

Campeã do Grupo Especial da Intendente em 2020, a Lins Imperial estará de volta ao Sambódromo em 2021 e terá como enredo “Mussum pra sempris – traga o mé que hoje com a Lins vai ter muito samba no pé!”. A homenagem ao eterno trapalhão será desenvolvida pelos carnavalescos Eduardo Minucci e Rai Menezes.

Unidos da Ponte

A Azul e Branca de São João de Meriti vai levar para a Marquês de Sapucaí, no próximo carnaval, o enredo “Santa Dulce dos Pobres – O Anjo Bom da Bahia”. O tema de autoria dos carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques, que retornaram para a agremiação.

Vigário Geral

O Acadêmicos de Vigário Geral trará para Avenida no próximo desfile o enredo “Pequena África: Da Escravidão ao Pertencimento – Camadas de Memórias entre o Mar e o Morro”, dos carnavalescos Alexandre Costa, Lino Sales e Marcus do Val. O tema abordará a região no Centro do Rio que serviu de chegada ao país para quase 1 milhão de africanos, vindos escravizados para cá.

Unidos de Bangu

A Unidos de Bangu levará para a Sapucaí no próximo carnaval o enredo “Deu Castor na cabeça”, uma homenagem ao falecido patrono da Mocidade Independente Castor de Andrade (1926 – 1997). O desfile contará com a assinatura dos carnavalescos Clécio Régis e Marcus Paulo.

Império Serrano

O Império Serrano contará em seu próximo desfile a história de Manuel Henrique Pereira, o Besouro Mangangá. O enredo é de autoria do carnavalesco Leandro Vieira, estreante na agremiação.

Sossego

O Acadêmicos do Sossego levará “Visões Xamânicas” para a Marquês de Sapucaí, no próximo carnaval. O tema traz uma saga épica imaginada entre o presente e futuro, com a narrativa inspirada em relatos de David Kopenawa, o grande Xamã Yanonami. O desfile marcará a estreia do carnavalesco André Rodrigues na escola.

Santa Cruz

A Acadêmicos de Santa Cruz ainda não possui enredo para o próximo carnaval. A última novidade na agremiação, anunciada no mês de agosto, foi a contratação do carnavalesco Cid Carvalho para desenvolver o desfile da escola.

Império da Tijuca

O Império da Tijuca trará no próximo carnaval mais um enredo afro. Intitulado “Samba Quilombo. A resistência pela Raiz”, a proposta será desenvolvida pelo carnavalesco Guilherme Estevão.

Cubango

O Acadêmicos do Cubango é uma das três agremiações da Série A que ainda não anunciaram enredo. Após o quinto lugar no carnaval de 2020, a escola renovou com a dupla de carnavalescos Alexandre Rangel e Raphael Torres.

Inocentes

No próximo carnaval, a Inocentes de Belford Roxo irá para Sapucaí com o enredo “A meia-noite dos tambores silenciosos”, assinado pelo carnavalesco Lucas Milato. Recentemente, por conta da pandemia do novo coronavírus e da indefinição quanto aos desfiles de 2021, a escola dispensou todos os profissionais e manteve apenas Milato e o intérprete Tem-Tem Sampaio, porém ambos sem receber salário.

Porto da Pedra

A Unidos do Porto da Pedra irá contar a história da Mãe Stella de Oxóssi, grande líder religiosa e defensora da cultura negra, no próximo carnaval. O enredo intitulado de “O caçador que traz alegrias” será desenvolvido pela carnavalesca Annik Salmon.

Unidos de Padre Miguel

De volta ao Boi Vermelho da Vila Vintém, o carnavalesco Edson Pereira irá desenvolver o enredo “Iroko é tempo de xirê” no próximo carnaval. A escola foi a primeira no Rio de Janeiro a realizar uma final de samba virtual para 2021, na qual escolheu a obra de Chacal do Sax, Sidney Myngal, Jota Ilha Bela, Felipe Mussili, Alexandre Rivero, Júnior Diniz e Gabriel Simões.

União da Ilha

Após onze carnavais consecutivos no Grupo Especial, a União da Ilha irá desfilar pela Série A no próximo carnaval. Para retornar a elite, a tricolor insulana irá apostar na reedição de “Festa Profana” de 1989. O novo desfile será assinado pelos carnavalescos Cahê Rodrigues e Severo Luzardo.

Estácio de Sá

A Estácio de Sá é mais uma das escolas que não tem enredo divulgado até o momento. A única coisa que se sabe é que o próximo desfile será desenvolvido pela dupla de carnavalescos Mauro Leite e Wagner Gonçalves, que farão suas estreias na agremiação e trabalhando juntos.

Indefinição para 2021

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades das escolas de samba estão paradas e não há definição de quando ocorrerá o próximo desfile. Em plenária realizada no mês de setembro, a Liesa, que gere o carnaval do Grupo Especial, optou pelo adiamento das apresentações de 2021, sem definir uma data. Apesar de não ter ocorrido ainda um comunicado oficial por parte da Lierj, a expectativa é que a Série A acompanhe a mesma decisão.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...