Campeã da Série Ouro em 2023, de forma incontestável, a Porto da Pedra já desembarcou na Cidade do Samba e chegou pesada para recuperar seu posto no Grupo Especial do Rio de Janeiro. Após o título, a vermelho e branco inciou o projeto de reformulação do espaço que foi ocupado pelo Império Serrano e antes pela São Clemente. O site CARNAVALESCO esteve no local e percebeu que a obra é gigantesca, sinal que a intenção não é ficar apenas um lugar, mas se consolidar novamente na elite das escolas de samba.

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Fotos: site CARNAVALESCO

“Vou brigar e vou fazer um carnaval bonito. Um desfile de Grupo Especial. Pode ter certeza que a Porto da Pedra vai dar trabalho. Estamos fazendo obra no barracão e na quadra. Após 12 anos estamos de volta. Administrar uma escola de samba não é fácil. Hoje, nós temos o apoio da Prefeitura de São Gonçalo. Nosso município é muito grande e tem representatividade. Temos um grande enredo. Só faço enredo da cultura brasleira. Já ouço que temos um dos melhores enredos do Grupo Especial”, disse o presidente de honra, Fábio Montibelo.

O dirigente explica que o barracão na Cidade do Samba não estava apropriado para agremiação que deseja fazer um desfile marcante no ano que vem. O espaço ganhará salas para todas atividades artísticas principais da produção do desfile. Além disso, a escola pintará o espaço e colocará um mobiliário totalmente novo.

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“Peguei um barracão totalmente sucateado. Agora, nós vamos fazer a cozinha para dar o mínimo de conforto para os nossos funcionários. Vou reformar todos os banheiros. O povo merece isso. Não posso comparar com a Série Ouro, mas é complicado chegar aqui e ver que estava tudo abandonado. Queremos terminar toda obra em 15 a 20 dias e já começar os protótipos. Teremos 80% das fantasias feitas aqui e 20% no ateliê que temos em São Gonçalo”, revelou Montibelo.

Artista responsável pelo retorno do Porto da Pedra ao Grupo Especial, o carnavalesco Mauro Quintaes celebra a obra feita no barracão. Ele explicou como a mudança facilita o desenvolvimento artítisco do espetáculo que o Tigre vai produzir para o ano que vem.

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“Reforça a confiança da diretoria no processo de trabalho do carnavalo. Minha presença no barracão full time. Tivemos dez pessoas trabalhando para o desfile de 2023. A filosia é menos gente e mais qualidade. Quando você o presidente focado em fazer o melhor, gera confiança muito grande e se torna muito mais produtivo. Além da segurança e dignidade para quem trabalha, o que mais me fascina é você ter tudo junto no mesmo espaço. Facilita a rotina de trabalho. Gosto de ter uma sala no terceiro andar e uma no mesmo nível dos carros alegóricos. A Cidade do Samba traz o benefício de todo o trabalho concentrado. Hoje, o carnavalesco é um grande diretor de arte. Ele apresenta os caminhos. Aprendi isso com o João 30”.

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Mauro Quintaes define a flexibilidade artística como fator importante para o desenvolvimento do trabalho dentro do barracão.

“O carnaval mudou muito. Hoje, a comissão de frente é fator fundamental para o sucesso de uma escola. Aprendi o ditado de que um dia vale dois para quem diz já e não depois. Quanto mais rápido você definir os materiais e trabalhar com os profissionais mais tempo terá para detectar possíveis erros. A flexibilidade artística é muito importante. Não me agarro no projeto e vou com ele até o final. O meu projeto é mutante”.

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