Júlio Cesar Fernandes Santiago, de apenas 16 anos e morador de Olaria, Zona Norte do Rio, viu sua vida mudar. Em uma noite qualquer, inspirado por suas reflexões, ele decidiu criar um croqui de um macacão em homenagem à presidente da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, baseado no enredo “Ómi Tútú ao Olúfon – Água Fresca Para o Senhor de Ifón”. Em uma entrevista ao CARNAVALESCO, o jovem compartilhou todo o processo criativo e os seus sonhos.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Certa noite, em meu quarto, comecei a desenhar e pensei em prestar essa homenagem a uma pessoa tão importante que admiro muito, a Cátia Drumond. Quando finalizei o desenho, postei na internet com a descrição de que meu sonho era vê-la usando esse macacão. Para a minha surpresa, recebi imediatamente um comentário dela”, contou Júlio.
Ele revelou que foi ele mesmo quem a marcou na publicação, mas não esperava uma resposta tão rápida e positiva.
“Já havia enviado uma mensagem para ela anteriormente, ela sabia quem eu era. Quando marquei na rede social, não imaginava que aconteceria essa grande surpresa”, afirmou Júlio.

Questionado como se sentiu ao ouvir que Cátia iria transformar o desenho em realidade e usá-lo no segundo ensaio técnico, Júlio confessou que ficou eufórico.
“Ela respondeu à noite, e eu mal conseguia acreditar. Meus pais estavam dormindo, e eu surtei, mal podia esperar para contar a eles. Na manhã seguinte, foi uma verdadeira festa, todos nós comemoramos emocionados”, revelou.
Júlio disse que ainda sonha em criar mais croquis para a presidente e se tem outros objetivos grandiosos. Ele respondeu com esperança: “Acredito que surgirão outras oportunidades, se tudo der certo. Ficaria extremamente feliz e emocionado!”, disse.

O maior sonho do jovem é se tornar carnavalesco, e ele se inspira muito em Leandro Vieira, assumindo ser um grande fã.
“Se tivesse a chance de ser assistente do Leandro, sentiria uma enorme honra e orgulho das minhas capacidades. Quem tem grandes sonhos sabe o quanto é difícil, por isso ficaria muito agradecido a ele”, afirmou Júlio.
Atualmente, Júlio participa da confecção das fantasias da escola de samba Independentes de Olaria. “Cresci na escola, estou lá há seis anos. Desde o início da agremiação, tenho ajudado nas fantasias, e neste ano, oficialmente, trabalho nessa função”, compartilhou Júlio.
Ele desfila na Imperatriz desde 2022 e admite que foi amor à primeira vista com a escola do bairro vizinho.
Cátia Drumond também se manifestou, ressaltando a importância de oferecer oportunidades aos jovens, o que a motivou a realizar o figurino.
“Fiquei muito feliz! Ele postou o figurino e disse que sonhava em me ver usando. Eu falei para ele que já tinha feito minha roupa do desfile, mas prometi que usaria no segundo ensaio. E agora está aqui comigo! Acredito que precisamos incentivar, pois sempre é necessário abrir a primeira porta. Espero que ele tenha muito sucesso! Um jovem de 16 anos com um sonho enorme, e fico feliz em ajudar de alguma forma para que isso se torne realidade”, declarou Cátia.
Júlio é filho de Dineia Santiago Fróes da Cruz e Marcelo Pinto Fróes da Cruz, que falam com emoção sobre o filho.
“Esse brilho chegou em minha vida quando ele tinha sete meses. Eu o adotei, e desde o primeiro momento que o vi, ele já estava em meu coração. É uma estrela na minha vida! Tenho um filho mais velho, mas Júlio e ele são irmãos e sempre estão juntos. Estamos aqui para apoiar meu filho, eu, o pai e o irmão!”, contou Dineia.
Ela comentou que jamais imaginaria a proporção que isso tomaria e que fica emocionada com o sucesso do filho.
“Não tenho palavras, pois nunca imaginei isso. Sempre digo a ele para não deixar isso subir à cabeça. Precisamos manter a calma, pois Cátia não tem nenhuma obrigação com meu filho, só tenho gratidão e emoção. Acredito que esse é apenas o início do sonho dele!”, finalizou Dineia.