InícioSérie OuroSão ClementeSão Clemente escolhe enredo afro para o próximo carnaval

São Clemente escolhe enredo afro para o próximo carnaval

Em uma live nas redes sociais a São Clemente anunciou seu enredo para o próximo carnaval. O anúncio foi feito com o presidente Renatinho e Tiago Martins, que assinará o desfile com João Vitor Araújo, que também participou do papo. O enredo recebeu o nome de “Ubuntu”.

“A ideia do enredo é a São Clemente que se lança como voluntária da filosofia Ubuntu, que significa humanidade. Mostraremos diversas ações humanitárias no Brasil e mundo. Trazendo conteúdo plástico conectado. Grandes líderes, instituições internacionais, homens e mulheres que marcaram seus feitos. Precisamos esquecer o singular para viver o plural. Vamos aguardar a pandemia acabar para lançar sinopse”, disse Tiago.

Ao falar sobre o enredo, João Vitor falou que não pode trair seu povo.

dupla clemente

“Carnaval é uma festa preta e carente de pessoas pretas na festa. A gente precisa de voz. Quando penso em humanismo e solidariedade eu penso no meu povo negro. O que mais sofre, chora e está carente de representatividade e liderança. Falar de solidariedade, para mim, como representante negro dentro do carnaval, é muito forte”, explicou João Vitor.

Um dos responsáveis pela idealização do enredo, Renato terá os carnavalescos Tiago Martins e João Vitor Araújo no desenvolvimento plástico de “Ubuntu”, além do historiador-enredista Marcos Roza, responsável pela pesquisa de conteúdo do tema. O presidente da São Clemente falou sobre a proposta da escola.

“Esse enredo engloba tudo. É um enredo de amor. Não tenho patrocínio de ninguém. Está incluída minha família e amigos de infância. Teremos escolha de samba-enredo, mas sem vacina não vou fazer carnaval. Vou seguir todas autoridades sanitárias”, afirmou Renatinho.

São Clemente Ubuntu

Sabe aquele amor tão genuíno do “nós”, e que deveria ser aprendido no seio da família? Aquele que, de tão concreto, se estende à coletividade e alcança o próximo? É esse amor que inunda a São Clemente e transforma a agremiação em “escola de vida”, voluntária de uma grande missão social dos ensinamentos da filosofia Ubuntu, com origem nos povos Bantus e que significa humanidade.

Ubuntu é uma ética social africana que tem origem na língua Zulu e é sustentada por pilares como solidariedade, partilha, respeito, acolhimento e generosidade, entre outras ações que realizadas em sintonia com a alma, buscando o bem-estar coletivo à expansão do conceito de humanização.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...