728x90
InícioIntendenteSanta Marta faz desfile alegre e criativo, mas estoura o tempo e...

Santa Marta faz desfile alegre e criativo, mas estoura o tempo e compromete evolução

A Mocidade Unida do Santa Marta foi a terceira agremiação a desfilar na noite desta terça-feira, pela Série Prata. A Azul e Branco de Botafogo levou para a Intendente Magalhães o enredo “#Sextou…Só Sucesso!”, uma grande exaltação à sagrada sexta-feira, além de homenagem ao mestre de bateria Tião Belo, cria da comunidade. Com um desfile alegre e marcado pelo canto dos componentes, a escola pecou em evolução e encerrou o desfile dois minutos acima do tempo regulamentar.

santa marta24 3
Fotos: Rapahel Lacerda/CARNAVALESCO

Comissão de frente

Com os bailarinos lembrando a malandragem, a comissão de frente fez uma apresentação interessante, mas que apresentou problemas de execução. Durante as apresentações nas cabines, o tripé esbarrava nos elementos cenográficos do quesito.

Mestre-sala e Porta-bandeira

A dupla formada por Erica Duarte e Tchetchelo se apresentou com fantasias brancas. Durante as quatro cabines, a performance foi marcada pelo bailado tradicional, com destaques para os giros da porta-bandeira e meias-voltas do mestre-sala.

santa marta24 1

Enredo

O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Arthur Paschoa, e levou uma ode de alegria para a avenida. Com uma grande exaltação ao sexto dia da semana, a obra também prestou uma homenagem ao mestre Tião Belo, cria do Santa Marta e responsável pela iniciação de vários ritmistas na comunidade e em seu entorno.

Alegorias

Destaque para a alegoria que referenciou o trecho “de bar em bar” do samba-enredo. Com a estética de boteco, a frente do carro trouxe a escultura de Zé Pilintra – que representava a malandragem. Nas pontas, garrafas de cerveja. Já o último tripé apresentou problemas na roda maluca, e causou um buraco em frente à última cabine de jurados.

santa marta24 2

Fantasias

A união da simplicidade com a criatividade. As fantasias ajudaram na compreensão do enredo. Destaque para a ala de crianças, que representou pequenos foliões. Como adereços de mão, baldes simulavam repiques. À frente da ala, a mensagem “dever de casa é brincar de carnaval”, em referência à obra.

santa marta24 6

Harmonia

Um dos destaques do desfile da Azul e Branca de Botafogo. A comunidade do Santa Marta mostrou sua força e cantou ao longo de toda a Passarela do Samba suburbana. Apesar do som oficial da Intendente falhar por algumas vezes, a comunidade abraçou o carro de som e deu conta do recado.

santa marta24 4

Samba-enredo

A obra foi assinada pelos compositores Dalton Cunha, Daniel Guimarães, Guilherme Salgueiro, Rafael Zimmermann, Raí Trovisck, Renan Ucceli, Marina Laiun e Mônica de Aquino Medeiros. Paassou bem na avenida, com destaque para o refrão final “Madrugada, malandragem” – que marcava o ápice do canto entre os componentes.

santa marta24 5

Evolução

O quesito foi a grande dor de cabeça desta noite para a Mocidade Unida do Santa Marta. O regulamento da Superliga Carnavalesca do Brasil – responsável pela Série Prata – prevê o tempo mínimo de 35 minutos e máximo 40. A escola deu bastante espaço para que os componentes pudessem brincar carnaval, mas se esqueceu do cronômetro: já no último módulo de julgadores, os componentes precisaram correr para que o tempo não não fosse estourado – e não adiantou. A agremiação encerrou o desfile com dois minutos a mais que o previsto pelas regras.

- ads-

Série Barracões SP: em aquarela, Dragões da Real canta o ciclo da vida

O carnaval de São Paulo foi imensamente impactado no dia 16 de abril de 2024. Jorge Marcos Freitas Neto, o Jorginho Freitas, filho de...

Série Barracões SP: A grande jogada da Rosas de Ouro para contar a história dos jogos

A Rosas de Ouro convida o mundo do samba a conhecer a história dos jogos. Buscando o reflorescer para voltar aos tempos áureos, a...

Série Barracões SP: Primeira da Cidade Líder exalta Oxóssi nos 40 anos do renascimento de Pai Tinho no candomblé

Quatro décadas do nascimento espiritual de um babalorixá muito querido pelos sambistas paulistanos. No carnaval de 2025, a Primeira da Cidade Líder levará para...