InícioGrupo EspecialSambistas comparecem ao velório de Beth Carvalho e ressaltam legado e respeito...

Sambistas comparecem ao velório de Beth Carvalho e ressaltam legado e respeito com as escolas de samba

O site CARNAVALESCO acompanhou o velório de Beth Carvalho, na manhã desta quarta-feira, na sede do Botafogo, clube de coração da cantora. A Estação Primeira de Mangueira esteve presente, representada por Moacyr Barreto, membro da comissão de carnaval da verde e rosa, e pelo presidente de honra Nelson Sargento. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) enviou coroa de flores.

“É uma pessoa que deixa muita saudade e tem papel muito importante no resgate de sambistas e deu oportunidade aos jovens que surgiram e ela levou ao estrelato”, comentou Moacyr.

Muito emocionado, Zeca Pagodinho disse que está arrasado com a perda de Beth Carvalho.

“Não conseguia ir visitar nessa fase final, porque não gostava de ver o sofrimento dela. A última vez que vi foi no casamento da filha. Esse ano já morreram oito sambistas amigos meus e estou sofrendo com isso”, afirmou Zeca.

A cantora Dorina falou sobre a despedida da Beth e citou sua importância para a entrada das mulheres no samba.

“Ela é super importante no cuidado com o repertório e na posição política. Ela abriu o caminho para gente, as mulheres no samba. Sempre foi uma guerreira e enfrentou o machismo. Ela criou uma legião. O samba é revolucionário e ser sambista é tomar uma posição política”.

O historiador Luiz Antonio Simas, botafoguense e amigo de Beth Carvalho, ressaltou o respeito dela com as escolas de samba.

“É uma perda imensa. A cantora mais importante da história do gênero samba-enredo foi a Beth. Ela gravou mais Portela do que as cantores portelenses. Ela recuperou Cartola e Nelson Cavaquinho. E não ficou na zona de conforto. Trouxe a geração do Cacique para o disco, como o Zeca e o Arlindo. Ela nunca negou a importância das escolas de samba”.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...