InícioGrupo EspecialSalgueiro faz homenagem a artistas do passado em ateliê reformado no barracão

Salgueiro faz homenagem a artistas do passado em ateliê reformado no barracão

Em comemoração ao aniversário de 70 anos da Academia do Samba, a diretoria do Salgueiro reformulou o quarto andar do barracão da Vermelha e Branca na Cidade do Samba para atender de uma forma melhor a produção do desfile e aproveitou para realizar uma grande homenagem aos artistas que passaram pela agremiação e produziram seus carnavais. Cada baia de produção do ateliê do Salgueiro agora tem o nome de um carnavalesco que passou pela história da agremiação, de nomes mais antigos como Rosa Magalhães e Maria Augusta até nomes mais recentes como Alex de Souza, que produziu o carnaval da escola em 2022.

Fotos de Lucas Santos/Site CARNAVALESCO

Nada mais justo que a área onde os sonhos são produzidos, se tornam realidade, faça menção aos artistas que os sonharam pela primeira vez .Na frente da sala de pintura, outra grande homenagem, foi desenhada a figura de Joãosinho Trinta, e a escola prepara um canto especial para também lembrar Fernando Pamplona.

O site CARNAVALESCO teve acesso ao quarto andar reformado e o que se pode ver, além de um ateliê bastante organizado, foi as baias nas cores da escola e uma placa dando nome de um artista que passou pela escola em cada uma dessas divisões, responsáveis pela realização de algumas fantasias, além da maravilhosa imagem de João Trinta. Um dos idealizadores da homenagem, o carnavalesco, recém chegado à Academia do Samba, Edson Pereira, explicou o motivo da homenagem.

“Criamos baias onde são construídas as fantasias, cada setorização está em um lugar e a gente batizou essas baias com pessoas que foram muito importantes para o Salgueiro, inclusive cada baia tem o nome de um ex-carnavalesco do Salgueiro. Nós temos representação da Maria Augusta, da Rosa, do Pamplona, do próprio João e outros que foram esquecidos até pelo tempo. Mas o Salgueiro faz questão de lembrar dessas pessoas. Eles estão sendo representados e lembrados nessa homenagem que a gente está fazendo para eles”, esclarece o carnavalesco.

Também idealizador da reforma realizada no setor antes do início da produção para o carnaval 2023, o diretor de carnaval Julinho Fonseca revela que a escola pretende fazer mais homenagens e uma inauguração oficial do espaço quando passar a folia deste ano.

“Foi uma ideia que partiu do Edson e minha também, quando nós chegamos aqui e vimos a estrutura que era o quarto andar e hoje a maioria dos barracões, a maioria das escolas tem essa infraestrutura aproveitando o quarto andar, que é uma economia maravilhosa, com o Salgueiro tendo 95 a 98 por cento de suas alas sendo confeccionadas no Barracão. Isso nos ajudou a ter um controle de estoque muito melhor. E a ideia do Edson de realizar as homenagens foi bem bacana, de cada ateliê ter um nome de um carnavalesco que já tenha passado pela escola, com seu nome no carnaval, uma homenagem imensa para o Joãosinho Trinta, nós queremos fazer também uma desse tipo para o Pamplona, mas ainda não deu tempo. Assim que passar o carnaval nós vamos fazer a nossa festa que nós queremos fazer para inaugurar o quarto andar de verdade, porque foi tudo corrido, o carnaval foi em abril e maio já tivemos que emendar com o outro”, revela o diretor.

Com a reorganização do espaço o Salgueiro pretende além de concentrar e controlar melhor a produção de fantasias para o desfile, evitar o desperdício a partir de uma política de bom uso de todos os materiais disponíveis para a realização dos próximos carnavais.

- ads-

Posição de desfile e critérios de julgamento: Presidente Paulo Serdan fala perspectivas do Carnaval 2025 em São Paulo

A Mancha Verde foi a sexta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval. Entretanto, o presidente Paulo Serdan revelou ter outra preferência de horário...

Começa a 2ª FLIC, Feira Literária e Cultural da Mangueira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Nesta sexta-feira, a quadra da Estação Primeira será palco da 2ª edição da FLIC Mangueira, com estandes de editoras, oficinas de criação poética, de...

Confira a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025

Estou aqui para contar a minha história… 1 - Nascente. Olho d’água... Útero do mundo. Numa cabaça mergulhada no fundo do rio turvo, um espelho...