728x90
InícioGrupo EspecialSalgueiro: apresentação muito forte da parceria de Pedrinho da Flor e performance...

Salgueiro: apresentação muito forte da parceria de Pedrinho da Flor e performance de destaque de Moisés Santiago

Apresentações das parcerias de Manu da Cuíca e Xande de Pilares também passaram bem no último sábado na Academia

O Salgueiro fez na noite do último sábado, em sua quadra, mais uma etapa da eliminatória de samba-enredo para o Carnaval 2024. O site CARNAVALESCO, através da série “Eliminatórias”, esteve presente. Abaixo, você pode conferir a análise de cada apresentação.

disputa academia
Foto: Anderson Borde/Divulgação Salgueiro

Ao todo, 10 parcerias se apresentaram e uma delas será cortada. O anúncio das obras que seguem na disputa será feito na próxima semana através das redes sociais da agremiação. Já a etapa seguinte do concurso ocorrerá no sábado que vem, dia 23 de setembro.

Parceria de Ian Ruas: O samba composto por Ian Ruas, José Carlos, Caio Miranda, Sonia Ruas Raxlen, David Carvalho e Gabriel Rangel foi o primeiro a se apresentar na quadra. Coube a Nêgo a responsabilidade de comandar o microfone principal, com o talento costumeiro ele contribuiu para que a obra passasse de forma fluida e com muita garra. A torcida levou bandeira nas cores da agremiação e apesar de ser possível ver alguns integrantes cantando com o apoio da letra, a maioria demonstrou saber o samba e acompanhou com bastante vibração, além do refrão principal, vale destacar os versos que antecedem o mesmo: “o amor só reconhece o que é comum a nossa história”. A adesão dos segmentos da escola foi modesta, apenas alguns harmonias cantaram.

Parceria de Tico do Gato: O samba assinado por Tico do Gato, R. Gêmeo, Sandro Compositor, Silvio Mesquita, Cesar Nascimento, Oscar Bessa, Tiãozinho do Salgueiro e Raphael Richaid foi o segundo a se apresentar. Os intérpretes Gilsinho e Nino do Milênio foram os cantores principais e comandaram uma torcida muito animada no início, além de numerosa, os integrantes levaram bandeiras quadriculadas nas cores do Salgueiro. A apresentação foi correta, não houve queda de rendimento, mas foi possível perceber o ritmo um pouco mais lento no final, o refrão principal foi a parte mais cantada. Não foi observado adesão por parte da escola.

Parceria de Moisés Santiago: De autoria de Moisés Santiago, Serginho do Porto, Gilmar L. Silva, Aldir Senna, Orlando Ambrósio, Marquinho Bombeiro, Wilson Mineiro e Gigi da Estiva, o terceiro samba a se apresentar na eliminatória salgueirense foi defendido por um time estrelado de cantores: Marquinho Art’samba, Wantuir e Serginho do Porto. A parceria que é atual campeã fez uma apresentação extremamente aguerrida, a torcida foi extremamente numerosa, eles levaram adereços que representam a mata, diferente do habitual, o efeito foi interessante, a parceria investiu também em grupos performáticos, o que também contribuiu para o espetáculo. O canto foi extremamente satisfatório, em alguns momentos os intérpretes paravam de cantar e o canto da torcida continuava alto. A obra possui refrões muito fortes e isso contribuiu para que a apresentação fosse forte do início ao fim, mesmo sem a presença da bateria durante a primeira passada.

Parceria de Fred Camacho: A quarta obra a se apresentar na quadra da Academia do Samba foi a composta por Fred Camacho, Paulo César Feital, Guinga do Salgueiro, Diego Nicolau, Fabrício Fontes, Daniel Rozadas, Claudeci Taberna e Francisco Aquino. Thiago Brito e Diego Nicolau foram os responsáveis por comandar a obra durante essa apresentação, no geral foi uma passagem muito positiva, com destaque para o refrão principal que foi cantado a plenos pulmões não só pela torcida, mas também por várias pessoas presentes na quadra, o refrão do meio, muito poético, também foi um destaque, alguns harmonias acompanharam a obra com empolgação. Não houve queda de rendimento e no final a torcida ainda se mostrava animada.

Parceria de Rafa Hecht: A obra de autoria de Rafa Hecht, Samir Trindade, Thiago Daniel, Clairton Fonseca, Michel Pedroza, Ribeirinho, Cléo Augusto e Domingos foi a quinta a se apresentar, coube a Wander Pires ser o intérprete oficial da obra, sempre excelente, ele comandou o samba com a habitual garra e contribuiu para o bom desempenho do mesmo. A torcida foi a menos numerosa até então e nem todos os componentes cantavam o samba, alguns apenas balançavam as bandeiras, porém a outra parte estava empolgada. O refrão do meio foi bem executado, assim como o principal.

Parceria de Leandro Thomaz: Na sequência, a sexta obra a se apresentar na eliminatória salgueirense foi a composta por Leandro Thomaz, Grazzi Brasil, Filipe Zizou, Myngauzinho, Marcelo Lepiane, Claudio Gladiador, Telmo Augusto e Micha. O intérprete oficial foi Zé Paulo Sierra, o cantor comandou com maestria a obra. Apesar de não ser numerosa, a torcida contribuiu para o bom desempenho do samba durante a apresentação, porém, foi observado alguns integrantes apenas balançando bexigas e bandeiras. Os versos que antecedem o refrão foram destaques, “voar nas asas de um Brasil mais verdadeiro”, assim como os refrões.

Parceria de Xande de Pilares: dando sequência às apresentações, a sétima parceria foi composta pelos compositores Xande de Pilares, Claudio Russo, Betinho de Pilares, Jassa, Jefferson Oliveira, Miguel Dibo, Marcelo Werneck e W Correa. O time responsável por defender o samba foi composto por Igor Sorriso, Leonardo Bessa e Igor Viana. Foi uma apresentação irretocável, do início ao fim o samba mostrou sua força e levantou até mesmo os camarotes, por ter dois refrões seguidos o samba se mantém forte em todo momento. A torcida extremamente numerosa e com vários ornamentos também contribuiu para que a obra passasse da forma exuberante que passou, foi possível perceber alguns harmonias interagindo em várias partes da apresentação.

Parceria de Pedrinho da Flor: A oitava obra a se apresentar foi a de autoria de Pedrinho da Flor, Marcelo Motta, Arlindinho Cruz, Renato Galante, Dudu Nobre, Leonardo Gallo, Ramon Via13 e Ralfe Ribeiro. Os responsáveis por defender a obra foram Tinga e Pitty de Menezes, a dupla mostrou muito entrosamento e foram peças fundamentais para que a apresentação chegasse à perfeição. A letra do samba é um protesto e foi possível sentir esse tom durante a apresentação, uma espécie de grito engasgado na garganta, a torcida, que já era numerosa, recebeu o reforço de algumas pessoas que estavam presentes na quadra. Definir uma parte do samba com mais destaque é injusto, o samba por inteiro se mostrou extremamente forte e vários segmentos da escola cantaram.

Parceria de Marcelo Adnet: Assinado por Marcelo Adnet, Benjamin Figueiredo, Rodrigo Gauz, Patrick Soares, Gilberth Castro, Edson Daffeh, Vagner Silva e Bruno Papão, o penúltimo samba a se apresentar na eliminatória salgueirense foi conduzido por Tem-Tem Jr Wictoria. Com a força do refrão do meio, a apresentação foi correta e mostrou um bom potencial, principalmente com a melodia da segunda parte da obra, que naturalmente induz ao canto, como na parte “Deixe o amor serenar, renascer e a bondade seguir correnteza”. A torcida estava numerosa e foi parte fundamental para que a apresentação fosse boa, durante todo o tempo a obra se manteve estável e não oscilou.

Parceria de Manu da Cuíca: Encerrando mais uma noite de eliminatória salgueirense, o último samba a se apresentar foi composto por Manu da Cuíca, Luiz Carlos Máximo, Buchecha Bil-Rait, Belle Lopes, Fabiano Paiva e Rodrigo Alves. O intérprete Bico Doce comandou o microfone principal e defendeu a obra. Apesar da pouca torcida, a apresentação foi muito forte e contou com muita empolgação, a sensação é que a torcida que estava presente realmente abraçou o samba, mesmo sendo a última parceira a se apresentar não faltou garra e vigor, a parte mais cantada foi o refrão do meio, apesar de ser todo composto por expressões indígenas isso não foi impedimento para a torcida.

- ads-

Nêgo vai ganhar homenagem no Carnaval

O cantor Nêgo será homenageado no desfile dos 50 anos da Banda do Central, na Praia de Icaraí, na manhã deste domingo, 23. Atual...

ibis Styles São Paulo Barra Funda oferece um excelente café da manhã e uma vasta culinária peruana nas demais refeições

O hóspede do ibis Styles São Paulo Barra Funda pode desfrutar de um café da manhã servido em forma de buffet, espetacular e muito...

Funcionamento do MetrôRio nesta sexta, sábado e domingo de ensaios técnicos

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para esta sexta, sábado e domingo, com ensaios técnicos e testes de som e luz na...