728x90
InícioGrupo EspecialRetrospectiva 2021: histórico 'Seleção do Samba' e a saudade de Monarco

Retrospectiva 2021: histórico ‘Seleção do Samba’ e a saudade de Monarco

Para quem ama carnaval e as escolas de samba não há como negar a ambiguidade de sentimentos vividos nesse ano de 2021. Se por um lado foi reconfortante ver sambistas aos poucos sendo imunizados contra a Covid-19, por outro lado foi doloroso receber a confirmação de que não haveria carnaval nesse ano. Foi a primeira vez, desde a criação do desfile das escolas de samba em 1932, que não houve carnaval. Nem durante a segunda guerra mundial a maior celebração da cultura popular brasileira deixou de acontecer.

Seguindo a tradição dos finais de ano, o site CARNAVALESCO dá sequência à série de reportagens com a retrospectiva do ano de 2021. Na última reportagem da série é hora de relembrarmos os meses de outubro, novembro e dezembro. O programa ‘Seleção do Samba’ foi ao ar na TV Globo, os ensaios das escolas foram retomados e a venda de ingressos de arquibancada bateu recorde.

Outubro: Está no ar o ‘Seleção do Samba’

Com todos os sambas escolhidos pelas 12 escolas do Grupo Especial, os sambistas finalmente puderam matar a curiosidade e acompanhar o programa ‘Seleção do Samba‘, que mostrou as escolhas dos hinos em um estúdio construído na Cidade do Samba. Luiz Roberto foi o apresentador e Milton Cunha e Teresa Cristina os comentaristas. Apesar do horário escolhido para a exibição a audiência obteve um acréscimo significativo.

selecaosamba
Foto: Leandro Ribeiro/TV Globo

Com o carnaval praticamente confirmado, a roda do samba voltava a girar na expectativa pelos desfiles em fevereiro de 2022. A Liesa bateu recorde nas vendas de arquibancadas para as apresentações do Grupo Especial. A Série Ouro concluiu a produção do álbum das agremiações do acesso. A Unidos da Tijuca promoveu a cantora Wic Tavares, filha de Wantuir, a intérprete oficial da escola ao lado do pai.

Em outubro alguns jovens sambistas perderam a vida em trágicos acidentes de trânsito. O passista Jhonata Henrique, da Nenê de Vila Matilde, morreu após um acidente de moto. A passista da Beija-Flor, Kianne dos Santos, também nos deixou após um atropelamento. Além deles o compositor da Portela, Beto Fininho, faleceu em outubro.

Novembro: Regulamento para 2022 é o mesmo de 2020

Quem acompanhou esta série de reportagens com atenção pode atestar que não foram poucas as vezes em que o poder público acenou positivamente para a realização do carnaval, em caso de taxa de imunização elevada no Rio de Janeiro. Em novembro Eduardo Paes voltou a garantir a realização da festa e chegou até a participar da reabertura da quadra da Mangueira.

Com a situação praticamente definida, as escolas através de seus dirigentes aprovaram o regulamento para o Grupo Especial em 2022, com os mesmos critérios de 2020, ano do último desfile. Durante o ano surgiram possibilidades de mudanças, como fechar os envelopes no domingo de carnaval e abolir o descarte de notas. Mas ambas as possibilidades foram rejeitadas em plenária.

O julgador Eri Galvão, um dos mais antigos da Liesa, e que era responsável pelo quesito samba-enredo, foi uma sentida perda para o mundo do samba no mês de novembro.

Dezembro: A saudade de Monarco da Portela

O ano de 2021 chegará ao fim trazendo um paradoxo de sensações. Se por um lado a esperança de uma vida melhor com a vacina e o controle da pandemia, que permitirão a realização do carnaval, por outro, em dezembro demos a notícia que ninguém gostaria: o mestre Monarco, presidente de honra da Portela, nos deixou aos 88 anos de idade. O jornalista Robson Aldir, imperiano e amante das escolas de samba, faleceu no mesmo dia do mestre. E o integrante da comissão de carnaval da Beija-Flor, Léo Mídia, foi brutalmente assassinado.

Mas nem só de tristeza viveu o sambista no último mês do ano. A Liga SP e a Liga RJ brindaram os sambistas no final de semana do Dia Nacional do Samba com eventos grandiosos em São Paulo e no Rio de Janeiro para divulgar o lançamentos de seus CDs para o Carnaval 2022. O site CARNAVALESCO premiou na quadra do Salgueiro os destaques do ano de 2021. E o prefeito Eduardo Paes confirmou mais uma vez em suas redes sociais a realização dos desfiles na Marquês de Sapucaí em 2022.

- ads-

Unidos dos Morros e União Imperial se destacam na segunda noite de desfiles em Santos

Fechando com chave de ouro os desfiles das escolas de samba de Santos de 2025, a segunda noite de desfiles, realizada no último sábado...

Com Milton Nascimento presente, comunidade da Portela faz bonito em nova noite inspirada de Gilsinho

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...