A atriz Viviane Araujo foi homenageada, no último sábado, pelos seus 15 anos à frente dos ritmistas da bateria “Furiosa”, do Acadêmicos do Salgueiro. Antes da abertura de mais uma eliminatória do concurso de sambas-enredo para o Carnaval de 2024, o presidente da vermelha e branca da Tijuca, André Vaz, entregou um certificado de honra ao mérito para a beldade e fez um rápido discurso exaltando a importância dela para a Academia do Samba. Em seguida, o carnavalesco da agremiação, Edson Pereira, aproveitou a oportunidade para dar nas mãos da majestade salgueirense o desenho do figurino que ela usará na Avenida no ano que vem. Diante desses tributos, Viviane não segurou a emoção e fez questão de agradecer a todo esse carinho.
“Foi surpresa, não sabia de nada. O André só me perguntou se eu viria e disse que sim. Então, só gratidão, muita gratidão. Quinze anos de muito amor, de muito carinho, de muita dedicação, de muita entrega e de muita verdade em tudo que presenciei aqui, tudo que vivi com todos vocês. Muito amor. Obrigada por tudo, gente. Assim, me faltam palavras para agradecer. Sou muito feliz de poder ter construído, de poder ter feito a minha história no Carnaval através dessa escola que é o Salgueiro. Muito obrigada ao presidente André pelo carinho, ao tio Joaquim e a toda diretoria. Minha ‘Furiosa’, meu amor, meu carinho, meu respeito, minha gratidão a todos vocês. Amo vocês do fundo do meu coração, muito obrigada”, declarou a rainha de bateria ao discursar no palco.
A história de Viviane Araujo com o Salgueiro teve início no Carnaval de 2008. Logo na estreia como rainha de bateria da vermelha e branca tijucana, a beldade se mostrou pé-quente e a escola se sagrou vice-campeã do Grupo Especial, melhor resultado desde 1994. No ano seguinte, a Academia do Samba foi além e conquistou o seu nono campeonato com o enredo “Tambor”, dando fim a um jejum que durava mais de uma década e meia. Agora, a expectativa é que em 2024 a agremiação repita a façanha de outrora e volte a levantar o caneco, podendo celebrar assim, em grande estilo, esse casamento tão duradouro com Viviane.
“A importância da Viviane para a escola é muito grande. Ela representa muito para a comunidade, para a nossa torcida, para os segmentos da escola. O público que vem na quadra do Salgueiro quer ver a Viviane, quer tirar uma foto com ela. Tanto que, quando ela está presente, é mais gente que comparece. É uma pessoa que representa muito o samba e ainda bem que está no Salgueiro. Então, é uma homenagem mais do que merecida, afinal são 15 anos com a gente. Em 2024, vai ser o décimo sexto desfile e, se Deus quiser, vamos comemorar com o campeonato na Avenida. Queremos dar esse presente para a comunidade, para a torcida, que está há tanto tempo aguardando”, afirmou o presidente do Salgueiro em conversa com a reportagem do site CARNAVALESCO.
Atualmente, Viviane Araujo é a rainha de bateria do Grupo Especial carioca que está há mais tempo no cargo e, de acordo com André Vaz, não há nenhuma perspectiva disso mudar tão cedo. Segundo o dirigente salgueirense, a atriz ficará no posto até quando ela quiser.
“A Viviane é um mito dentro da escola já. A gente quando fala de Salgueiro, fala de Viviane Araujo. Quando ela entra no Setor 1, todo mundo vê a alegria do público em geral de recebê-la, de receber o Salgueiro. Tudo tem o seu dia, mas vai ser quando ela achar que não dá mais, que chegou a hora. Porém, tenho certeza que, mesmo assim, ela vai continuar na escola. Pelo amor que sente pelo Salgueiro, a Viviane vai estar junto com a gente sempre, independente de posto”, assegurou André Vaz.
Em 2024, o Salgueiro será a terceira escola a cruzar o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro, pelo Grupo Especial. A agremiação levará para Avenida o enredo “Hutukara”, que pretende fazer um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. O desfile terá a assinatura do carnavalesco Edson Pereira, que fará seu segundo trabalho consecutivo na Academia do Samba.