InícioGrupo EspecialProjeto de repaginar a Cidade do Samba inclui a criação de um...

Projeto de repaginar a Cidade do Samba inclui a criação de um centro gastronômico

Presidente da Liesa diz que projeto visa transformar o local em um espaço turístico, gastronômico, cultural e de entretenimento

Fábrica da construção dos sonhos dos artistas das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Cidade do Samba construída para o Carnaval de 2006 necessita de uma mudança em sua área gastronômica, logística e de entretenimento. Por isso, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) estuda a possibilidade de dar uma repaginada nas áreas de convivência. O engenheiro ambiental, arquiteto e cenógrafo, Alex de Oliveira, ex-Rei Momo, criou um projeto especial para área.

Foto: Divulgação

“O projeto apresenta uma fácil visualização, feita com técnica construtiva moderna e funcional, da área à frente da tenda principal. Inspirado no logo da Liesa, coloquei dois pandeiros sobrepostos. Optei pela homenagem para bateria, que é o coração de uma escola de samba”, disse Alex de Oliveira ao site CARNAVALESCO.

A principal novidade para Cidade do Samba será a criação do centro gastronômico que terá área de convívio, espaço de descanso e contemplação, restaurante, cafeteria, sorveteria, pizzaria, hamburgueria e até um restaurante japonês.

“A concepção inicial foi aplicada pela neuroarquitetura, que determina aplicação dos cinco sentidos de percepção humana: visão; tato; audição; olfato e paladar. Foram utilizadas elementos importantes na configuração dos espaços para geração de conforto, bem-estar e prazer aliado à tecnologia de materiais eficientes, tais como: laje plana de piso e teto, tirantes de cabo de aço, vãos internos integrados com ventilação cruzada, brise vertical, cobogós de cimento (elemento vazado), claraboia com lona tensionada e mais, jardins com paisagismo que suporte calor exaustivo, diversidade de arbustos e plantas e som das águas caindo, trazendo fresco, encanto e suspiro”, explica Alex de Oliveira.

Ao jornal O Dia, na segunda-feira, o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, revelou que o conceito para Cidade do Samba visa transformar o local em um espaço turístico, gastronômico, cultural e de entretenimento.

“Seremos mais uma nova opção para os turistas onde terão a oportunidade de vivenciar a experiência de carnaval o ano inteiro”, disse Perlingeiro, em publicação nas suas redes sociais.

Veja mais imagens do projeto para Cidade do Samba

- ads-

União do Parque Acari anuncia renovação de Cida Lima e novo reforço para direção de carnaval

A União do Parque Acari está a todo vapor preparando-se para o Carnaval de 2025, e as novidades não param de chegar. A agremiação...

Multivacinação movimenta dia de ações sociais no Salgueiro

No último sábado, a quadra do Acadêmicos do Salgueiro, localizada na Rua Silva Teles, no bairro do Andaraí, foi palco de uma importante iniciativa...