InícioSão PauloPresidente e intérprete aprovam! Mancha Verde volta a desfilar na sexta no...

Presidente e intérprete aprovam! Mancha Verde volta a desfilar na sexta no Carnaval 2024

Bicampeã do carnaval, Mancha volta para a sexta em busca do tri

Em 2023, a Mancha Verde desfilou no sábado de carnaval, o que não é comum para a agremiação nos últimos anos. Pois em 2024 voltará a sexta-feira de carnaval, buscando o terceiro título em sua galeria, depois de 2019 e 2022. O presidente da agremiação, Paulo Serdan, comentou sobre o costume da escola em desfilar na sexta-feira e vê como um ponto positivo.

Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO

“Nossos componentes já estão acostumados a desfilar na sexta, procuramos facilitar ao máximo para eles, assim conseguem programar o feriado de carnaval por completo, curtindo o desfile com a gente e depois ficam livres para curtir com familiares e outros amigos”.

Em relação ao horário de desfile, o intérprete Freddy Viana comentou sobre a preferência visando a organização da escola: “A expectativa é sempre a melhor possível. Nós queremos o que todas as escolas querem, desfilar em um horário nobre, uma terceira, quarta colocação para desfile. Eu mesmo, particularmente gostaria da quarta posição. Pois é uma sexta-feira, dia de trabalho, ainda as pessoas vão chegar em casa, então até organizar escola, componente, demora um pouco, uma quarta colocação ajuda muito a escola, e a Mancha está em um momento bom. Vamos lá, vamos ver se o Baianão dá sorte mais uma vez lá, é ele que sempre pega a bolinha para a Mancha, tira a bolinha, e tomara que seja essa. Mas se for outra colocação também, vamos para cima, de qualquer forma, Mancha estará sempre empenhada para buscar o título, tanto que nesses últimos anos tem tirado colocações bem legais e esse ano vai buscar de novo”.

Foto: Fábio Martins/Site CARNAVALESCO

Na questão da ala musical, o intérprete principal da Mancha Verde deu sua opinião seguindo a mesma linha de raciocínio da preparação da comunidade. Mas relatou um pouco importante que ajuda no pré-desfile.

“Isso influencia quase nada, só se for primeira ou segunda colocação, aí é mais difícil cara, pois para você reunir o pessoal que a Mancha sempre, o Serdan deixa a ala musical concentrada no hotel. Não são todas as pessoas que conseguem chegar quando, por exemplo, a Mancha desfilou em 2015 como a primeira colocada do primeiro dia que falou do Palmeiras e tudo mais. Não tive um tempo hábil para me reunir com a ala musical, fazer todo aquecimento, conversar com eles, tem esse lance da conversa. Pois muitos trabalham e não vão direto pro hotel. Tem uns que tem até essa, às vezes tiram licença do trabalho, ou só trabalham com música conseguem, mas não são todos. Quando é primeira ou segunda colocação, fica difícil aquele lance da conversa, de chegar, dar aquela injeção de ânimo. Fazer um exercício vocal, fica bem difícil, mas quando é de terceira para frente, consegue fazer um trabalho legal, até mesmo porque os caras das cordas gostam de se reunir no hotel para passar, limpar tudo direitinho, a ala musical da Mancha é muito cuidadosa com esse lance de canto. Então só isso que influencia, a primeira e a segunda, da terceira para frente tranquilo”.

O presidente Paulo Serdan comentou sobre a preparação em cima do horário que for sorteado: “Evidente que temos todo um planejamento em cima do horário em que formos sorteados a desfilar. Como exemplo citamos 2012, onde encerramos os desfiles na sexta feira e fizemos um ensaio técnico no mesmo horário de desfile e no dia do desfile, distribuímos energéticos gratuitamente para toda a nossa comunidade”.

Visando a preparação do carnaval de 2024, a Mancha Verde foi a primeira do Grupo Especial a lançar todo o cronograma até a final do samba-enredo que será no dia 29/07 junto com apresentação de pilotos. O presidente comentou como anda o trabalho da agremiação.

“Estamos trabalhando em todas as frentes. Nossa bateria já tem mais de um mês ensaiando com os novos mestres, nossas passistas estão desde maio trabalhando, os trabalhos de barracão já começaram, assim como já definimos os desenhos das fantasias e estamos prontos para receber os sambas concorrentes agora no final de Junho. O trabalho não para na Mancha, estamos sempre atentos e com a quadra aberta para nossa comunidade”.

O intérprete Freddy Viana elogiou a organização da escola: “Essa organização se dá pelo fato de ter um presidente muito organizado. Serdan é um cara que pensa grande, e pensou desde o ano do meu primeiro ano, que entrei, logo notei isso. Além de organizado, sempre almejou o título, correu atrás e conseguiu o bicampeonato. Almeja muito o tricampeonato para nós. O tri não veio por pouco, a organização da Mancha é incrível, me sinto orgulhoso de trabalhar em uma escola assim. Uma escola que as pessoas levam a sério o trabalho sabe? E voltando ao presidente, ele sempre tenta tirar o melhor de cada profissional da escola, e hoje ele tem um time muito legal, fico feliz não só por ele, mas por toda a comunidade”.

Em meio ao processo de samba-enredo, que serão entregues até o dia 30/06, Freddy Viana comentou como funciona o processo: “Quanto ao samba-enredo, muitas vezes eu faço samba na Mancha como esse ano estou fazendo samba na Mancha. Então não sou convocado quando faço samba no início, se meu samba não vai para frente. Eu sou convocado em um momento mais crucial que são as finais, até mesmo para definir, ver qual samba cabe melhor na minha voz, e lógico que nós temos uma final de samba-enredo, e essa final é crucial para a escolha também. Então assim, lógico, o samba tal fica legal na voz do Freddy, e o samba tal fica melhor na voz da comunidade. A gente sempre frisa, assim, uma escolha digna, que vá agradar pelo menos a maioria da escola. Serdan é um cara sério neste lance de escolha, ganhei em 2009 e 2012, para ver como é sério o concurso. Caso contrário as pessoas que ele gosta, tem afinidade, ganhariam sempre, né? Então para ver como é sério esse lance, a Mancha faz uma dinâmica, com os componentes principais, diretoria, harmonia, diretora de ala das baianas, enfim, vai pegando as partes principais, diretor da comissão de frente, então pega pontos chaves, até mesmo para ter um parâmetro que samba pode vir a ser o melhor da entidade. Organização é tudo, largar na frente é sempre importante, pois você tendo um samba enredo na mão, você tem uma montagem da escola pré-definida, então consequentemente o André começa a trabalhar em cima do samba”.

O enredo que será cantado na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, será “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.

- ads-

Darlin Ferratty é a nova rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo

A Inocentes de Belford Roxo anunciou nesta quinta que Darlin Ferratty é a nova rainha de bateria para o Carnaval 2025. Veja abaixo a...

Com lema de ‘ser feliz’, casal da Dragões comemora prêmio de ‘Melhor Casal de SP em 2024’

O casal Rubens de Castro e Janny Moreno é sinônimo de simpatia na avenida, assim como são nas entrevistas com a imprensa. Com um...

Paraíso do Tuiuti realiza feijoada no dia de São Jorge

O feriado pelo dia de São Jorge será de celebração na quadra do Paraíso do Tuiuti. Na próxima terça-feira, 23, a partir das 14h,...