Presidente da Liga-RJ, Wallace Palhares, esteve presente no encontro que aconteceu no último sábado das escolas da Série Ouro na quadra do Império Serrano. Ele conversou com a equipe do site CARNAVALESCO e contou sobre os preparativos para o carnaval de 2023 e o trabalho que vem fazendo na Liga. Ele também deu detalhes sobre a festa de lançamento do CD da Série Ouro e o mini desfile que as 15 agremiações vão fazer no dia 10 de dezembro (Clique aqui para comprar seu ingresso).
Para fazer o mini-desfile na Cidade do Samba, o presidente da Liga-RJ diz que é preciso consertar os erros que ocorreram na primeira edição do evento, principalmente, na questão de tempo, transformando em algo mais dinâmico. Mas tendo a certeza que o próximo será muito mais agregador do que foi o último.
Diferente do Grupo Especial que lançou os sambas-enredo só nas plataformas de streamings de música, a Série Ouro terá seu CD físico para venda e também irá disponibilizar os sambas digitalmente. Wallace Palhares explica quando os exemplares vão estar disponíveis.
“No início do próximo mês já vão estar disponíveis, lembrando que a última faixa do álbum foi gravada no dia 17 de novembro. Estamos correndo com o processo de mixagem, porém no início de dezembro vamos presentear todos os sambistas com os nossos sambas nas plataformas digitais. Haverá uma tiragem especial dos exemplares físicos, será um CD completo”.
Até o carnaval de 2022, os desfiles da Série Ouro que acontecem na sexta e no sábado eram transmitidos pela Globo. Mas para 2023 houve uma mudança e possivelmente a emissora que irá transmitir os desfiles será a Band. O presidente da Liga-RJ falou sobre os detalhes que faltam para fechar o contrato.
“A gente só está esperando a assinatura do contrato por parte do prefeito, falta pouca coisa para lançarmos todas as novidades. A Band-RJ (para todo o Rio de Janeiro, desde a primeira escola) e o Canal Brasil estão nessa. A Band irá soltar momentos dos desfiles para todo o país a cada 20 minutos, dentro da transmissão completa que o Rio de Janeiro acompanhará desde a primeira escola. Já a apuração continuará sendo tradicionalmente feita pelo G1 na quarta de cinzas após a do Grupo Especial”.
Com o passar dos anos, tanto a Liesa no Grupo Especial como a Liga-RJ com a Série Ouro vem fazendo uma série de mudanças no regulamento. Para o próximo carnaval, o presidente da Liga disse que não fez alterações.
“A princípio está tudo mantido. Só estamos mudando a penalidade de concentração e dispersão. O regulamento prevê o rebaixamento de duas escolas para a Superliga e subindo três para Série Ouro”.
As escolas da Série Ouro passam por muitas dificuldades para conseguir fazer um belo desfile na avenida, e isso inclui também a falta de verba. O presidente da Liga-RJ conta se as agremiações vão ter o apoio da Prefeitura e do Estado para isso.
“A Prefeitura está quase certo o apoio, mas com o Estado não. A gente pede um posicionamento do governador, Cláudio Castro para esse subsídio”.
Quem é do mundo do samba quer que todas as escolas tenham boas condições para que possam produzir seus desfiles e isso inclui bons espaços ou melhor, barracões. Os das agremiações da Série Ouro ficam espalhados pelo Centro do Rio e por muitas vezes em situação insalubre e ainda com goteiras em cima das alegorias e fantasias. Para que isso se torne melhor foi realizado um projeto da Cidade do Samba 2. Ao CARNAVALESCO, Wallace Palhares relata sobre como está sendo esse processo.
“O projeto da Cidade do Samba 2 está andando bem, até pelo fato de estar presente no novo Porto Maravilha, que irá derrubar os barracões antigos para poder construir os novos”.
Sobre a venda dos ingressos para assistir o desfile das escolas da Série Ouro em 2023, o presidente deixou claro que está esperando a assinatura do contrato para poder divulgar. Geralmente, o começo das vendas são entre dezembro e janeiro.