Marcelo Alves, presidente da Riotur, concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, no Palácio da Cidade, Zona Sul do Rio, após a prefeitura apresentar sua estrutura para o Carnaval 2019. Ele afirmou que os desfiles da Liesb, que acontecem na Intendente Magalhães, vão ter a mesma estrutura feita para o Carnaval 2018, e que foi elogiada por todos. Sobre a subvenção para todos os grupos, a programação é que caia na semana que vem nas contas das escolas de samba.
“A estrutura da Intendente está mantida e daqui a pouco começamos a montagem. A subvenção de 2019 está programada para semana que vem. Já está tudo certo. Os valores foram liquidados. A Fazenda está nos passando os valores. Acredito que isso aconteça na segunda-feira e já possa cumprir não só com a Liesa, mas com as outras Ligas. Em março já vamos começar a trabalhar a subvenção de 2020. Não tratamos apenas Liesa ou Lierj. O meu desejo é que quando acabar o carnaval, sentarmos e definirmos a subvenção, parcerias privadas, para que o quanto antes se tenha tudo programado”, disse.
Ele negou a Prefeitura do Rio tenha abandonado os sambistas ao cortar a verba para os desfiles em 2018 e 2019.
“A gente vem informando e monitorando a questão orçamentária da prefeitura. Nunca deixamos de querer atender a demanda da subvenção. Porém, a prefeitura tem necessidade de prioridade em relação ao orçamento. Ela depende da entrada de recursos. É uma engenharia financeira para que possa atender as prioridades. Já está pré-definida uma reunião para março para que a gente possa definir essa programação. É um desejo meu e do prefeito”.
O presidente da Riotur demonstrou total apoio a presença do apoio do governador Wilson Witzel aos desfiles das escolas de samba e pregou a união entre todas esferas do poder público.
“O carnaval é de todos. Também é do Estado, porque oferece estrutura de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A gente não tem condição de fazer um evento desse tamanho sem o apoio de todos. É muito grande. São 7 milhões de pessoas e cada vez mais. O Rio de Janeiro é o principal destino do Brasil. Não temo restrição ao governo estadual. O patrocínio da Light se tornou viável devido o apoio do Estado. Precisamos andar juntos. Só seremos potência turística e cultural se estivermos juntos”.
Após o prefeito revelar que ficará no Rio de Janeiro durante o carnaval, Marcelo Alves citou que o Crivella acompanhará toda programação dos órgãos públicos.
“O prefeito vai acompanhar do COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio) o Carnaval 2019. Ele está junto com a gente com toda mega operação para oferecer tudo da mais perfeita ordem”, afirmou Marcelo Alves, que despistou sobre a presença de Crivella no Sambódromo.
“”Aí tem que ver com ele. Eu estarei lá representando o prefeito 24 horas”.