O Império de Casa Verde foi a terceira colocada no último carnaval. A curiosidade principal é que a escola nos tempos recentes prefere desfilar no sábado e isso já está decidido pelas combinações que a Liga promove antes de sortear as ordens. Nos últimos dois anos o ‘Tigre Guerreiro’ bateu na trave e conquistou a terceira colocação. Além disso, no ano do último campeonato, em 2016, foi no sábado o dia que a agremiação se apresentou no Anhembi. Agora, no mesmo dia de carnaval, a comunidade da Zona Norte tentará repetir a dose. O Império de Casa Verde irá divulgar o seu enredo em breve.
Uma escola pronta
O diretor de carnaval do Império, Rogério Figueira (Tiguês), pregou cautela ao falar da ordem que a escola vai desfilar. Para o profissional, não tem diferença. A entidade estará preparada na pista de qualquer maneira.
“Para gente não existe tanta expectativa. A gente sabe que vai desfilar no sábado mesmo e não seremos a última e nem a primeira. A Mocidade é a primeira que escolhe e depois a gente tira a bolinha. Desfilamos praticamente em todas as posições do sábado. Está tranquilo. Não existe expectativa quanto ao horário”, declarou.
Tiguês ainda deu um palpite de colocação e citou o horário de TV como importância e, também, vale ressaltar que o Império foi uma das escolas que mais agitou a arquibancada com seu ótimo samba e bateria. Elogiados no mundo do samba e vencedores do Estrela do Carnaval, prêmio de reconhecimento do CARNAVALESCO.
“Nós vamos desfiar no mesmo estilo em qualquer horário. É claro que por questão de televisão, segunda, terceira e quarta são mais interessantes. De resto está tranquilo”, disse.
Como dito anteriormente, o sábado é o dia preferido da escola. Para o diretor, isso se faz presente não só pela questão do Império desfilar melhor, mas também pelo fato dos componentes estarem mais preparados dentro do que é a cidade de São Paulo e, de fato, o rendimento vem sendo satisfatório.
“É um dia que a gente prefere desfilar. Na sexta-feira, caso você pegue a segunda colocação é complicado por causa da chegada do componente, porque São Paulo para. No sábado a gente considera um dia nobre, entende que o componente está mais animado, ‘sabadão’ de carnaval, o cara não trabalhou na sexta-feira e está mais animado. Por isso a gente prefere o sábado, estamos fazendo bons desfiles nesses dias e é realmente melhor”, contou.
Importância para o carnavalesco
Diferente do diretor de carnaval, o carnavalesco Leandro Barboza mostrou certa ansiedade para saber a ordem do desfile do Império. O pensamento de um artista que desenvolve todo o carnaval pode ser diferente. Engloba toda a concepção de leitura da parte plástica da escola, principalmente Leandro que atua incessantemente no barracão da agremiação, desenvolvendo todos os pilotos e trabalhando na exigência que o Império de Casa Verde impõe em suas alegorias.
“A expectativa é muito grande. Estou torcendo muito para que seja um horário nobre do carnaval. A gente está com um projeto lindo, incrível que em breve vamos estar divulgando. A campeã tem o direito de escolher, certamente vai ser a terceira e o que cair para gente vamos agradecer muito”, diz o carnavalesco.
A parte visual será de suma importância para o próximo carnaval, visto que tudo irá mudar no critério de julgamento. Dentro disso, Leandro está correto em dizer sobre o horário. Se o Império pegar a sexta posição, corre risco de desfilar ao amanhecer. Talvez não seja ruim, mas muda bastante a estratégia de desfile de uma escola.
“Essa questão de horário é muito importante por causa da paleta de cores que a gente vai montar. Estamos com um projeto fechado e começamos os pilotos essa semana, mas pode sofrer mudanças mediante ao horário. Mesmo não sendo a última, nós podemos pegar a penúltima. Se a gente pega o dia amanhecendo temos que pensar em alterar a paleta de cores da metade da escola por causa da luz do dia. Isso é muito importante justamente por esse detalhe”, explicou.
Ao ser perguntado sobre uma posição definitiva e favorita, Leandro deu uma resposta diferente. Praticamente todos no mundo do samba têm aquela sina de não querer desfilar em primeiro ou segundo devido ao argumento do jurado ‘economizar notas’. Porém para o artista, isso não é empecilho. O horário preferido é a segunda posição.
“No carnaval passado nós fomos a quarta a desfilar. Agora estou torcendo pela segunda por causa do horário nobre, mas o que vier estamos prontos para a batalha e pela busca do título”, completou.