InícioGrupo EspecialPorto da PedraPorto da Pedra traz importante morada de Xangô em alegoria

Porto da Pedra traz importante morada de Xangô em alegoria

Com a segunda alegoria representando “Morada de Xangô”, que fala sobre o Ilê Axé Opô Afonjá, a casa da força de Xangô. Com esculturas do orixá e de seus 12 obás, o carro alegórico veio com detalhes em vermelho, branco e dourado como cores predominantes.

Axé! É o que se aplica no significado do segundo carro da Porto da Pedra. Com um trecho do samba dizendo: “Seis para defender, seis para julgar”. Houve uma cisão com o Candomblé da Barroquinha e o Candomblé da Boa Morte, e Mãe Aninha foi quem fundou o Opô Afonjá. Dividindo o poder masculino dentro do terreiro, ela criou o ministério de Xangô tendo 12 ministros.

Para um dos componentes da alegoria, o artista plástico Gustavo Trelling, de 33 anos, desfilar na Porto da Pedra é uma grande felicidade. Com a fantasia representando guerreiros africanos, ele explica sobre a sua função no carro: “Venho como guerreiro africano. Aqui estamos em quatro semi-destaques e um destaque central”.

Animados, era isso que definia o estado dos integrantes que estavam neste carro alegórico. A energia que emanava dos mesmos estava muito forte e a administradora Marcele Bizzo, de 36 anos, era uma dessas pessoas. “A mistura de culturas, a energia do espírito carnavalesco é algo imprescindível e muito legal de se ver também”, conta a integrante. A fantasia da administradora representava a realeza de Xangô.

A tradição dos 12 ministros de Xangô se mantém no Axé Opô Afonjá até hoje. Em entrevista para a equipe do site CARNAVALESCO, a professora de indumentária da Escola de Belas Artes da UFRJ, Samile Cunha, de 61 anos, é destaque da alegoria “Morada de Xangô” e vem representando uma ekedi de Xangô.

Ela revela o conhecimento sobre os ministros de Xangô: “Temos vários artistas e escritores que foram ministros do orixá. Muniz Sodré, Iltásio Tavares que faleceu recentemente também era ministro de Xangô e intelectuais ao longo de todo o século que foram ogãs”.

- ads-

Império Serrano anuncia que Darlin não é mais rainha de bateria da escola

O Império Serrano anunciou nesta sexta-feira que Darlin Ferrattry não segue cono rainha de bateria para o Carnaval 2025. Veja o comunicado da escola. "A...

Carnavalescos da Grande Rio promovem visita mediada em exposição neste sábado

Neste sábado, 02 de março, às 14h, acontecerá uma visita mediada pela exposição "Laroyê, Grande Rio!", em exibição no Museu de Arte do Rio,...

União da Ilha anuncia saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A União da Ilha anunciou nesta sexta-feira a saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Thiaguinho e Amanda. A dupla recebeu o prêmio "Estrela...