728x90
InícioGrupo EspecialPorta-bandeira do Paraíso do Tuiuti estreia circuito de shows e rodas de...

Porta-bandeira do Paraíso do Tuiuti estreia circuito de shows e rodas de samba

Neta de Martinho da Vila, Dandara Ventapane forma dupla com o irmão Raoni no roteiro de 14 apresentações em 9 unidades do Sesc Rio

Nos últimos cinco anos tem sido assim: acaba o Carnaval e Dandara Ventapane troca a fantasia de porta-bandeira e o bailado na Marquês de Sapucaí e sobe ao palco para interpretar um novo papel, o de cantora de samba e herdeira de uma família de bambas. Atual porta-bandeira do Paraíso do Tuiuti, Dandara forma com o irmão Raoni Ventapane uma dupla de samba que já gravou um EP pela Sony, comanda uma roda de samba e logo logo sai em turnê com seu show. E será sob as bênçãos de São Jorge o início da temporada 2023. No próximo dia 23 de abril, feriado dedicado ao santo guerreiro, os netos de Martinho da Vila levam ao palco do Sesc São João de Meriti, a partir de 19h, o show ‘Atravessando gerações’, com repertório baseado no primeiro EP dos irmãos Ferreira, além de grandes sucessos da carreira do avô.

tuiuti enc quilombos 18
Foto: Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

O espetáculo marca o início de um circuito de 14 apresentações que Raoni e Dandara farão em 9 unidades do Sesc Rio, dentro da programação Sesc Pulsar 2023. Entre abril e outubro, os cantores percorrerão vários municípios do estado do Rio de Janeiro, apresentando-se ora com o show ‘Atravessando Gerações’, ora com a roda de samba ‘Canta, canta, minha gente’, projeto que completou cinco anos e marcou a estreia da dupla no roteiro cultural carioca. A estreia da roda de samba será em outra data representativa, o 1º de maio, Dia do Trabalhador, no Sesc São Gonçalo, às 15h.

“É um momento muito especial na nossa carreira cantar no roteiro Sesc Rio, que sempre oferece uma programação de qualidade e possibilita o contato do artista com públicos de todos os cantos do nosso estado”, afirma Dandara. “Esse circuito musical do Sesc Pulsar coincide com uma fase em que nos sentimos mais maduros e queremos mostrar nosso trabalho independente, nossas músicas autorais e os sambistas que nos influenciam, sem perder o clima familiar, essa ligação que nos fez estar aqui hoje, o samba lá de casa, o samba dos Ferreiras, o samba de Martinho”, afirma Raoni.

Show Atravessando Gerações

Com direção musical de Ana Costa, cantora que é madrinha da dupla, e direção artística do tio Martinho Filho, o show Atravessando gerações apresenta um repertório em que as canções do EP homônimo da dupla, gravado pela Sony Music, dividem a cena com obras marcadas pela herança musical da família.

As cinco composições do EP, quatro delas de autoria de Raoni, estão no roteiro: Atravessando Gerações, Seja Feliz (parceria com Ana Costa), Meu Enredo (parceria com Mart´nália e Thiago da Serrinha), Que preta é essa, e Namoradeira, composição lançada por Martinho da Vila em 1995, no disco Tá Delícia, Tá Gostoso.

Obras antológicas do avô também desfilam no palco, entre elas Canta, Canta, Minha Gente e Casa de Bamba. Outro destaque é Odilê, Odilá, de João Bosco e Martinho, em que a dupla de irmãos divide a interpretação com o avô no mais recente álbum do artista, Mistura Homogênea.

Ninguém fica parado com a set list, que abriga ainda obras consagradas da tia Mart’nália e autores como Reinaldo e Arlindo Cruz, além de nomes da nova geração, como Ferrugem.

O show percorrerá 8 unidades do Sesc: São João de Meriti (23/04), Duque de Caxias (29/04), Madureira (30/06), Nova Iguaçu (07/07), São Gonçalo (15/07), Niterói (21/07), Valença (Teatro Rosinha de Valença, 04/08) e Ramos (20/10).

Roda de samba Canta, Canta, Minha Gente

Foi com o formato de roda de samba que a dupla Raoni e Dandara Ventapane começou a carreira. Com o ritmo marcado na palma da mão, eles vão colocar todo o mundo pra cantar e sambar ao som de grandes sucessos do gênero. A influência feminina no repertório dos irmãos entra na roda com Dona Ivone Lara e Jovelina Pérola Negra, em clássicos como Foram me chamar, Sonho Meu e Sorriso Aberto.

Da obra de Martinho da Vila, estão lá Ex-Amor, Disritmia e Canta, Canta, Minha Gente , entre outras. Sucessos consagrados nas rodas de partido alto e de novas gerações de sambistas também marcam presença, caso de Nossa Escola, verdadeiro hino de exaltação a grandes partideiros, surgido nas rodas de samba, que se reveza com obras antológicas de nomes como Almir Guineto, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.

A dupla de sambistas entra em cena escoltada por uma banda formada por músicos que os acompanham pelas rodas de samba (cavaco, banjo, violão e percussão) e, ainda, pela mãe Analimar Ventapane (vocais e percussões) e o irmão mais novo Guido Ventapane (percussão).

A roda Canta, Canta, Minha Gente fará seis apresentações, sempre às 15h, nas seguintes unidades do Sesc Rio: São Gonçalo (1º/05), Niterói (12/08), Tijuca (13/08), São João de Meriti (18/08), Nova Iguaçu (27/08) e Madureira (16/10).

- ads-

Com Milton Nascimento presente, comunidade da Portela faz bonito em nova noite inspirada de Gilsinho

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...

Com muita energia e quesitos bem trabalhados, a Vila Isabel soltou o bicho e deu um baile de alegria no teste de luz e...

Por Guibsom Romão (Colaboraram Allan Duffes, Freddy Ferreira, Luan Costa, Lucas Santos, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...

Arrebatadora, Mangueira mostra potência no chão da comunidade e excelência nos demais quesitos

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...