Por Alberto João, Eduardo Fonseca e Lucas Santos. Fotos: Allan Duffes

unidos padre miguel final 2020 158

A parceria de Samir Trindade, JR Beija-Flor, Ribeirinho, Guto Biral, Davi Show Serrinho, Ricardo da G. Braga, Dilson PS Medeiros e Rômulo Presidente teve que ter muita ginga para vencer a disputa de samba-enredo da Unidos de Padre Miguel, na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado, na Vila Vintém. No ano que vem, o carnavalesco Fábio Ricardo apresentará o enredo “Ginga” e a agremiação será a sexta a desfilar no sábado de carnaval pela Série A.

“Vitória muito importante por conta das parceiras que estavam aqui hoje. Conseguimos sair vitoriosos com esse samba que emocionou a todos de Padre Miguel desde o início. Escolhemos um personagem para contar a história deste samba. O Negro, o capoeira”, disse o compositor Samir Trindade, que conquistou seu terceiro triunfo na UPM. Ele já tinha vencido em 2016 e 2017.

* VEJA AQUI GALERIA DE FOTOS DA FINAL

“Esse é muito especial, porque é quarta vitória aqui. Ganhei em 2017 e 2018. Ano passado saí daqui muito triste, mas ganhamos esse ano”, comemorou o compositor Ribeirinho.

“A emoção não dá pra descrever, estou muito feliz. Primeira vez em final na Padre Miguel, primeira vitória”, comentou o compositor Guto Biral.

unidos padre miguel final 2020 153

‘Unidos de Padre Miguel faz desfile para ganhar’, diz diretor 

Cícero Costa, diretor de carnaval da UPM, revelou ao site CARNAVALESCO que a escola prepara um grande projeto para 2020.

“Nosso projeto está sendo feito maliciosamente. Vamos procurar fazer o que está no papel. Claro que sempre com uma carta na manga. A UPM é uma escola de comunidade. Vamos levar quatro carros e entre 1700 e 1800 componentes”.

unidos padre miguel final 2020 146

Respeitando a importância da Imperatriz Leopoldinense, Cícero comentou como será desfilar após a escola de Ramos.

“A disputa será na pista. Respeitando as 13 escolas do grupo, a Unidos faz desfile para ganhar. Para a escola é um combustível a mais desfilar após a Imperatriz. É o que vou passar para meus componentes”.

unidos padre miguel final 2020 075

Estreante na Unidos de Padre Miguel, o carnavalesco Fábio Ricardo volta a trabalhar em 2020 no carnaval do Rio e disse que estar na UPM e na Série A não faz diferença para o Grupo Especial.

“Independente de Série A ou Especial o mais importante é fazer o que você ama e fazer bem feito. A Unidos de Padre Miguel tem batido na trave nos últimos anos, mas eu não consigo enxergar como uma responsabilidade maior para o meu trabalho. O que eu sinto é o meu prazer de fazer o meu trabalho. Sendo no Grupo de Acesso ou no Especial eu já tenho muito tempo de carnaval, já acompanhei muitas escolas de samba e muitos amigos e colegas. É difícil, mas o carnaval tem que sair. Com criatividade sai. Nem que seja de papel”.

unidos padre miguel final 2020 057

Perguntado sobre a missão de competir com a Imperatriz Leopoldinense, Fabinho elogiou a concorrente.

“Uma forte concorrente como a Unidos de Padre Miguel também é”.

unidos padre miguel final 2020 080

Também estreando na Unidos de Padre Miguel, o intérprete Diego Nicolau já está totalmente adaptado com a comunidade.

“A comunidade aqui é muito atuante. Se você demonstrar amor pelo que eles amam, vão te admirar também. Eu trabalho onde for com muita verdade e vontade de acertar. Aqui não é diferente. Eles me dão uma estrutura muito grande. Eu só tenho que me aprimorar para fazer um grande trabalho. A Unidos de Padre Miguel é uma das, senão a mais esperada da Série A. Vem fazendo grandes desfiles. Para min é importantíssimo. É uma responsabilidade muito grande”, afirmou.

unidos padre miguel final 2020 063

A dupla de mestre-sala e porta-bandeira, Vinicius e Jéssica, carrega grande experiência na escola e em desfiles da Série A. Ao CARNAVALESCO, eles falaram da avaliação dos jurados em 2019.

“Nós tivemos o problema da chuva, enfrentamos a pista molhada. Assim que entramos a chuva deu uma trégua pra gente. Apesar de ainda ter bastante poça na avenida, conseguimos fazer um belo desfile”, avaliou a porta-bandeira.

unidos padre miguel final 2020 052

“A nossa avaliação sobre o desfile de 2019 é bem rigorosa. Foi um atípico. Em reunião na quadra, junto da diretoria revimos todos os erros da escola de ponta a ponta para que em 2020 possamos fazer melhor”, completou o mestre-sala.

O casal elogiou o trabalho do carnavalesco Fábio Ricardo e fez mistério sobre a fantasia para 2020.

unidos padre miguel final 2020 055

“É um cara bem flexível. Tem bastante empatia”, afirmou Vinicius. “Nos deixou bem à vontade”, emendou Jéssica.

Bateria vai representar a capoeira em 2020

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, mestre Dinho fez um balanço do Carnaval 2019 e falou o que pode vir para o desfile de 2020.

unidos padre miguel final 2020 090

“Foi um carnaval que para gente de Padre Miguel não deixou muita saudade, não deixou grandes lembranças. A chuva atrapalhou muito o nosso desempenho. O que ficou foi a nossa recuperação, a nossa determinação, a nossa garra. Para 2020 é apresentar o que a gente preparou para 2019, mostrar toda a recuperação do carnaval passado e ir rumo ao título com garra e vontade”.

Mestre Dinho revelou que a bateria da UPM terá 250 ritmistas em 2020 e representará a capoeira.

Boi vermelho no pavilhão

Em seu tradicional show antes das apresentações dos sambas concorrentes, a Unidos de Padre Miguel brindou o público com um belo espetáculo. O ápice foi quando o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinicius e Jéssica, com as fantasias utilizadas no desfile
de 2019, receberam a bandeira da agremiação com a nova logomarca. A partir de agora, a UPM estampará em seu novo pavilhão, o boi vermelho, um dos primeiros símbolos da agremiação quando foi fundada, em 1957.

unidos padre miguel final 2020 059

“A Unidos jamais perdeu suas raízes. Tanto que nosso terceiro casal vinha com o pavilhão do Boi Vermelho. Agora estamos resgatando esse pavilhão que representa a comunidade. Ela conhece a escola como Boi Vermelho.

Como foram as apresentações dos sambas finalistas

unidos padre miguel final 2020 078

O primeiro samba da parceria de Eli Penteado levou um bom número de torcedores para quadra. Antes do início, eles já cantavam o samba. Quando a parceria abriu o samba o clima esquentou na quadra. Porém, apesar de um ótimo início, a obra foi perdendo força durante as passadas.

unidos padre miguel final 2020 085

Segundo samba da noite a parceria de Thiago Vaz contou com um palco forte com Igor Vianna e Gilsinho na condução do samba. A dupla impulsionou o rendimento da obra que teve um ótimo rendimento, mas que não mexeu com os segmentos da Boi Vermelho de Padre Miguel.

unidos padre miguel final 2020 095

Wander Pires comandou o samba da parceria de Jefinho Rodrigues. Cria da Vintém, o cantor da Mocidade deu show habitual na apresentação. Do lado de fora da quadra muitos fogos na abertura. O cantor forte da torcida conseguiu competir com o som vindo do palco.

unidos padre miguel final 2020 113

A parceria de Samir Trindade foi a quarta a se apresentar. Zé Paulo, com extrema categoria, comandou as duas primeiras passadas sem bateria, cantando sozinho e apresentando a obra de forma perfeita. Performance de um dos maiores cantores da atualidade do carnaval carioca. A exibição prendeu atenção do público e mostrou que mesmo não sendo favorita, não poderia ser descartada da briga pela vitória.

unidos padre miguel final 2020 124

Tinga, o Mister Final, comandou o sacode da parceria de Claudio Russo. O intérprete domina como poucos essa fase de disputa de samba. A obra tomou conta de toda quadra. Uma grande apresentação e que deixou no ar todas credenciais de quem a vitória que estava perto. Na hora do resultado, ela acabou não acontecendo.

unidos padre miguel final 2020 132

Última parceria a se apresentar a turma de Leonardo D’ Vincci cumpriu bem seu papel na decisão da UPM. Thiago Britto comandou bem o palco. A torcida veio animada e conseguiu chamar atenção do público, mesmo após o grande sacode da parceria de Claudio Russo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui