728x90
InícioGrupo EspecialParaíso do Tuiuti faz surpresa para passistas trans de projeto social

Paraíso do Tuiuti faz surpresa para passistas trans de projeto social

Alunas vão desfilar como Eloína dos Leopoardos no desfile oficial

Na noite da última quarta-feira, 15 alunas trans do projeto social “Transcidadania no Samba”, da ANTRA feito em parceria com o Paraíso do Tuiuti, foram surpreendidas e convidadas a desfilar na escola representando a primeira rainha de bateria do Carnaval, Eloína dos Leopardos. Todas estão fazendo aulas de samba no pé na quadra da agremiação desde outubro em uma iniciativa cujo objetivo é proporcionar inclusão profissional de pessoas trans no mercado do carnaval.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

antra tuiuti
Foto: Divulgação/Tuiuti

“Esse enredo tem proporcionando uma energia única no Tuiuti e nós tínhamos que colocá-las nesse desfile. Elas estão empenhadas realizando toda semana aula de samba no pé, então criamos uma ala para que representem a Eloína, que foi a primeira rainha de bateria do Carnaval e é uma travesti”, conta o carnavalesco Jack Vasconcelos.

O presidente da agremiação, Renato Thor, também participou do momento e destacou que o Tuiuti terá uma ala trans daqui pra frente em todos os desfiles.

O projeto Transcidadania no Samba teve mais de 100 inscritas. Além das aulas de samba no pé, está ocorrendo uma oficina de confecção de fantasias e adereços no barracão, na Cidade do Samba.

“Estamos colocando a travestilidade no centro desse enredo. Estamos nos sentimos representadas porque é uma forma de elevar a autoestima e promover a cidadania das trans e travestis. Todos somos Xica Manicongo”, afirma Bruna Benevides, presidente da ANTRA.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) é uma rede nacional que articula em todo o Brasil instituições que desenvolvem ações para promoção da cidadania da população de Travestis e Transexuais.

No próximo Carnaval, o Tuiuti será a segunda escola a desfilar na terça-feira com enredo em homenagem a Xica Manicongo, considerada a primeira travesti não indígena do Brasil.

- ads-

ibis Styles São Paulo Barra Funda oferece um excelente café da manhã e uma vasta culinária peruana nas demais refeições

O hóspede do ibis Styles São Paulo Barra Funda pode desfrutar de um café da manhã servido em forma de buffet, espetacular e muito...

Funcionamento do MetrôRio nesta sexta, sábado e domingo de ensaios técnicos

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para esta sexta, sábado e domingo, com ensaios técnicos e testes de som e luz na...

Componentes da Imperatriz elogiam gestão de Cátia Drumond e comemoram boa fase da escola

O CARNAVALESCO conversou com os componentes da Imperatriz na concentração, pouco antes do início do ensaio técnico na Sapucaí. O tema foi a atual...