InícioGrupo EspecialParaíso do Tuiuti apresenta abre-alas imponente em desfile sobre João Cândido

Paraíso do Tuiuti apresenta abre-alas imponente em desfile sobre João Cândido

Alegoria remetia ao período da abolição da escravização

O carro abre alas do Paraíso do Tuiuti veio para Avenida representando a “República. Abre as asas sobre nós, um novo velho por vir”, a história do carro abordou como a escravidão havia sido abolida por lei pouco tempo antes da Proclamação da República brasileira. Ainda ecoava altivamente na sociedade a herança de um período escravista de horror e as consequências de uma abolição que não foi feita de forma correta. O pensamento elitista de exclusão continuou à galope como um soldado fiel do país. O hino da República que se instalava, de autoria de José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque e Leopoldo Miguez, bradava versos como: “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Nós nem cremos que escravos outrora tenha havido em tão nobre País… Hoje o rubro lampejo da aurora Acha irmãos, não tiranos hostis. Somos todos iguais!” Parecia alvissareiro. Mas nem tanto. Os pais de João Cândido Felisberto ainda eram escravizados quando ele nasceu. Mesmo “libertados”, continuaram a viver na mesma fazenda e trabalhando para o mesmo senhor. E essa era a realidade da maioria da população que foi jogada a própria sorte após a assinatura da lei Áurea e que a águia republicana e patriótica não conseguiu, ou nunca quis, acolher e lhes dar condições de dignidade. O poder mudou de mãos, mas a elite do país seguia tendo suas riquezas produzidas e sustentadas pelo povo. Para a população pobre, marginalizada, a república era uma novidade que já raiava velha no horizonte do Brasil.

As esculturas e algumas partes do cortejo do abre-alas tinham um aspecto envelhecido. A coroa, símbolo da agremiação, está presente contextualizando que vários conceitos e símbolos da época colonial e monárquica forma preservadas, como, por exemplo, as cores verdes. O site CARNAVALESCO conversou o diretor de carnaval, André Gonçalves, sobre o Carnaval 2024 da Paraíso do Tuiuti: “É uma nova expectativa para o nosso Paraíso do Tuiuti, mas para sim apresentar também a todos que o Tuiuti chegou, o Tuiuti chegou para fazer um belíssimo carnaval, para se apresentar na posição que ela está. Ela está e apresentar a todos que nós entramos num aquário de tubarões, um peixinho entrando num aquário de tubarões e fazendo bonito, indo lá nas profundezas, junto com o nosso João Cândido.”

A escola de São Cristóvão entrou na avenida homenageando a vida e história de João Cândido, que se empenhou na luta contra os maus-tratos, a má alimentação e as chibatadas sofridas pelos homens negros na Marinha do Brasil.

“Então essa aí foi uma grande surpresa da Paraíso do Tuiuti, viemos esse ano numa posição que teríamos que apresentar um belíssimo carnaval, e esse belíssimo carnaval já começa sendo apresentado pelo nosso abre-alas. Essa proporção aí de 140 metros, são três acoplados, três de pés na frente do carro, praticamente eu vou pegar todo o setor um ali para poder fazer essa montagem desses carros”, comentou André.

Sobre as suas expectativas para o resultado do carnaval, André revelou: “Expectativa está muito grande, não vou mentir, a gente fica um pouquinho nervoso com aquele calafrio, mas está tudo certo, vamos embora, Papai do Céu vai nos ajudar, nossos orixás vão estar à frente, exu abrindo os caminhos, vai dar tudo certo.”

- ads-

Ao vivo: sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio

https://www.youtube.com/watch?v=OPepqf6oZ_4

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel tem nova coreógrafa para o Carnaval 2025

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta quinta-feira (23) a contratação de uma nova coreógrafa para o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira,...

Em busca do bi da Viradouro, Julinho espera repetir encerramento dos desfiles, enquanto Priscilla Mota não tem posição preferida

Campeã do Carnaval de 2025, a Viradouro vem em busca do bicampeonato. Com enredo já anunciado, a escola quer agora saber em que posição...