Segundo Gabriel, a Liesa deixará de lado o modelo de ensaios semanais. Em seu lugar, serão promovidas quatro semanas consecutivas de programação oficial na Passarela do Samba, com direito a dois fins de semana de ensaios com som e luz em padrão de desfile, seguidos pelo próprio carnaval competitivo e o Sábado das Campeãs.
“Vamos reduzir o desgaste dos desfilantes e dar mais tempo para as escolas se prepararem nos seus próprios territórios — quadras e ruas. Nos ensaios técnicos na Sapucaí, vamos testar o som duas vezes por escola. Vão ser dois fins de semana seguidos, sempre sexta, sábado e domingo, com quatro escolas por dia. Teremos quatro fins de semana seguidos de carnaval na Sapucaí”, explicou Gabriel durante participação no podcast SambaPod.
A entrevista completa com Gabriel David vai ao ar nesta sexta-feira (1º de agosto) no canal oficial do SambaPod, apresentado por Thiago Ferreira, Kleyton Macedo, Marquinho Passos e Carila Matzenbacher. O conteúdo estará disponível a partir das 13h, no YouTube e no Spotify, através do canal Batuque Digital.
O som da Marquês de Sapucaí, alvo de críticas recorrentes nos últimos carnavais, está prestes a passar por uma transformação definitiva. Em entrevista ao podcast “Sambapod”, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, revelou que uma nova estrutura de áudio está sendo testada com o objetivo de revolucionar a experiência sonora dos desfiles.
A proposta vai muito além de ajustes técnicos: trata-se de um redesenho completo de como o áudio é operado durante os desfiles. Segundo o presidente da Liesa, o novo modelo elimina completamente o uso do tradicional carro de som, peça central da condução musical das escolas desde os primórdios do Sambódromo.
“Há três semanas, tivemos uma bateria na Sapucaí. Montamos um som inteiro. Fizemos uma nova testagem, com som radicalmente diferente. Tudo será absolutamente novo. Não teremos mais carro de som. Será todo mundo com fone, o pessoal terá o retorno ali, por questão operacional”, contou Gabriel.
O operador de som da Sapucaí, segundo Gabriel, já havia identificado que o carro de som representava apenas um custo, sem oferecer ganho efetivo na operação sonora. A reformulação inclui mudanças em todos os componentes: caixas de som, sistema de conexão, mesa de áudio e o retorno para os músicos e intérpretes.
O desenvolvimento do novo modelo contou com a colaboração de profissionais altamente especializados da área musical e integrantes das próprias escolas de samba, em um esforço coletivo para enfrentar um dos maiores gargalos técnicos do espetáculo carnavalesco.
A proposta da Liesa pode representar uma mudança de paradigma na forma como o maior espetáculo da Terra é sonorizado. A promessa é que a inovação melhore a clareza do som, reduza problemas técnicos e amplifique a qualidade musical dos desfiles, algo reivindicado há anos por sambistas, intérpretes e amantes do carnaval.
A azul e branca de Cavalcanti está em festa! A Em Cima da Hora anunciou, nesta quinta-feira, pelas redes sociais, que Maryanne Hipólito é sua nova rainha de bateria para o Carnaval 2026. Reconhecida por sua presença marcante nos desfiles, Maryanne assume o posto à frente da bateria “Sintonia de Cavalcanti”, prometendo reforçar a força e a elegância da agremiação na Marquês de Sapucaí.
Figura querida no mundo do samba, Maryanne já brilhou em outras agremiações e chega à Em Cima da Hora com a missão de energizar ainda mais a bateria. A coroação deve ser celebrada em evento oficial nas próximas semanas.
A chegada da nova rainha marca também um novo momento para a escola, que vem se reestruturando e fortalecendo seus segmentos em busca de um grande desfile na Série Ouro em 2026. Com o enredo ainda a ser divulgado, a Em Cima da Hora aposta na representatividade e no carisma de Maryanne para conquistar o público.
Na publicação oficial, a escola exaltou a trajetória da nova majestade: “ELA É RAINHA! 👑 Maryanne Hipólito é a nova rainha de bateria da Em Cima da Hora! Com paixão, talento e representatividade, Maryanne Hipólito se consagrou como um dos grandes nomes do Carnaval carioca. Sua presença na avenida é sinônimo de força, elegância e profunda conexão com as raízes do samba, e por isso é a mais nova Rainha de Bateria da Sintonia de Cavalcanti. Seja Bem-vinda, Rainha! Cavalcanti está em festa”.
Na noite da última terça-feira, a Casa Savana, no Centro do Rio, se tornou espaço de memória, afeto e celebração. A escritora Conceição Evaristo e a cantora e compositora Leci Brandão participaram da roda de conversa “As coisas que mamãe me ensinou”, parte do programa formativo “Mora na Filosofia”, da Festa Literária das Periferias (FLUP), com mediação da jornalista Flávia Oliveira. O encontro terminou em clima de festa, com a chegada do casal de Mestre-sala e Porta-bandeira do Império Serrano, além de passistas, bateria e cantores do Reizinho de Madureira e também da Unidos de Bangu, transformando a noite em um verdadeiro esquenta para a Sapucaí. Com as duas escolas preparando homenagens às artistas no Carnaval 2026, o diálogo celebrou a força do matriarcado do samba e da escrevivência como práticas vivas de construção da memória coletiva.
Homenageada pelo Império Serrano com o enredo “Ponciá Evaristo: Flor do Mulungu”, Conceição refletiu sobre o entrelaçamento entre literatura e samba. “Pensar que o enredo de uma escola parte da minha escrita é um caminho duplo. É perceber que a literatura tá na vida. É da vida das pessoas que marcam esse espaço de resistência onde um povo se faz”, declarou a escritora.
Essa não é a primeira vez que a escrevivência da autora mineira chega ao mundo do samba. Em 2019, a Acadêmicos da Abolição levou à Intendente Magalhães o enredo “Conceição Evaristo — a escrevivência abolicionista em versos, poemas e contos”. Em tom bem-humorado, Conceição também compartilhou sua alegria com a homenagem na Sapucaí. “Hoje eu paro em frente ao espelho e pergunto: Espelho, espelho meu, existe alguém mais besta do que eu?”, disse, arrancando risos e aplausos da plateia.
“Pé quente” na avenida
Leci Brandão também será homenageada pela segunda vez na avenida. Em 2012, teve sua trajetória contada pela Acadêmicos do Tatuapé, em São Paulo, ano em que a escola ascendeu ao Grupo Especial. “Tive a oportunidade de ver a minha história contada na avenida. A Tatuapé já vinha desfilando em São Paulo, mas só chegou ao Especial quando nós fomos enredo. De lá pra cá, nunca mais saiu do Especial”, lembrou, sob os gritos de “pé quente” do público.
Agora, prestes a completar 81 anos, Leci será tema da Unidos de Bangu, com o enredo “As coisas que mamãe me ensinou”. A escola da Zona Oeste homenageia não apenas a cantora e compositora, mas também a deputada estadual que se tornou ícone da luta por igualdade e justiça social.
“Saber que a Unidos de Bangu vai fazer um enredo para mim é muito forte. No Rio de Janeiro, participei, de forma indireta, do enredo que falava sobre Marielle Franco e que fala de Lecis e Jamelões. Foi o ano que, pela primeira vez, eu saí num tripé e estava vestida de branco representando Luísa Mahin. Devo isso à Mangueira”, contou, antes de cantar um trecho de “História pra ninar gente grande”, samba-enredo campeão do Grupo Especial carioca de 2019.
Celebração em ritmo de samba
A conversa terminou em clima de festa com um momento especial: a entrada do casal de mestre-sala e porta-bandeira do Império Serrano, Matheus Machado e Maura Luiza, que apresentaram o pavilhão da escola. Em seguida, integrantes das duas agremiações que homenagearão as artistas em 2026, Império Serrano e Unidos de Bangu, invadiram a Casa Savana com o brilho de suas baterias, passistas e cantores, transformando o encontro em um verdadeiro esquenta para a Sapucaí.
Da roda de conversa à festa literária
Mais do que antecipar as homenagens do próximo Carnaval, o encontro na Casa Savana esquentou os tamborins para a 15ª edição da FLUP, que será realizada entre 17 e 23 e entre 27 e 30 de novembro de 2025, na sede da Central Única das Favelas (CUFA), em Madureira.
Com o tema “Ideias para Reencantar o Mundo: Escrevivências, Sonhos e Batidões”, a próxima edição da FLUP propõe uma celebração do legado político, musical e poético do Caribe e sua influência sobre a diáspora africana no Brasil. Conceição Evaristo será a autora homenageada.
Os moradores da Mangueira tiveram ainda uma boa notícia: vão ganhar o Boulevard Mangueira, uma nova área de convivência, incluindo a revitalização do Polo Gastronômico Mestre Delegado. O Boulevard terá, entre outros, banheiros públicos, estacionamento para mototaxistas e pátio coberto, inclusive, para apresentação da própria escola de samba. O Polo Mestre Delegado, contará com 66 quiosques de alimentos e bebidas e será reformado em cerca de seis meses.
“Essa obra tem um aspecto turístico que é muito importante, já que a Mangueira é um ícone da cultura carioca. Por isso, é importante que se requalifique esse espaço”, ressaltou o prefeito Eduardo Paes.
Os comerciantes receberão ambientes mais modernos, seguros e com instalações adequadas para o preparo das comidas e petiscos, venda de bebidas e atendimento ao público. Normalmente, o atendimento é durante a parte da tarde e à noite, horário de funcionamento dos quiosques, em frente à quadra da Mangueira.
“Além do Boulevard, na fachada, vamos fazer um painel, da quadra até o Minha Casa Minha Vida, com as celebridades da escola, em memória das pessoas que fazem parte da Mangueira e da história dessa comunidade”, disse o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
A reforma vai contemplar a pintura e a recuperação da fachada de Visconde Niterói, promovendo pertencimento e valorização cultural, mantendo as cores tradicionais da escola na identidade visual. O investimento será de R$ 14 milhões. O Polo Gastronômico Mestre Delegado foi inaugurado em 2013 pelo prefeito Eduardo Paes.
Compositores: Moisés Santiago, Pedrinho da Flor, Gilmar L. Silva, Leonardo Gallo, Orlando Ambrosio, Zeca do Cavaco, Alexandre Cabeça, Bruno Dallari, Marquinho Bombeiro e D’Miranda
TRAÇOS NO PAPEL, DOM DA CRIAÇÃO
DÁDIVAS DO CÉU, LEVA MAGIA PRO MUNDO INTEIRO
VERMELHO E BRANCO DEU ROSA NO MEU SALGUEIRO
FOLHA SOB FOLHA UMA IMENSIDÃO
PÉTALA POR PÉTALA A FLOR SE ABRIU
ANJOS EM BARROCO ANUNCIAM:
A PROFESSORA DO MEU BRASIL
AS LETRAS DESPERTAM, OS LIVROS SE ABREM
A BIBLIOTECA É FEITO OCEANO
NOS VENTOS A ARTE INVADE
À REALEZA NA MESA BRINDAMOS
BUMBUMPATICUMBUM NO REIZINHO GLORIOSO
DANÇANDO NO ARRAIÁ DA PRINCESA DE NOEL
EM LINDOS RAMOS DESABROCHA ESSE PAÍS
NA LEOPOLDINA…IMPERATRIZ
GIRA NO MEU FAZ DE CONTA
A MENTE APRONTA O QUE O POVO INVENTAR
BONECAS DE PANO FALANDO
A BRUXA SAMBANDO NUM SONHO SEM FIM
NA VIDA É SÓ DIZER: PIRLIMPIMPLIM!
DE LÁ PRA CÁ, DAQUI PRA LÁ EU NAVEGUEI
AVENTURAS AQUARELAS, SUAS FLORES FEITO TELA
GANHAM A SAPUCAÍ…FOI NO TITITI!
BRASIL QUE DEVORA ONDE A PISTA TEM DONA
DESFILA A HERDEIRA DE ARLINDO E PAMPLONA
NO RIO VIROU CASO DE AMOR
UM ROSA SEM ESPINHOS PRO MEU PAI XANGÔ
BALANÇA A ROSEIRA! FERVE O CALDEIRÃO!
AVENIDA INTEIRA MAREJADA DE EMOÇÃO
LÁ VEM SALGUEIRO NO PERFUME DAS MANHÃS
RAIZ DE ROSA MAGALHÃES!
Compositores: Paulo Cesar Feital, Ian Ruas, Benjamin Figueiredo, Luiz Fernando, Márcio Pessi, Zé Carlos, Bruno Papão, Vagner Alegria, Dredi, Ygor Leall
SÓ AQUI NO RIO DE JANEIRO
NASCERIA UMA ROSA
DAS RAIZES DE UM SALGUEIRO
A IMORTALIDADE DAS PALAVRAS E DA CRIAÇÃO
MENINA DOS LIVROS, FLOR EM BOTÃO
CADA ESTANTE ABRIA PORTAIS
TEMPLOS DE SABEDORIA
VIRANDO AS FOLHAS PARA TE DESENHAR
VENTOS DA ACADEMIA
E A VIDA FEITO GIRASSOL SE FEZ FANTASIA
NO REINO DO FAZ DE CONTAS, IMPERIOS A DESCOBRIR
O NOSSO SAMBA MINHA GENTE É ISSO AÍ (BUM BUM)
BAILAM PRINCESAS EM MELODIAS NO AR
GIRAM LOUÇAS E BAILARINAS
UM LEQUE DE CORES TÃO GENIAL, DA PROFESSRA DO CARNAVAL.
NOBRES DE LÁ PRA CÁ, NATIVOS DAQUI PRA LÁ
PELA RUA DO OUVIRDOR UM JEGUE APARECEU
A COR DE BREASAIL, PIRATAS E ARLEQUINS
A NATUREZA DE UM PAÍS QUE SE RECONHECEU
ATE QUE EMILIA E OS ANJOS TE ENCATARAM
FEITO PIRLIMPIMPIM
SAUDADE…
PALAVRA QUE NASCE NO FUNDO DO PEITO, NÃO TEM TRADUÇÃO
QUEM DERA SÓ MAIS UM DESFILE, MAS UM FIGURINO, MAIS UMA LIÇÃO
UM PAPO TOMANDO CAFÉ
DAQUELE JEITINHO QUE NOS FEZ TE AMAR
SALGUEIRO
VAI SER IMPOSSIVEL NÃO SE EMOCIONAR
SALGUEIRO… IMPOSSIVEL NÃO SE EMOCIONAR!
VERMELHO E BRANCO JUNTEI DEU ROSA
NO SASSARICO DA MARQUES DEU ROSA
PLANTEI NO MEU CORAÇÃO
O SONHO VAI FLORESCER
FELICIDADE NO AMANHECER
Compositores: Rafa Hecht, Samir Trindade, Thiago Daniel, Clairton Fonseca, Fabrício Sena, Deiny Leite, Felipe Sena, Ricardo Castanheira, JP Figueira e Deco
Eu viajei nos rococós da ilusão
Arte que me inspirou
Reencontrei, no mundo de imaginação
Memórias que você criou
Dos livros revi personagens
Barrocas imagens de tantas lembranças
Na mesa, o alto luxo da nobreza
Rei, princesa e a imperatriz
Ao visitar meus sonhos de faz de conta
Me desenhei criança, voltei a ser feliz
Que ti-ti-ti é esse pelo mundo a me levar?
Naveguei sem sair do meu lugar
Aportei no dia 22 de abril
À sombra de um pau-brasil
Assim descobri meu país
Fauna e flora, pelo seu olhar
Os donos da terra brasilis…
Um jegue me fez balançar…
Nas prateleiras do lado de cá do Equador
Devorei a nação
Andar na Ouvidor virou caso de amor
Pro meu coração
Mestra, você me fez amar a festa
E eu virei carnavalesco
Sonhei ser Rosa, te faço enredo
Mestra, você me fez amar a festa
Tantos alunos por aqui
Segue o legado na Sapucaí!
Professora volta pra Academia
Traz Pamplona e Arlindo pra celebrar
Não esquece João, é desse terreiro
Revoluciona outra vez, Salgueiro!
Compositores: Xande de Pilares, Fred Camacho, Betinho de Pilares,
Renato Galante, Miguel Dibo, Jorginho Via 13, Jefferson Oliveira,
Jassa, João Diniz e W. Corrêa
Rosa dos bons ventos, teus ensinamentos
Sopram o perfume das manhãs
Na biblioteca popular
Vamos navegar com nossa Rosa Magalhães
Rainha do era uma vez, Princesas e Reis
E toda corte segue à sua sorte
Autora que pensa e fala por nós
Dá vida aos heróis, reencontra Dom Quixote
O mar em revolta, soldados na escolta
Avisto piratas e fecho as comportas
Meu passado infantil pede passagem
Eu vou com a turma do sítio por essa viagem
Em além-mar fiquei ao léu
Só via o céu e o porto da utopia
Achei o jegue que estava escondido na história
Na trajetória dessa nostalgia
Sob os encantos, cheio de brasilidade
Me fiz amante, pra contar toda beleza
Da natureza qual desabrocha rosa
Coletânea honrosa de vitória e sutileza
O modernismo chegou…carnavália
A passarela abraçou a tropicália
Paticumbum prugurundum e aquela festa no arraiá
Mil traços de amor e a rosa no altar
As referências no jardim da excelência
É docência pra eternizar
À Rosa imortal, a poesia
É teu o carnaval da academia
Não há argumento que negue o fato
EU SOU SALGUEIRO E FIM DE PAPO!