Início Site Página 221

Popularidade dos Cassinos Online no Brasil: Uma Análise do Impacto Social

Para as pessoas modernas, a crescente procura por entretenimento de jogo é um facto óbvio. Todos os anos, mais e mais playgrounds são abertos, oferecendo uma ampla gama de entretenimento, desse modo, surge uma questão lógica: oq é Brazino e por que vale a pena utilizar seus serviços? O Barzinho é uma plataforma confiável para jogadores brasileiros, que coopera com os principais provedores de entretenimento de jogos de azar.

Em seu catálogo estão disponíveis jogos com altos retornos e modos de bônus nos quais as chances de ganhar serão máximas. Você só precisa decidir os limites de aposta e, em seguida, lançar o slot de seu interesse e buscar grandes ganhos.

Antecedentes e características e desenvolvimento dos cassinos no Brasil

Os avanços na tecnologia e no acesso à Internet permitiram que as plataformas de jogos se tornassem parte da vida cotidiana. Não só jogadores profissionais, mas também iniciantes podem utilizar os serviços dos portais digitais. Os cassinos online representam uma etapa moderna no desenvolvimento do entretenimento de jogos de azar no Brasil, que passou por uma longa e complexa história de formação. Durante décadas, o governo regulamentou a indústria do jogo de forma muito estrita, houve vários inclusive períodos na vida do país em que qualquer jogo foi proibido. Sob pressão da opinião pública e das tendências globais, a situação começou a mudar em favor de uma maior liberdade no mercado de jogos de azar.

O surgimento dos casinos online tem permitido aos residentes do país diversificar os seus momentos de lazer, o que dispensa sequer a saída do próprio apartamento. Apesar de os sites de jogos de azar físicos permanecerem semilegais, os jogadores podem tirar proveito dos melhores slots ou jogos com dealers ao vivo usando plataformas online.

Os cassinos que desejam conquistar uma excelente reputação entre os visitantes certamente levarão em consideração as preferências do público brasileiro, desse modo, slots exclusivos, bônus em dinheiro real ou sistemas de pagamento populares ficam disponíveis para os jogadores. Tudo isso permite fazer apostas e receber ganhos sem perder nada em termos de conforto.

Razões sociais para a popularidade dos casinos online

A popularidade dos cassinos online no Brasil pode ser explicada por vários fatores. Os aspectos sociais desempenham um papel importante no desenvolvimento do mercado de jogos de azar no país:
● Comodidade e conforto – Ao contrário dos casinos tradicionais, os portais online permitem aos jogadores desfrutar do jogo a qualquer hora e em qualquer lugar, isso é especialmente atraente para os usuários que moram longe das grandes cidades onde os cassinos físicos não estão disponíveis;
● Acessibilidade tecnológica – Com o desenvolvimento dos smartphones e a difusão da Internet de alta velocidade, jogar em casinos se tornou muito mais fácil. Para reduzir o nível de pressão no trabalho, os jogadores podem voltar sua atenção para o entretenimento a qualquer momento;
● Redes sociais e marketing – Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para promover serviços de casino. As redes sociais populares atraem um grande número de novos jogadores. Os próprios grupos dos casinos online no Instagram ou Facebook contribuem para a formação de uma comunidade de jogos. Eles não falam apenas sobre novas promoções ou adições ao catálogo de jogos, como também discutem estratégias ou recursos de ativação e aposta de diversos bônus.

Não se esqueça dos recursos interativos e torneios. Os casinos online atraem jogadores não só pela oportunidade de ganhar dinheiro, como também pela interação com outros jogadores. Os usuários podem se comunicar entre si, participar de torneios e competir, o que garante maior engajamento.

O impacto da popularidade do casino online na sociedade

A crescente popularidade dos cassinos online tem um impacto significativo nas relações sociais no Brasil. O jogo está a se tornando componente significativa da vida quotidiana e, portanto, não pode deixar de afetar o comportamento social humano. Com a crescente procura por serviços de casino online, a responsabilidade por parte dos sites também aumenta, por isso, estes adoptam métodos eficazes para contrariar o desenvolvimento do vício do jogo e promover uma atitude racional em relação ao jogo.

Os usuários que passam muito tempo jogando tentam encontrar pessoas que pensam como você, com quem será interessante compartilhar seus pensamentos e ideias sobre apostas. Para isso, podem ser utilizadas não apenas redes sociais ou fóruns, como chats dentro do jogo, estes últimos encontrados dentro de slots ou jogos com dealers ao vivo. Outro aspecto socialmente significativo é o aumento do número de empregos, bem como o crescimento das receitas fiscais. Muitas vezes, os grandes casinos implementam grandes projetos sociais, incluindo a realização de competições ou a melhoria das infraestruturas existentes.

Podemos notar que a popularidade dos cassinos online no Brasil continua a crescer, o que se deve em grande parte aos avanços tecnológicos, bem como a aspectos sociais mais profundos. A atitude correta em relação às apostas, Em nossa opinião, pode não só trazer emoções positivas, como também contribuir para a formação de novos laços sociais.

Guia para jogar Aviator no 888Bets em Moçambique

jogar 1

O jogo Aviator rapidamente se tornou um jogo de crash popular no 888Bets devido à sua mecânica simples, mas emocionante. A essência do jogo Aviator é direta, mas requer tempo e estratégia cuidadosos. Os jogadores verão um avião ganhando altitude suavemente na tela. Simultaneamente, a taxa de pagamento aumenta, o que significa que as recompensas potenciais aumentam conforme o avião sobe. O desafio é pressionar o botão de saque precisamente na hora certa; fazer isso garante uma vitória e a taxa de pagamento atual. Porém, se o jogador se atrasar e o avião sair da tela, isso resultará em perda e não haverá recompensa.

Algoritmo por trás do Aviator

O algoritmo que alimenta o jogo Aviator no 888Bets é baseado em um gerador de números aleatórios, garantindo aos jogadores uma experiência de jogo justa e transparente. Um gerador de números aleatórios (RNG) é um sistema digital projetado para produzir uma sequência de números ou símbolos que não podem ser razoavelmente previstos melhor do que por acaso. Este sistema garante que os resultados de cada rodada do Aviador sejam independentes e imparciais, dando a cada jogador oportunidades iguais de sucesso com base apenas no seu timing estratégico.

Como começar a jogar Aviator no 888Bets em Moçambique

Todos os entusiastas de apostas em Moçambique já ouviram falar do 888Bets, uma plataforma renomada por sua variedade de jogos e oportunidades de apostas gratificantes. O jogo Aviator se destaca, atraindo tanto novatos quanto jogadores experientes para sua jogabilidade estratégica e emocionante. Para aqueles interessados ​​em experimentar a adrenalina do Aviator 888Bets, este guia explicará as etapas essenciais para começar sua jornada de apostas.

Processo de registro no 888Bets

Registrar uma conta no 888Bets é o primeiro passo para se envolver com o jogo Aviator. Criar uma conta é simples e requer apenas alguns minutos do seu tempo. Abaixo estão as etapas para configurar sua conta rapidamente:

  1. Visite o site oficial do 888Bets: comece inserindo a URL oficial no seu navegador para acessar a plataforma.
  2. Selecione a opção de registro: procure o botão “Registre-se” localizado em destaque na página inicial.
  3. Insira as informações necessárias: preencha o formulário de registro fornecendo detalhes precisos, como seu nome completo, endereço de e-mail, data de nascimento e informações de contato.
  4. Escolha uma senha segura: crie uma senha forte para sua conta para garantir que ela permaneça segura.
  5. Concorde com os termos e condições: leia e aceite os termos e condições da plataforma para prosseguir.
  6. Conclua o processo de registro: envie seu formulário de registro para finalizar a criação de sua conta. Você receber um e-mail de confirmação para verificar suas informações.

Fazendo um primeiro depósito no 888Bets

Após o registro bem-sucedido, a próxima etapa é financiar sua conta fazendo seu primeiro depósito. Depositar fundos é essencial, pois permite que você faça apostas e participe de jogos como o Aviator. O seguinte descreve o procedimento de depósito:

  1. Faça login em sua conta 888Bets: use suas novas credenciais para fazer login em sua conta na plataforma.
  2. Navegue até a seção Depósito: Após fazer login, localize e clique no botão “Depósito”, encontrado na seção de caixa.
  3. Escolha um método de pagamento: Selecione seu método de pagamento preferido na lista de opções seguras e convenientes disponíveis.
  4. Insira o valor do depósito: Especifique o valor que deseja depositar em sua conta 888Bets.
  5. Confirme a transação: Siga as instruções para concluir a transação, garantindo a precisão em cada etapa para evitar erros.
  6. Verifique o sucesso do depósito: Após o processamento, verifique o saldo da sua conta para garantir que os fundos foram creditados.

Fazendo sua primeira aposta no Aviator

Com sua conta registrada e financiada, você está pronto para fazer sua primeira aposta no Aviator. Este processo envolve selecionar apostas e se envolver com a mecânica do jogo para tentar prever o momento ideal para sacar. Veja como você pode fazer sua aposta inicial:

  1. Acesse o jogo Aviator: Vá para a seção de jogos e selecione Aviator para abrir a interface do jogo.
  2. Entenda a tela do jogo: familiarize-se com o layout, observando o plano ascendente e o multiplicador de pagamento.
  3. Defina o valor da sua aposta inicial: escolha o valor a ser apostado ajustando os controles no painel de apostas.
  4. Comece o jogo: inicie a rodada confirmando sua aposta e observando a trajetória do avião.
  5. Monitore a taxa de pagamento: conforme o avião sobe, observe a taxa de pagamento crescente exibida na tela.
  6. Decida o momento do saque: quando estiver pronto, clique no botão de saque para garantir seus ganhos com base no multiplicador atual.
  7. Revise o resultado: se for bem-sucedido, seus ganhos serão atualizados no saldo da sua conta; caso contrário, avalie e planeje seu próximo movimento.

Ao entender e seguir essas etapas, os usuários em Moçambique podem navegar com eficiência nas fases iniciais de sua jornada de apostas com o Aviator no 888Bets, misturando estratégia com a emoção do jogo.

Explorando a versão demo do jogo Aviator na 888Bets em Moçambique

O jogo Aviator no 888Bets em Moçambique oferece uma versão demo que serve como ponto de partida ideal para usuários que desejam explorar este jogo emocionante e melhorar suas habilidades.

Experiência introdutória para novos usuários

Este recurso permite que os novatos se familiarizem com a interface do jogo e entendam sua mecânica sem nenhum compromisso financeiro. Ao oferecer um ambiente sem riscos, os usuários podem ganhar confiança enquanto navegam pelos vários elementos do jogo, observando como o plano ascendente se correlaciona com o multiplicador de pagamento. Esta experiência prática se mostra inestimável, pois alivia potenciais ansiedades relacionadas à entrada em uma nova arena de apostas, garantindo que os novatos estejam bem preparados ao fazer a transição para o jogo com dinheiro real.

Teste de estratégia para usuários existentes

Para jogadores experientes, a versão demo do Aviator apresenta uma excelente oportunidade para refinar e testar novas estratégias. Sem a pressão de uma aposta financeira real, os usuários existentes podem experimentar diferentes abordagens para maximizar seus ganhos potenciais. Seja decidindo os melhores momentos de saque ou ajustando os valores iniciais da aposta, este modo de prática permite que os jogadores aperfeiçoem suas técnicas e estratégias. Consequentemente, os usuários podem identificar quais métodos produzem os melhores resultados em um ambiente simulado, aprimorando sua estratégia geral de jogo quando decidem apostar dinheiro real.

Diversão sem risco financeiro

Além de seus benefícios educacionais, a versão demo do Aviator oferece puro entretenimento. Ela oferece uma maneira envolvente para qualquer indivíduo interessado passar o tempo aproveitando as emoções do jogo sem nenhum risco financeiro. Este aspecto é particularmente atraente para aqueles que gostam da emoção do Aviator, mas preferem não envolver dinheiro real. Este recurso garante que a diversão possa ser obtida ao mesmo tempo, em que mantém a paz financeira.

Navegando no Aviator no 888Bets com estratégias eficazes em Moçambique

No mundo dinâmico das apostas online, elaborar a estratégia certa pode impactar significativamente o sucesso de um jogador. Isso é especialmente verdadeiro para o jogo Aviator no 888Bets em Moçambique, onde decisões estratégicas podem determinar se os jogadores aumentam seus ganhos ou enfrentam perdas. Usar abordagens bem pensadas permite que os jogadores gerenciem riscos de forma eficaz, maximizem retornos potenciais e aprimorem sua experiência de jogo. Aqui você aprenderá várias estratégias que ajudarão os jogadores a dominar o jogo Aviator.

Estratégia de aposta automática

O recurso de aposta automática oferece aos jogadores uma abordagem prática, permitindo que eles definam parâmetros predeterminados para sacar. Essa estratégia é particularmente benéfica para aqueles que preferem automação a intervenções manuais. Ao selecionar um coeficiente de voo específico, os jogadores podem configurar o jogo para sacar seus ganhos automaticamente assim que o ponto desejado for atingido. Isso remove a pressão da tomada de decisão em tempo real durante o jogo, permitindo que os jogadores se concentrem mais na estratégia do que em reações imediatas. 

Por exemplo, um jogador pode definir uma aposta automática para sacar em um coeficiente de x3, garantindo que qualquer voo que chegue a esse ponto garanta ganhos sem mais entradas. Eles podem, é claro, escolher retirar sua aposta antes de atingir o coeficiente especificado se as condições justificarem uma saída prematura.

Estratégia de aposta dupla

Um recurso notável do Aviator no 888Bets é a capacidade de fazer duas apostas simultâneas na mesma rodada, oferecendo flexibilidade e a chance de gerenciar o risco de forma mais dinâmica. A estratégia de aposta dupla utiliza esse recurso para expandir os resultados potenciais, equilibrando cenários de baixo risco e alta recompensa. Por exemplo, um jogador pode fazer uma aposta substancial de 500 MZE para um multiplicador x2 seguro, juntamente com uma aposta menor de 100 MZE visando um multiplicador de alto risco e alta recompensa de x10. 

Este método garante que a aposta menor e mais arriscada seja coberta pela aposta maior e mais segura, permitindo que o jogador explore estratégias mais agressivas sem comprometer toda a sua aposta. A flexibilidade na definição de coeficientes e valores variáveis ​​oferece aos jogadores técnicas diversificadas de gerenciamento de risco que se ajustam de acordo com suas preferências e tolerância ao risco.

Estratégia Martingale

A estratégia Martingale, comumente usada em vários jogos de apostas, envolve dobrar a aposta de um jogador após cada perda, com a intenção de recuperar todas as perdas anteriores e garantir um pequeno lucro quando ocorrer uma vitória. Essa abordagem pode ser aplicada ao Aviator ajustando as apostas em incrementos que refletem esse padrão de duplicação. Por exemplo, se um jogador começa com uma aposta inicial de 100 MZE e perde, a próxima aposta seria de 200 MZE. Perdas contínuas levariam a apostas subsequentes de 400 MZE, 800 MZE e assim por diante. 

A premissa fundamental da estratégia Martingale é que uma vitória deve eventualmente ocorrer, recuperando as perdas acumuladas mais um lucro equivalente à aposta original. No entanto, embora essa abordagem possa ser eficaz, os jogadores devem ter cuidado para evitar esgotar seu saldo, dada a natureza exponencial dos incrementos de aposta.

Estratégia Fibonacci

A estratégia Fibonacci, baseada na famosa sequência matemática em que cada número é a soma dos dois anteriores, oferece uma alternativa mais gradual à estratégia Martingale. Aplicada nas apostas Aviator, os jogadores aumentam suas apostas seguindo a sequência Fibonacci em caso de perda e recuam dois passos na sequência em caso de vitória. Por exemplo, um jogador pode começar com uma aposta de 100 MZE e aumentá-la para 100 MZE, 200 MZE, 300 MZE, 500 MZE, 800 MZE, e assim por diante após rodadas perdedoras. Se ocorrer uma vitória, o jogador recua dois níveis na sequência, talvez caindo de 800 MZE para 300 MZE. A sequência Fibonacci ajuda a moderar o risco, evitando a rápida escalada de apostas vista na estratégia Martingale, tornando-se uma opção atraente para jogadores que buscam incorporar gerenciamento de risco estruturado em seus jogos Aviator no 888Bets.

É possível ficar rico apostando em esportes e jogando em cassinos on-line?

As apostas em esportes e os jogos de cassino on-line são frequentemente apresentados como oportunidades interessantes para enriquecer rapidamente. Embora histórias de ganhos significativos possam inspirar as massas, é fundamental reconhecer que essas atividades dependem em grande parte do acaso, o que dificulta a obtenção de lucros consistentes. O fascínio está na promessa sedutora de riqueza instantânea, mas a realidade é que os jogos de azar são inerentemente arriscados e as probabilidades geralmente são favoráveis à casa.

Para ter uma chance de lucratividade a longo prazo, os apostadores precisam de mais do que apenas sorte; eles precisam de uma abordagem estratégica. Para as apostas esportivas, é essencial um profundo conhecimento do esporte, uma pesquisa meticulosa e um gerenciamento disciplinado da banca. Os apostadores bem-sucedidos geralmente tratam as apostas como um investimento, usando ferramentas analíticas e dados para tomar decisões informadas. Entretanto, mesmo com conhecimento especializado, os resultados são imprevisíveis e as perdas são inevitáveis.

Da mesma forma, os jogos de cassino on-line são projetados para entretenimento, com as margens da casa garantindo a vantagem do cassino ao longo do tempo. Embora jogos como o pôquer ofereçam oportunidades de influenciar os resultados por meio de habilidade e estratégia, a maioria, como os caça-níqueis ou a roleta, é puramente baseada na sorte.

O jogo responsável é vital, com o foco voltado para o entretenimento e não para a renda. Estabelecer limites, compreender as probabilidades e nunca apostar mais do que se pode perder são aspectos essenciais para manter um hábito de jogo saudável. 

Sambistas e personalidades do carnaval participam da despedida do mestre-sala Chiquinho

Presença de Laíla segue viva em Nilópolis! Beija-Flor escolhe samba da parceria de Romulo Massacesi para o Carnaval 2025

Por Luan Costa, Matheus Morais e Rhyan de Meira

A Beija-Flor escolheu na manhã desta sexta-feira, por volta de 4h, a obra da parceria de Romulo Massacesi, Junior Trindade, Serginho Aguiar, Centeno, Ailson Picanço, Gladiador e Felipe Sena para ser o samba-enredo do Carnaval 2025. A escola terá o enredo “Laíla de todos os santos. Laíla de todos os sambas”, que será desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo. A decisão lotou a quadra, em Nilópolis, e a “Deusa da Passarela” fez um grande evento. * OUÇA AQUI O SAMBA CAMPEÃO

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

finalbeijaflor2025 2
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

“Com essa é a sexta vitória. A gente estava num jejum de dez anos, mas o Laíla abençoou. De todos os sambas que eu fiz, sem dúvida nenhuma, esse é disparado o mais especial da minha vida, porque o Laíla foi um cara que a gente conviveu, que a gente acompanhou muita coisa boa. A gente sofreu junto, ele me abraçou e agora essa homenagem para ele me deixa sem palavras. Estou feliz demais”, contou o compositor Junior Trindade.

finalbeijaflor2025 5

“Ganhar um samba falando do meu amigo Laíla, meu mestre, meu griô, me deixa muito feliz. O samba é do povo, que está feliz. A Beija-Flor, é imbatível com um samba-enredo bom. A parte que mais mexe comigo na obra é: “Oh jakutá, o Cristo Preto me fez quem eu sou! Receba toda a gratidão, obá, dessa nação nagô”, disse o compositor Serginho Aguiar.

finalbeijaflor2025 8

“Agradecer a comunidade nilopolitana, o carinho com que ela abraçou o samba. Ela comprou o barulho, sabia das nossas dificuldades, mas abraçou o samba e eu sei que o mestre estava aqui comandando a comunidade dele nessa escolha. Essa é a segunda vez que ganho, a primeira foi em 2012. Uma felicidade muito grande, porque dessa vez é homenageando o mestre. Aquele que forjou todos nós. O trabalho da gente, o que acreditamos dentro do carnaval deve-se a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla”, afirmou o compositor Romulo Massacesi.

finalbeijaflor2025 3

João Vitor Araújo, artista responsável pelo desfile de 2025, conversou com o CARNAVALESCO e disse o que significa falar de Laíla no desfile do ano que vem.

“Eu acho que esse destino já estava escrito, porque nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria que eu seria o escolhido para desenvolver esse enredo. Porque eu tenho uma história muito curiosa, hoje eu estou na Beija-Flor de Nilópolis é graças a ele. Ele me fez um convite para compor a comissão de carnaval há oito anos atrás e eu não pude participar porque eu já estava comprometido com outra escola e isso me abriu portas. Acho que a responsabilidade é gigante, eu peço a Deus, aos meus orixás, sabedoria todos os dias para que eu consiga caminhar e consiga fazer um belo trabalho e peço obviamente ao espírito de Laíla também para que ele me conduza a um bom trabalho”.

finalbeijaflor2025 11

A porta-bandeira Selminha Sorriso falou ao CARNAVALESCO sobre a relação com Laíla e o amor pela Beija-Flor. “Ele sempre foi muito carinhoso, família, muito respeitador. Nos ensinava a acreditar, a levantar a cada vez que caíamos, a sermos melhores, a buscarmos a força interior. Dizia para não nos compararmos com ninguém, mas sempre buscarmos o nosso melhor. Na Beija-Flor, todo desfile é sério, é trabalho coletivo, e é isso que nos faz vitoriosos. Aprendi que o ‘eu’ é importante, mas o ‘nós’ é muito maior”.

Em entrevista ao CARNAVALESCO, o presidente Almir Reis citou o que não poderá faltar no desfile da Beija-Flor.

“Não pode faltar macumba e romantismo. O Laíla tinha aquela coisa de ser bronco, mas era um grande romântico. Um grande amor, um grande poeta do samba. Ele amava o que fazia. O enredo e a forma como o João Vitor conduziu a plástica eu acho que tem tudo a ver com ele”, garantiu o dirigente.

finalbeijaflor2025 12

Contratado para o desfile de 2025, o diretor de carnaval, Marquinho Marino explicou o que é possível o torcedor esperar do trabalho na Beija-Flor.

“O melhor que fiz até agora foi unir a galera, para ter um trabalho de sucesso, de qualidade, depende de muita gente. A direção de carnaval nada mais é que uma representante, um porta-voz de toda uma comunidade, de toda uma diretoria. A minha função maior, eu sempre pensei assim, é unir, agregar, mais do que propriamente trabalhar tecnicamente. A Beija-Flor tem uma estrutura espetacular não só em quadra, mas em barracão, não só estrutura de materal, de equipamento, mas uma estrutura de pessoal, pessoas que amama a escola, que estão aqui há 30 anos, que sabem o que estão fazendo. Eu chegar e dizer que mudei alguma coisa, do meu ponto seria uma ingraditão muito grande com quem me recebeu até agora, que ajudou tanto a escola, e me apoiou”.

finalbeijaflor2025 10

Responsáveis pela comissão de frente da Beija-Flor, os coreógrafos Jorge Teixeira e Saulo Finelon comentaram o que representar produzir o trabalho de 2025, que homenageia Laíla.

“Está sendo uma grande honra, porque eu acho que é um momento muito importante que a escola está vivendo. Estar nesse momento é um diferencial na nossa carreira. O projeto do que vamos fazer já está praticamente decidido”, comentou Saulo.

finalbeijaflor2025 13

“Como o Saulo falou, é uma responsabilidade muito grande falar de uma pessoa que fez história e ajudou a construir o que é a Beija-Flor. É uma tarefa de muita responsabilidade. A gente sempre foca na emoção. Queremos emocionar, fazer o público sentir, como aconteceu na apresentação do enredo na quadra, quando as pessoas saíram sensibilizadas”, comentou Jorge.

Ao CARNAVALESCO, mestre Rodney falou do trabalho na bateria para o desfile do ano que vem. “O papel da bateria da Beija-Flor é trabalhar para escola e o samba. Tivemos um desempenho maravilhoso em 2024, reconhecido por todos. Não vai faltar a emoção no ano que vem. Eu falo, estou arrepiado. Essa energia, essa química que envolve a escola é algo único. Só vivendo para entender realmente”.

finalbeijaflor2025 14

O intérrete Neguinho da Beija-Flor exaltou ao CARNAVALESCO a convivência que teve com Laíla e afirmou a importância do amigo para o espetáculo do carnaval.

finalbeijaflor2025 9

“O Laíla foi um dos responsáveis por eu estar vivendo esse momento no mundo da música. Eu comecei com ele no Cordão do Bola Preta muito antes de ser da Beija-Flor. Eu entrei para a Beija-Flor em 1975 e eu comecei com o Laíla no Bola Preta em 1973. Essa é uma emoção que eu nunca senti, nem quando ganhei. Laíla, como todos sabem, é um ícone do carnaval. Está inserido no contexto de Joãosinho Trinta, Fernando Pamplona, Paulo da Portela. É uma personalidade importantíssima do nosso espetáculo”.

VEJA O ANÚNCIO DO SAMBA CAMPEÃO

Como passaram os sambas na final

Parceria de Romulo Massacesi: A obra assinada por Rômulo Massacesi, Junior Trindade, Serginho Aguiar Centeno, Ailson Picanço, Gladiador e Felipe Sena foi a primeira a se apresentar e trouxe uma apresentação carregada de emoção e profundidade. O samba evoca a figura de Laíla de forma magistral e a conexão com a comunidade foi imediata. A força do samba não está apenas nas referências ao grande mestre, mas também na forma como a melodia e a letra criam um ambiente de celebração e saudade, especialmente ao homenagear uma figura de grande importância para a Beija-Flor. O samba explora uma construção poética rica, com trechos como “Kaô meu velho” e “Da casa de Ogum, Xangô me guia”, que têm grande apelo emocional.

Bruno Ribas e Nino do Milênio, juntos com a enorme torcida, fizeram um excelente trabalho, porém, em um certo momento da apresentação, enquanto a torcida fazia o coro houve um desencontro, o que causou o “atravessamento” da obra, quando deveria repetir o refrão do meio, Bruno acabou partindo para a segunda do samba, o contratempo foi rapidamente corrigido.

O pré-refrão, com “Chama João pra matar a saudade, vem comandar sua comunidade”, traz um momento de encontro com o passado, lembrando figuras marcantes da escola e reforçando a conexão emocional com o público. A transição para o refrão principal, “Da casa de Ogum, Xangô me guia”, manteve a energia elevada, reafirmando a força espiritual que guia a escola. A apresentação desta noite foi repleta de energia, a obra passou de forma linear e constante, sempre mantendo o alto nível.

Parceria de Diogo Rosa: A segunda obra da noite foi composta por Diogo Rosa, Julio Assis, Diego Oliveira, Manolo, Julio Alves e Léo do Piso. O talento e experiência de Tinga, aliado a experiência de Emerson Dias, contribuíram para uma passagem excepcional da obra. O samba mexeu com a emoção do nilopolitano e na apresentação foi possível perceber inúmeros segmentos da escola acompanhando e cantando junto, a grande maioria visivelmente emocionado.

A numerosa torcida foi um dos destaques da apresentação, utilizaram bandeiras, papel picado e um elemento cênico representando uma pedreira, porém, o maior destaque vale para o desempenho do canto, principalmente durante o coro sem apoio dos cantores e da bateria. O pré-refrão possui um trecho extremamente interessante poético, forte e emocionante, na parte que diz “Meu velho, da encruza até a quadra, há acumba arriada, não há chama que lhe forje… Saiba, já está tudo preparado, pra você ser assentado bem ao lado do São Jorge”.

Parceria de Kirraizinho: A última obra a se apresentar foi composta Kirraizinho, Dr Rogério, Ronaldo Nunes, Clay Ridolfi, Miguel Dibo e Ramon via 13. O intérprete Pitty de Menezes comandou o microfone ao lado dos intérpretes Tem-Tem Jr e Charles Silva. A potência vocal de ambos contribuiu para um encerramento à altura da grande final.

Porém, mesmo que a letra seja bem trabalhada e poética, faltou uma força melódica que despertasse mais emoção na quadra. A obra, por mais refinada que seja, pareceu não conseguir empolgar a torcida, que em grande parte permaneceu menos envolvida em uma comparação direta com as anteriores.

O refrão principal, “Quando a saudade apertar, lembre que amor não tem fim”, carregado de sentimentalismo, não conseguiu tocar parte do público, porém não houve um momento explosivo esperado em uma final. O samba, embora bem escrito, não foi capaz de gerar o impacto necessário para se destacar. No geral, mesmo com a excelente condução dos intérpretes, a obra deixou a sensação de que faltou um pouco mais de intensidade e entrega.

Liga RJ revela calendário de ensaios técnicos da Série Ouro para o Carnaval 2025

A Liga RJ divulgou nesta quinta-feira o calendário oficial dos ensaios técnicos da Série Ouro para o Carnaval 2025. Para o próximo ano, as escolas vão cruzar a Sapucaí aos domingos, com o primeiro começando às 18h. Serão quatro agremiações por noite, iniciando em 26 de janeiro e finalizando no dia 16 de fevereiro.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

et ouro
Foto: S1 Comunicação/Liga RJ

Confira o calendário:

Domingo, 26 de janeiro
18h: Botafogo Samba Clube
19h: Em Cima da Hora
20h: Inocentes de Belford Roxo
21h: União da Ilha

Domingo, 2 de fevereiro
18h: Tradição
19h: Unidos da Ponte
20h: Unidos de Bangu
21h: Porto da Pedra

Domingo, 9 de fevereiro
18h: Arranco
19h: Vigário Geral
20h: União de Maricá
21h: Estácio de Sá

Domingo, 16 de fevereiro
18h: União do Parque Acari
19h: Acadêmicos de Niterói
20h: São Clemente
21h: Império Serrano

Os ensaios técnicos são eventos importantes para as escolas de samba, sendo uma oportunidade de ajustar detalhes. Para o público, é uma chance de conferir um pouco da magia das agremiações de forma gratuita e em clima descontraído. Em 2025, os desfiles da Série Ouro vão ocorrer nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

Luto no samba! Morre o mestre-sala Chiquinho, da Imperatriz

Faleceu nesta quinta-feira, José Francisco de Oliveira Neto, o mestre-sala Chiquinho, que conquistou seis títulos na Imperatriz e dançou com a mãe Maria Helena. Ele estava internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, devido uma infecção bacteriana. Na verde, branco e dourado da Zona da Leopoldina, sua maior paixão, Chiquinho atualmente ocupava o posto de “jóia da coroa”, maior honraria destinada aos baluartes da agremiação. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

chiquinho

José Francisco de Oliveira Neto, mais conhecido como Chiquinho, foi um dos mestres-salas mais talentosos e inovadores da história do carnaval carioca. Nascido em 2 de novembro de 1963, ele cresceu no ambiente do samba e cedo mostrou aptidão para o papel de mestre-sala, função que exige habilidade, leveza e carisma para conduzir a porta-bandeira em plena harmonia na avenida.

Sua trajetória ficou marcada por sua atuação na Imperatriz Leopoldinense, onde formou uma lendária parceria com sua mãe, Maria Helena, porta-bandeira da escola. Juntos, conquistaram seis títulos de campeões e inúmeros prêmios, incluindo dois Estandarte de Ouro.

chiquinho mae
Foto: Reprodução/Redes sociais

Chiquinho destacou-se por suas inovações na dança, sendo o primeiro mestre-sala a incorporar passos que rompiam com o tradicionalismo, como o famoso “moonwalk”, que emprestou das coreografias de Michael Jackson. Essa ousadia e estilo único encantaram os jurados e o público. Sua habilidade de aliar técnica com uma postura cênica impecável o consolidou como um dos maiores representantes da dança do mestre-sala, elevando o patamar da dança carnavalesca e influenciando gerações futuras de mestres-salas.

Chiquinho iniciou sua trajetória no carnaval bailando na União da Ilha em 1981, no ano seguinte já iniciou a parceria histórica com a mãe Maria Helena na Imperatriz. Eles venceram juntos os carnavais de 1989, 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. A dupla deixou a escola após o desfile de 2005. Chiquinho ainda dançou pela Alegria da Zona Sul em 2006 e 2007.

chiquinho mae2
Foto: Reprodução/Arquivo Liesa

O mestre-sala continuou a contribuir para o carnaval mesmo após deixar a dança. Ele passou a atuar como professor e mentor para jovens talentos, compartilhando seu vasto conhecimento e ajudando a manter viva a tradição da dança de mestre-sala e porta-bandeira. Em seus últimos anos, também desfilava como destaque em carros alegóricos, sempre preservando o charme e a elegância que o tornaram uma figura icônica.

Nota pesar da Imperatriz

“O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense, em nome da presidente Catia Drumond e de toda sua diretoria e segmentos, lamenta profundamente o falecimento de José Francisco de Oliveira Neto, conhecido pelo grande público e mídia como Chiquinho, nosso eterno e respeitado mestre-sala.

Ao lado de sua mãe, a inesquecível porta-bandeira Maria Helena, Chiquinho fez história na Marquês de Sapucaí, e em seis dos nove títulos de nossa agremiação, defendeu o pavilhão da Rainha de Ramos com maestria, elegância e imponência, sendo inspiração para tantas gerações de mestres-salas do Carnaval.

Na verde, branco e dourado da Zona da Leopoldina, sua maior paixão, Chiquinho atualmente ocupava o posto de “jóia da coroa”, maior honraria destinada aos baluartes da agremiação. E isso muito nos orgulha.

Chiquinho nunca será esquecido, e o mesmo merece todas as homenagens e reverências por sua colaboração à maior manifestação cultural do nosso país.

Fica registrada aqui a nossa gratidão e os sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Descanse em paz”.

 

Unidos da Tijuca realiza ‘Conversa de Orixá’ com Luiz Antonio Simas durante ensaio de comunidade desta quinta

Com hino escolhido e já gravado para o CD oficial dos sambas-enredo 2025 que será lançado no início de novembro, a Unidos da Tijuca realizará todas as quintas-feiras até o carnaval a preparação de sua comunidade para o desfile realizando ensaios semanais com a comunidade. O treino, que acontece a partir das 19h, reúne todos os segmentos e a componentes que irão desfilar na segunda de Carnaval defendendo o enredo “Logun-Edé – Santo Menino que Velho Respeita”, tema com o qual disputará o campeonato do Grupo Especial e sua quinta estrela.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Durante o ensaio desta quinta-feira, dia 17 de outubro, antes do treino, às 19h, os presentes terão oportunidade de construir um bate-papo sobre o enredo do Carnaval 2025 e a africanidade, com o professor, escritor, historiador e compositor do samba vencedor deste ano, Luiz Antônio Simas.

Morador no bairro da Tijuca, Simas é uma referência no estudo das religiões africanas na cultura popular carioca e brasileira. A roda de conversa será aberta para todos, numa grande oportunidade de dialogar a experiência carnavalesca com a ancestralidade do nosso povo.

Alas de Comunidade

Para quem quer desfilar na escola, as inscrições estão abertas e acontecem todas as quintas, das 19h até as 22h. Os interessados devem levar uma foto 3×4, cópia da identidade, comprovante de residência e efetuar o pagamento da taxa. Para o recadastramento, também é necessário levar o comprovante de devolução da fantasia do carnaval 2024. Para ter direito a fantasia, será obrigatória a presença nos ensaios realizados todas as quintas-feiras até o carnaval.

A entrada para o ensaio da comunidade é gratuita para segmentos e componentes inscritos. Para o público geral, custa R$ 20. A quadra da Unidos da Tijuca fica localizada na Avenida Francisco Bicalho 47 – Santo Cristo. Há estacionamento amplo no local.

Serviço
Ensaios de Comunidade – Unidos da Tijuca
Toda quinta-feira de outubro e novembro
Horário: 19h
Endereço: Avenida Francisco Bicalho nº 47 – Santo Cristo
Entrada Franca para segmentos e componentes inscritos
Demais públicos, R$ 20

Porto da Pedra apresenta sambas à comunidade neste domingo

A Porto da Pedra apresentará no próximo domingo, a partir das 16h, os sambas que disputarão a preferência da diretoria e da comunidade para representarem o enredo “A História que a Borracha do Tempo Não Apagou”, de Mauro Quintaes, com o qual a vermelha e branca desfilará na Marquês de Sapucaí na luta pelo título da Série Ouro do carnaval carioca no sábado, 01 de março.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

ietra pp2
Foto: Anderson Borde/Divulgação Porto da Pedra

Em uma competição curta e eletrizante, as três parcerias inscritas subirão ao palco para levantar o público que curtirá o fim do domingo com muito samba e entrada grátis até as 18h. Na programação, o esquenta fica por conta do Pagode do Europeu para, em seguida, dar espaço ao elenco-show do Tigre. Passistas, baianas, velha-guarda, casais de mestre-sala e porta-bandeira, serão embalados pela voz marcante de Wantuir e pela energia dos ritmistas de mestre Pablo, comandante da Bateria Ritmo Feroz.

Ouça os sambas concorrentes da Porto da Pedra para o Carnaval 2025

Cada parceria terá 20 minutos para sua apresentação e obedecerá a ordem estabelecida por sorteio realizado na reunião dos compositores, conforme segue:

Samba 05: Parceria de Vadinho e Cia
Samba 10: parceria de Capitão Barreto e Cia
Samba 01: Parceria de Guga Martins e Cia

A festa que vai marcar a escolha do hino oficial da vermelha e branca que representa São Gonçalo, acontecerá no dia 26 de outubro, a partir das 22h. A quadra da escola fica na Travessa João Silva, nº 84, Porto da Pedra.

Serviço: apresentação dos sambas carnaval 2025 – Porto da Pedra
Data: 20 de outubro, domingo
horário: a partir das 16h
Entrada: grátis até 18h; após esse horário R$5; mesas com 04 lugares R$50
Classificação: livre
Informações: (21) 98531-5102

Leitores do CARNAVALESCO apontam favoritismo para parceria de Diogo Rosa na final da Beija-Flor

A Beija-Flor faz nesta quinta-feira a final de samba-enredo para o Carnaval 2025. Três parcerias estão na decisão. A escola, em 2025, terá o enredo “Laíla de todos os santos. Laíla de todos os sambas”. Em enquete com os leitores do CARNAVALESCO a parceria de Diogo Rosa, Julio Assis, Diego Oliveira, Manolo, Julio Alves e Léo do Piso recebeu 50,2% e foi apontada favorita para vencer. A parceria de Romulo Massacesi, Junior Trindade, Serginho Aguiar, Centeno, Ailson Picanço, Gladiador e Felipe Sena ganhou 43,5%. E a parceria de Kirraizinho, Dr. Rogério, Ronaldo Nunes, Clay Ridolfi, Miguel Dibo, Ramon via 13 teve 6,3%.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

OUÇA AQUI OS SAMBAS FINALISTAS // VEJA AQUI NOSSAS ANÁLISES // VEJA COMO ESTÃO PASSANDO OS SAMBAS NA QUADRA

Eugênio Leal conversa com compositores finalistas da Beija-Flor

Coroada na Unidos de São Lucas, Pepita realiza sonho e desafia: ‘Quero mais meninas iguais a mim sendo rainhas’

O dia 20 de julho foi especialíssimo para a Unidos de São Lucas. Além de escolher o samba para representar o enredo “Ijexá” no carnaval 2025, a agremiação também coroou uma nova rainha de bateria. E a escolhida para substituir Juliana Fenix, que se despediu por motivos profissionais e estava presente na quadra da escola, é conhecida em todo o país, sobretudo pela comunidade LGBTQIA+. Trata-se de Priscila Nogueira, popularmente conhecida como Pepita. O CARNAVALESCO conversou com exclusividade com ela no camarote da quadra da agremiação, com decoração toda especial com o nome da artista e docinhos inclusos, para saber um pouco mais sobre a relação da celebridade com o carnaval, a defesa da comunidade LGBTQIA+ e a emoção de chegar em posto tão importante foram temas da entrevista.

pepita capa
Fotos: Will Ferreira/CARNAVALESCO

Realizada

Ao ser perguntada sobre o sentimento em ser coroada rainha da Bateria USL, comandada por mestre Andrew Vinícius, Pepita abordou as dificuldades e preconceitos que existem sobre a transexualidade: “Eu acho que ser rainha de bateria é o sonho de qualquer mulher. E eu, sendo uma mulher travesti, num país que me mata, mais me consome como sexo, ter um reinado como esse é digno de evolução. O meu corpo, a minha pele, a minha voz é um ato de resistência. E o meu corpo na frente de uma bateria… não preciso te dizer mais nada. Eu vou fazer um reinado de diversidade. Eu quero ver mais meninas em outros estados igual a mim, sendo rainhas. Amo!” comemorou, pouco após sambar ao lado de Pamela Lino (musa da bateria) e Thelma Assis, a Thelminha, musa da Mocidade Alegre que foi parabenizá-la.

pepita2

A emoção, de acordo com ela própria, é ainda mais especial por tal coroação acontecer na Unidos de São Lucas. Em 2023, ela foi coroada madrinha da mesma bateria, à época já comandada por Mestre Andrew, quando a agremiação ainda estava no Grupo de Acesso II. Pouco depois, ela foi convidada para ser destaque em uma escola do Grupo Especial: “A São Lucas foi a primeira escola que me acolheu aqui em São Paulo. Eu desfilei na São Lucas como madrinha de bateria. A São Lucas foi a primeira que me acolheu aqui. Também fui convidada pra ser musa da Tom Maior, e hoje eu sou rainha de bateria da Unidos de São Lucas”, relembrou.

Em 2025, ainda mais holofotes estarão sob Pepita não apenas por conta do cargo que passa a ocupar. Vice-campeã do Grupo de Acesso II com o enredo “O Canto das Três Raças… O Grito de Alforria do Trabalhador!”, a agremiação estará no Grupo de Acesso, a apenas um passo do pelotão principal do carnaval paulistano.

Transexuais com destaque

Em 2022 (visando o ano seguinte), outra transexual causou frisson no carnaval paulistano. Trata-se de Camila Prins, que foi coroada rainha de bateria da Ritmo Responsa, bateria da Colorado do Brás – antes, ela própria já ocupava o posto de Rainha LGBTQIA+ na escola do Centro de São Paulo. Quando perguntada a respeito de Camila, Pepita soltou outro sonoro “Amo!”, indicando que conhecia a destaque e a respectiva história – já contada pelo CARNAVALESCO.

pepita3

Ela, entretanto, fez um desafio para o carnaval paulistano – e para todo o país: “A única coisa que eu tenho para te dizer é que a gente existe. Mulheres trans e travestis não começaram agora. Elas já vêm de uma história. Para eu estar aqui hoje, muitas minhas já se foram. Para eu estar aqui, a Camila estar aqui… muitas se foram. Mas é muito louco só ter eu e a Camila na frente de bateria. Queremos mais. Mas, para isso, as escolas, os pavilhões, têm que entender que a gente existe. A pedrinha que está colada aqui, no meu corpo, foi alguém da comunidade LGBTQIA+ que colou. A minha comunidade não serve só para estar no barracão, não. A minha comunidade está aqui pra ser bateria, mestre-sala e porta-bandeira, diretora de uma escola. É essa revolução que eu quero fazer”, destacou.

pepita4

Além de rainhas de bateria, outra transexual também está em alta no mundo do carnaval. Trata-se de de Xica Manicongo, tida como a primeira transexual da história do Brasil, que será tema do enredo do Paraíso do Tuiuti em 2025. Mostrando conhecimento sobre o universo da folia, ela destacou o quanto a temática precisa ser mais difundida – e o quanto as escolas de samba são importantes nesse processo: “Conheço o enredo da Tuiuti, sim. Eu acho muito legal a gente ver essa mudança, esse incômodo. Na realidade, é um incômodo. Se você não se sente confortável vendo uma travesti na frente de bateria, é isso que a gente quer: te incomodar. E você entender que eu sou igualzinha a você. Eu posso usar uma coroa e uma faixa. Eu sou ela, nunca vou poder ser ele. É isso que as pessoas têm que entender. A Paraíso do Tuiuti vai falar de uma mulher que me representa, que fez eu chegar até aqui. Ela e a escola merecem a minha reverência e o meu respeito”, destacou.

Pé-quente

Se, em 2024, enquanto ainda era madrinha, Pepita foi vice-campeã do Grupo de Acesso II e ajudou na subida de divisão da Unidos de São Lucas, o histórico de grandes resultados da cantora não para por aí. Nascida em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi em uma escola da Baixada Fluminense que ela começou a escrever o nome na história do carnaval – no desfile que bateu o recorde de premiações do Estrela do Carnaval em um único ano, entregue e organizado pelo CARNAVALESCO: “Eu comecei no Rio de Janeiro, na Grande Rio, escola que o David Brazil me convidou pra me desfilar. A escola veio falando de Exu, em 2022, e foi campeã”