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Comissão de Frente nostálgica é destaque da Imperatriz da Paulicéia no ensaio técnico no Anhembi

Por Lucas Sampaio (Colaboraram Gustavo Lima, Naomi Prado, Nabor Salvagnini e Will Ferreira)

A Imperatriz da Paulicéia realizou neste sábado seu único ensaio técnico previsto no Sambódromo do Anhembi em preparação para o desfile no carnaval de 2025. A comissão de frente diferente dos padrões para o grupo chamou a atenção no treinamento da escola, que fechou os portões após 45 minutos na Avenida. A Azul e Branca será a segunda a se apresentar pelo Grupo de Acesso 2 com o enredo “Eu queria que essa fantasia fosse eterna”, assinado por uma comissão de carnaval.

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Comissão de Frente

Ensaiada pelo coreógrafo Diego Ferraz, a comissão de frente da Imperatriz realizou uma apresentação com duração de duas passagens do samba. Um tripé em forma de um arco bem alto parecia fazer a função de introduzir os personagens na viagem pretendida pela escola, apresentando de forma teatral o ciclo de uma escola de samba ao longo de todo um ano de trabalho. Pessoas interpretando o que pareciam ser de fato diferentes segmentos de uma agremiação interagiam, com direito a um casal de mestre-sala e porta-bandeira que interagiam com outros atores no tradicional beijo ao pavilhão. No final da dança, todos os componentes se abraçavam, dando a entender que se tratava do encerramento de um ciclo.

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Tendo conhecimento do enredo da escola, a coreografia que parece simples ganha um significado profundo. Ainda há pontos que a coreografia pode melhorar para chegar no dia do desfile ainda mais afiada, mas o sentimento transmitido foi de uma agradável nostalgia que certamente agradará os apaixonados por carnaval mais atentos.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

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O primeiro casal da Imperatriz, formado por Ronaldo Ferreira e Leila Cruz, encarou alguns desafios com o vento que se fez presente no começo do dia de ensaios. Na área do primeiro módulo de jurados, o pavilhão da escola enrolou em duas oportunidades. No decorrer da pista, a dupla teve bom desempenho e cravou seus movimentos onde foram observados.

Harmonia

O canto da comunidade da Paulicéia pode melhorar até o dia dos desfiles. Muitas alas demonstravam pouca empolgação no andamento geral da pista, elevando o vigor do cantar do samba só quando chegavam nos módulos de jurados, indicando uma falta de espontaneidade dos desfilantes. A ala das baianas foi um destaque positivo, se mostrando mais ativa mesmo fora dos pontos de julgamento.

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Evolução

Outro destaque positivo no ensaio, a evolução da Imperatriz se comportou bem nos pontos da pista em que foram observados. O fechar dos portões após 45 minutos mostram que a escola ainda tem margem para dar mais liberdade aos desfilantes para brincarem o carnaval sem maiores preocupações.

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Samba-Enredo

Com o carro de som liderado pelo intérprete Tiganá, o samba da Imperatriz teve um desempenho morno no ensaio. A ala musical não teve êxito em atiçar os componentes, mesmo os próximos ao carro de som, a cantarem o samba de forma mais animada, mantendo o desempenho burocrático da harmonia já citado. Uma melhor sintonia com a bateria aliado a mais interação com o público pode contribuir positivamente para passar uma boa impressão no dia do desfile.

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Outros Destaques

E que destaque! Ariê Suyane, eleita Rainha do Carnaval de São Paulo de 2025 na noite anterior, comandou seus súditos da “Swing da Paulicéia” mais animada do que nunca. Com a faixa conquistada no concurso da Côrte do Carnaval, Ariê levantou o público por onde passou e abrilhantou o bom desempenho da bateria comandada pela mestra Rafa, que arriscou animadas bossas que podem ser um trunfo da Imperatriz para levantar os desfilantes e as arquibancadas no dia do desfile oficial.

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Com presença de Sabrina Sato, bateria da Vila Isabel ensaia na Sapucaí e mestre Macaco Branco promete surpresas

Abrindo os ensaios de bateria da semana, a Vila Isabel reuniu a “Swingueira de Noel”, sob o comando do mestre Macaco Branco, para seu ensaio no Sambódromo, na última segunda-feira. Acompanhados de Tinga e do carro de som da escola, os ritmistas treinaram pela pista do setores finais da Avenida tendo a presença do presidente Luizinho Guimarães, da rainha de bateria, Sabrina Sato, e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Marcinho e Cris Caldas.

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Mestre Macaco Branco, comandante da bateria da Azul e Branca, falou ao CARNAVALESCO sobre a importância de ensaiar na Passarela do Samba somente com os ritmistas da escola.

“É muito importante a gente trazer para o campo de jogo, ver a sonoridade aqui da avenida. Claro que vai ter uma diferença, porque a arquibancada está vazia, mas para ter uma noção de que o som é mais aberto, reunir todos os ritmistas, estar trabalhando isso, é muito importante para agregar mais no nosso trabalho”, destacou Macaco Branco, que completou: “A gente fez três bossas, que vai ser o que a gente vai levar para a Avenida. No dia vamos ter surpresas, até na nossa vestimenta e coisas que vão acontecer dentro da bateria. É isso, não posso dar muito spoiler, porque senão vai entregar um pouco. Mas pode esperar uma bateria bem alegre, com os arranjos bem encaixados dentro da melodia, da métrica do samba, respeitando o samba, o andamento perfeito para o samba, para poder fazer um grande desfile e ajudar a nossa Vila Isabel a brigar pelo título”.

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Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

Moisés Carvalho, diretor de carnaval, também comentou da importância do ensaio de bateria para a escola, destacando o espaço da Sapucaí em comparação ao do Boulevard, onde ocorrem os ensaios de rua da Vila.

“Faz parte do processo esse ensaio de bateria no Setor 11. É hora que o Macaco tem de montar a bateria como vai ser de afinar esse entrosamento junto com o carro de som. Lá em Vila Isabel, a gente tem a 28 de Setembro muito estreita e não consegue fazer a formação de como a bateria é na Avenida. Acho que é mais um passo para essa conquista tão importante que a Vila está buscando”, disse o diretor.

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“É sempre maravilhoso. A gente chega aqui pra fazer o nosso melhor, tentar ajustar tudo antes do carnaval. A gente vai lutar para chegar no dia do desfile e estar tudo perfeito e fazer um grande desfile, se Deus quiser”, comentou Tinga, intérprete da escola, ao falar com o CARNAVALESCO, sobre o ensaio da bateria e do carro de som na Avenida.

Carinho do Povo de Noel

Sabrina Sato, rainha da bateria, esteve presente no ensaio, e falou ao CARNAVALESCO sobre a sua relação com a Swingueira de Noel e um agradecimento a tudo que a escola proporciona a ela e ao carinho da comunidade.

“É uma relação já muito antiga. Eu cheguei na Vila em 2010, e eu aprendi muito, eu aprendo a cada dia, e nunca deixei de aprender na Vila Isabel, é uma relação de muito amor e gratidão, que eu tenho pela Vila, pela comunidade, pelo Macaco. Eu casei, meu casamento era só família, e claro que a Dandara e o Macaco estavam presentes. A Vila Isabel transformou a minha vida por completo. Quando eu estou na quadra da Vila, quando eu estou aqui, é como se eu tivesse em uma extensão da minha casa, eu me sinto tão amada quanto eu me sinto na minha casa. Sabe aquilo de você poder ser você, não ter filtro, poder falar o quê quiser, se jogar e se sentir à vontade”, comentou Sabrina.

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“Na Vila Isabel eu me sinto tão amada, na quadra da Vila, nos ensaios, na feijoada, em todos os lugares eu sinto um carinho, um amor como se eu tivesse na minha própria casa. É um carinho que parece que só minha família tem por mim, então isso não tem preço. Acho que vou passar a minha vida inteira tendo que agradecer a Vila Isabel. E acho que eu vou desfilar para sempre na Vila, vou só mudando, uma hora eu vou empurrar carro, outra hora eu vou vir na velha-guarda, eu só vou mudando, mas eu vou estar sempre na Vila”, encerrou ela ao destacar o carinho que a comunidade do Povo de Noel tem com ela.

Tinga e Macaco Branco também comentaram sobre o carinho da comunidade de Vila Isabel para com eles, ressaltando o sentimento de união que isso causa.

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“É o carinho de sempre, deles por mim, e de mim para eles. Então é recíproco. A gente está aqui desde criança, desde cedo na escola, começamos na Herdeiros da Vila, e aqui todo mundo se conhece pelo nome, é uma família mesmo, então estamos sempre juntos e fazendo o melhor pela nossa escola”, pontuou Tinga.

“É muito gratificante, é só a gente ver quando começa o ensaio lá em junho já tem 300 ritmistas, 350 que já desfilaram, e que vão querer desfilar e a galera nova vindo para querer fazer parte, então isso é um parâmetro de que aqui é uma grande família. Todo mundo aqui é amigo desde a infância, nossa comunidade, Morro dos Macacos, nosso bairro de Noel, está todo mundo aí. E quem é nascido e criado em Vila Isabel e que foi morar em outros lugares, mas vem de longe, às vezes, para participar do nosso ensaio. Isso é muito gratificante”, explicou o mestre Macaco Branco.

Rendimento do samba de 2025 na Sapucaí

Por fim, o CARNAVALESCO perguntou aos entrevistados sobre o que esperar do rendimento do samba de 2025 da agremiação.

“Eu espero que o samba seja bem leve e bem alegre porque é um samba com a temática que, por mais que fale de assombração, ele é totalmente ao inverso do que está se falando. Ele é para trazer alegria, irreverência e fazer a Vila brincar carnaval e se Deus quiser, conseguir trazer mais uma estrela pro nosso pavilhão”, falou Macaco Branco, destacando a leveza e animação do hino da escola.

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“A gente tem visto esse rendimento já na 28 de Setembro, e acho que não vai ser diferente aqui na Marquês de Sapucaí. É um samba que vem crescendo, que a gente escolheu por saber que ele vai funcionar e a gente acredita muito que o samba vai explodir na avenida”, comentou Moisés Carvalho.

Por fim, Tinga salientou sobre como a obra da escola para o próximo carnaval conta bem o enredo da Vila Isabel e que ele espera que ela contagie quem estiver assintindo.

“Não vai ter melhor, não. Acho que o nosso samba vai ser uma explosão de alegria, um samba muito fácil. É um samba que conta a história do enredo. Com certeza, um samba muito alegre que vai vibrar e vai fazer essa arquibancada balançar”, encerrou o intérprete.

É possível vencer o cassino? Histórias de gênios

Pin Up cassino e histórias de sucesso

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Pin Up oficial: Como as plataformas online funcionam

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É possível vencer um cassino como o Pin Up online?

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Essas tecnologias tornam os jogos justos e transparentes. Elas garantem que os resultados
dependem do acaso, e não de manipulação.

Pin Up site: Histórias de jogadores famosos

Alguns jogadores na história ganharam fama ao usar conhecimento, habilidade e criatividade para desafiar cassinos. Essas histórias destacam suas tentativas de vencer as probabilidades.

Física e roleta

Na década de 1940, Albert Hibbs e Roy Walford usaram física para prever os resultados da roleta. Esses estudantes da Universidade de Chicago estudaram imperfeições nas rodas de roleta.

Eles analisaram como as condições iniciais e a mecânica das rodas influenciavam os resultados. Identificaram rodas viciadas e fizeram apostas calculadas, ganhando milhares de dólares. O sucesso deles ajudou a financiar uma viagem ao redor do mundo. No entanto, os cassinos logo atualizaram seu equipamento, eliminando falhas. Hibbs posteriormente co-autores de um livro de mecânica quântica com Richard Feynman,
deixando um legado na ciência e no jogo.

Um famoso professor contra Las Vegas

Dr. Eliot Jacobson, um matemático, desafiou os cassinos com estratégias avançadas. Ele dominou a contagem de cartas e explorou as fraquezas nos jogos de cassino. Seu sucesso levou a banimentos vitalícios de grandes locais como Mandalay Bay e Flamingo. Jacobson posteriormente se tornou consultor, ensinando os cassinos a proteger seus sistemas. Ele publicou sua pesquisa para compartilhar o conhecimento publicamente. Seu trabalho transformou a indústria de jogos ao introduzir uma abordagem científica para a análise de jogos.

Professor de matemática de Santa Bárbara e jogos de azar

Dr. Eliot Jacobson é um matemático de Santa Bárbara. Ele usou sua experiência acadêmica em uma carreira única. Começou contando cartas e analisando jogos de cassino no final da década de 1990. Os cassinos rapidamente o baniram de vários locais, incluindo o Horseshoe, Mandalay Bay e Chumash Casino. Ele sofreu ameaças e hostilidade por parte dos chefes e da equipe de segurança.

Jacobson se tornou consultor para a indústria de cassinos. Ele ensinou os gerentes a proteger seus jogos e a identificar jogadores habilidosos. Também publicou suas estratégias online, o que irritou os criadores de jogos, já que suas ações caíram. Apesar das críticas, Jacobson priorizou o conhecimento público em vez do sigilo.

Conclusão sobre as possibilidades de vencer plataformas como o casino Pin Up online

Cassinos online como o Pin Up usam tecnologias avançadas. Essas tecnologias protegem os jogadores e garantem um jogo justo. Trapacear é impossível em cassinos online. Algumas pessoas trapacearam em cassinos físicos. Elas usaram matemática e física para vencer o sistema. Mas é melhor jogar de forma responsável e se divertir nas plataformas online para não ter problemas.

Projeto autoriza e prevê regras básicas para funcionamentos de jogos de azar?

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O projeto de lei que trata da legalização dos jogos de azar tem gerado debates intensos. A proposta busca estabelecer normas para regulamentar atividades como bingos, apostas esportivas e cassinos. A questão principal é definir limites e garantir segurança para jogadores e operadores. No texto, o objetivo é estabelecer uma estrutura transparente, permitindo o funcionamento de um cassino é permitido no Brasil, porém com uma supervisão rigorosa. Se for aprovada, a legalização impactará diretamente a economia e o
turismo em 2024.

Projeto de Legalização de Jogos de Azar no Cassino no Brasil

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A legalização dos jogos de azar tem sido discutida há anos. O novo projeto tenta trazer clareza e regras para um setor que já opera irregularmente em muitos casos.

● A proposta prevê que um cassino liberado no Brasil funcione em complexos turísticos, incluindo hotéis e espaços de entretenimento. Isso busca atrair turismo e investimentos.
● O projeto sugere a formação de entidades reguladoras para supervisionar ações e assegurar a transparência. A coleta de impostos seria expressiva, com uma parcela dos fundos sendo destinada a setores como saúde e educação.
● Para evitar problemas como vício em jogos, o texto sugere campanhas de conscientização e limites para evitar abusos.

A ideia de um cassino no Brasil operando legalmente ainda enfrenta resistência. O potencial econômico contrasta com preocupações sociais, criando um debate complexo. A regulamentação pode trazer benefícios, mas depende de uma estrutura sólida e fiscalização eficiente. O futuro dos jogos de azar no país continua indefinido, mas o interesse pelo tema não para de crescer.

Impacto do Projeto na Regulamentação dos Cassinos Liberados no Brasil

A discussão sobre a regulamentação dos cassinos no Brasil traz expectativas e preocupações. Enquanto o jogo de cassino segue proibido, a prática clandestina ainda acontece, expondo jogadores a riscos e deixando de gerar benefícios econômicos para o país. A proposta de legalização promete movimentar o turismo e atrair investimentos vultosos, estimados em R$382 bilhões.

A proposta quer transformar essa realidade, trazendo regras claras e fiscalização rigorosa. A ideia é que os cassinos operem em complexos turísticos, gerando empregos e atraindo investidores. Por outro lado, é preciso lidar com os riscos sociais. O vício em jogos e a lavagem de dinheiro são problemas que preocupam especialistas e a sociedade. O impacto econômico seria expressivo, mas sem políticas sólidas, os danos podem ser grandes. A regulamentação precisa ir além da arrecadação de impostos. Deve proteger a população vulnerável e garantir que o setor atue de forma ética. O projeto, se aprovado, pode mudar o cenário atual, mas exige cuidado.

Futuro dos Jogos de Azar Legalizados nos Cassinos no Brasil

O tema dos jogos de azar legalizados no Brasil segue como um dos mais discutidos nos últimos anos. A possibilidade de regulamentar o setor divide opiniões e traz expectativas. De um lado, há quem veja a legalização como uma solução econômica. Novos empregos, aumento de arrecadação de impostos e incentivo ao turismo aparecem como argumentos frequentes. Por outro lado, temores sobre o impacto social permanecem. O vício em jogos afeta muitas famílias e pode se tornar um problema maior com a abertura do mercado. O cassino é ilegal? A legislação proposta tenta equilibrar esses fatores. Regras claras e fiscalização rigorosa são peças fundamentais para evitar abusos. Além disso, campanhas de conscientização e programas de suporte a jogadores podem ser necessários.

O futuro do setor dependerá de como essas questões serão tratadas. A regulamentação pode trazer benefícios, mas precisa ser feita com responsabilidade. O Brasil caminha em direção a uma decisão que pode transformar o mercado, mas também precisa proteger sua população.

‘Eu sou a transição’: Tuiuti canta forte rumo ao ensaio técnico

Por Marcos Marinho e Gabriel Radicetti

O Paraíso do Tuiuti cantou forte, na noite da última segunda-feira, quando realizou seu último treino antes do ensaio técnico na Marquês de Sapucaí. Sob chuva, a escola deu uma verdadeira demonstração de garra, energia e compromisso com o samba que conta a história de Xica Manicongo, tema do enredo desenvolvido por Jack Vasconcelos. A noite foi marcada por momentos memoráveis: a coreografia afirmativa da comissão de frente, a harmonia poderosa da comunidade e o brilho do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane, que fizeram o público vibrar com seu bailado preciso e repleto de simbolismo. Apesar de pequenos ajustes necessários na evolução, o ensaio impressionou pela potência do samba, a energia da bateria “SuperSom” e a presença vigorosa do intérprete Pixulé, que inflamou os componentes.

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André Gonçalves e Rodrigo Soares, diretores de carnaval, falaram ao CARNAVALESCO sobre o desempenho da escola no ensaio de rua e a expectativa para o ensaio técnico, que acontece no próximo sábado, na Marquês de Sapucaí.

“É um ensaio técnico, é um preparatório para o grande desfile que iremos fazer na Marquês de Sapucaí. Porém, hoje apresentamos todo o trabalho envolvido para sábado. Iremos apresentar um belíssimo espetáculo mais uma vez para o nosso ensaio técnico. O nosso chão tá maravilhoso, tá muito forte e é o que nós vamos levar para a Sapucaí. A gente hoje tá vindo de uma escola bem-preparada, bem mais firme, bem segura. E com o canto, que é o mais importante hoje numa escola de samba. Para o mundo do samba hoje, o nosso canto é muito importante”, avaliou André.

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“Apesar da chuva, eu achei o ensaio muito bom. A comunidade respondeu da maneira que a gente precisava que ela respondesse. A cada dia que passa, a cada semana que passa, o samba ganha força, o conjunto da escola, bateria, samba ganham força. A gente procura um casamento perfeito com todas essas partes da escola, todas essas partes do samba, segmentos, carro de som. É uma crescente muito boa que a escola tá vivendo. Debaixo de uma chuva torrencial, a comunidade respondeu muito bem. O samba tá muito bem. A bateria nem se fala… O que me deixa satisfeito é ver a comunidade brincando muito com o samba”, comentou Rodrigo.

Com o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, a agremiação será a segunda escola a desfilar no inédito terceiro dia de desfiles do Grupo Especial.

Comissão de Frente

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Com movimentos “exusíacos”, a comissão de frente, coreografada por Claudia Mota e Edifranc Alves, foi um dos destaques da noite. O coletivo trouxe uma performance de afronta e empoderamento. O clímax da coreografia ocorreu no momento em que um dos elencos, composto exclusivamente por pessoas trans, de pé e com os punhos cerrados, cantou forte o trecho do samba: “Eu sou a transição”, reconhecendo nos corpos dissidentes que dançam a força de Xica Manicongo.

Mestre-sala e Porta-bandeira

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Outro destaque da noite, a dupla Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane apresentou muita vitalidade na dança de mestre-sala e porta-bandeira. O encantador bailado do casal, combinado à precisão na finalização dos giros, chama a atenção pela excelente execução. O mestre-sala riscou no chão da rua os pontos da encruzilhada para que a ancestralidade se fizesse presente nos giros da porta-bandeira. No momento do samba em que a Tuiuti evoca as pombagiras Navalha, da Praia, Padilha e Mulambo, Dandara dá 7 giros com o pavilhão amarelo e azul fazendo o público vibrar com palmas, gritos e movimentos de ombros. É notório como o casal chega bem entrosado para o seu quarto carnaval juntos no Paraíso do Tuiuti.

Harmonia e Samba

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O grande destaque da noite foi o canto dos componentes, impulsionado pelo excelente e incansável trabalho do intérprete Pixulé e sua equipe do carro de som, que conseguiu contagiar o público, mesmo sob chuva. Além dos refrões, o trecho “Eu travesti / Estou no cruzo da esquina / Pra enfrentar a chacina / Que assim se faz” foi cantado com convicção pela comunidade. A paradinha realizada pela “SuperSom”, do mestre Marcão, evidenciou que a comunidade está com o samba na ponta da língua e com a energia necessária para cantar e contar a história de Xica Manicongo no carnaval da Marquês de Sapucaí. Contudo, ao final do ensaio, com a evolução mais lenta, houve uma oscilação na harmonia da escola, culminando na cena inesquecível de Pixulé no meio das alas, incendiando os componentes, que logo revigoraram o canto.

Evolução

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A evolução da escola apresentou algumas oscilações ao longo do percurso pelo Campo de São Cristóvão. Do Colégio Pedro II até a loja Caçula, a escola manteve um bom ritmo, mas, a partir dali, o desfile ficou mais lento, refletindo na harmonia. Essa redução de velocidade deve ser vista com atenção no ensaio técnico. Com mais agilidade, a escola conseguirá alinhar a evolução com a energia do canto e da bateria, garantindo um desfile ainda mais impactante na Marquês de Sapucaí.

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Outros Destaques

Pixulé deu um verdadeiro show de animação no ensaio. Durante o segundo recuo, o intérprete cantou frente a frente com os componentes da escola e, tomado pela empolgação, entrou no meio das alas para interagir e brincar com a comunidade. Sua energia contagiou a todos e reforçou o espírito vibrante do Tuiuti. No fim do ensaio, ele falou ao CARNAVALESCO sobre o treino da escola.

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“A escola está prontinha! A escola está cantando, evoluindo, tudo se encaixando, bateria, carro de som, tudo perfeito. Não tenho o que falar. Agora é só aguardar o dia 01 [de fevereiro] na Sapucaí que está todo mundo esperando Xica Manicongo. É isso que importa: está todo mundo can-tan-do! Detalhe: não é só a escola que está cantando, o público presente também soltando a voz. Tuiuti será a primeira escola a pisar na Sapucaí, no sábado, para o ensaio técnico. Acho que será o ápice”.

A bateria, comandada pelo mestre Marcão, fez uma passagem marcante e descontraída. Junto com a equipe de Pixulé, a “SuperSom” foi responsável por manter a vibração do componente lá em cima. Na saída do segundo recuo, já no fim do ensaio, mestre Marcão e os ritmistas saíram em câmera lenta, num movimento descontraído que arrancou sorrisos de quem acompanhava o entrosamento da bateria.

A rainha Mayara Lima abrilhantou a noite de ensaio, interagindo com a “SuperSom” e o público presente com muito samba no pé. Carismática, ela convidou as crianças da comunidade para sambar junto com ela à frente da bateria. Momento em que a realeza do Tuiuti exalta os sambistas mais novos da agremiação.

Giovanna Cordeiro é anunciada como semi-destaque do Salgueiro no Carnaval 2025

A atriz Giovanna Cordeiro, um dos grandes nomes da nova geração de atores da TV brasileira, foi convidada para integrar o desfile do Salgueiro no Carnaval 2025. Giovanna, que já é musa da Porto da Pedra na Série Ouro desde 2024, fará sua estreia na Academia do Samba como semi-destaque no abre-alas da Vermelho e Branco tijucana. Em visita recente ao barracão na Cidade do Samba, a atriz foi recebida pelo carnavalesco Jorge Silveira, que apresentou os detalhes do figurino que usará na Marquês de Sapucaí. Encantada com o que viu, Giovanna não escondeu a alegria:

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Foto: Ygor Gusmão/Divulgação Salgueiro

“Estou muito feliz em anunciar que esse ano, no Carnaval de 2025, estarei com vocês na Avenida. Vai ser uma história linda, que já começa de uma maneira muito especial. Vim ao barracão do Salgueiro para ver os preparativos para esse Carnaval e está lindo demais. Aguardem que a gente vai construir uma história inesquecível na Avenida. Quero agradecer ao presidente André e ao patrono Adilsinho pela oportunidade”.

O presidente da agremiação, André Vaz, comemorou a chegada de Giovanna à escola: “A Giovanna é uma artista que traz beleza, força e carisma, qualidades que combinam perfeitamente com o Salgueiro. Estamos confiantes de que sua presença trará ainda mais sorte e boas energias para o nosso desfile. Com certeza, o Salgueiro entrará na Avenida de corpo fechado e pronto para brilhar”.

Em 2025, o Salgueiro é a terceira escola a desfilar na segunda-feira, dia 3 de março, em busca de sua décima estrela.

Prefeitura do Rio espera 6 milhões de foliões no Carnaval 2025

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Fotos: Gabriel Radicetti/CARNAVALESCO

A Prefeitura do Rio realizou na manhã desta terça-feira, no Centro de Operação, na Cidade Nova, a coletiva de operação dos blocos para o Carnaval 2025. A expectativa anunciada é que a cidade do Rio de Janeiro tenha 6 milhões de foliões curtindo blocos, bandas e desfiles das escolas de samba. Entre os blocos, a Riotur informou que após os cancelamentos dos megablocos das cantoras Lexa e Preta Gil haverá 482 desfiles previstos pela cidade, começando no próximo sábado, dia 1º de fevereiro e terminando em 9 de março.

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Bernardo Fellows, novo presidente da Riotur

“Tremos 482 desfiles de blocos em 2025. Nós tivemos dois cancelamentos, os blocos da Lexa e da Preta, esperamos que ambas estejam de volta em 2026. Teremos 34 mil banheiros químicos em toda cidade. Tivemos 15 mil vendedores ambulantes credenciados para atuarem nos blocos. Recebemos ligas, blocos e iniciamos conversas. A cidade do Rio é pioneira nos blocos e queremos sempre dialogar. Vamos sempre ouvir todas demanas dos blocos. Tenho certeza que a partir de agora as regras vão ficar mais claras para os blocos. Sempre a cada ano o número de blocos só aumenta e eles conseguem cumprir todas exigências, que são importantes para garantia de segurança”, explicou Bernardo Fellows, novo presidente da Riotur.

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O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, informou que não será permitida a comercialização de produtos de vidro nos blocos. Ele ressaltou que as equipes da Guarda Muncipal vão atuar e que haverá fiscalização de táxis e motoristas de aplicativos.

“Nosso compromissão segue com organização da cidade. Equipes de Ordem Pública e da Guarda Municipal estarão presentes, tanto no pré, como nos dias de carnaval. Vamos fiscalizar os ambulantes cadastrados para venderem no carnaval. Não poderão vender garrafa de vidro. Vamos fiscalizar estacionamento irregular e se necessário vamos utilizar os reboques. A gente reforça que fiscalizamos também táxis e carros de aplicativos para evitar ilegalidade na cobrança de clientes. A gente acompanha e auxilia o encerramento dos blocos oficiais para que a cidade volte a funcionar. Vamos manter o programa BRT seguro nas estações e a Guarda Municipal auxilia nas distribuição de pulseiras nos blocos infantis”.

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Em seguida, foi a vez do presidente da CET-Rio Luiz Eduardo Oliveira apresentar os detalhes do trânsito da cidade para a temporada carnavalesca. “Nosso principal foco é garantir a segurança viária e a fluidez no trânsito. Reduzir o impacto daqueles 6 milhões de pessoas no carnaval ao longo do período”, disse.

Oliveira reforçou ainda a importância da utilização do transporte público, como metrô e VLT, sobretudo para os megablocos da Rua Primeiro de Março, no Centro, além da chegada com antecedência aos mesmos. “A gente tem interdições nos entornos começando a partir das 5 horas da manhã”, afirmou. Por fim, defendeu o respeito à proibição de estacionamento em locais determinados.

Alexandre Campos, da Comlurb, destacou os sete mil garis e 200 veículos responsáveis pela faxina urbana, além das práticas de limpeza hidráulica e essência de eucalipto após a passagem dos blocos.

O chefe-executivo do COR, Marcus Belchior, explicou a relevância das atividades realizadas pelo Centro que coordena. “Para ser um momento de grande diversão e civilidade, a gente aqui no Centro de Operações alinha todas as comunicações e fluxos internos para a melhor experiência de todos que aproveitam a cidade do Rio de Janeiro. Fora o aplicativo da Riotur, no aplicativo do Centro de Operações a gente tem comunicação da cidade em português, inglês e espanhol, pensando nos turistas. Além disso, a CET-Rio divulga todos os bloqueios em tempo real no aplicativo Waze, que também é alimentado por informações colaborativas”.

Já Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde, relembrou a necessidade de hidratação constante e consumo de protetor solar no carnaval. Ele também advertiu contra o uso descuidado de produtos de bronzeamento e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de proibir a venda de recipientes de vidro durante as confraternizações: “Isso reduziu muito a quantidade de acidentes e de atendimentos nos postos tanto no Carnaval quanto no Réveillon”.

Veja o planejamento da Saúde para o Carnaval 2025

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Para finalizar a coletiva, Bernardo Fellows, da Riotur, detalhou o esquema de segurança à mulher durante o carnaval. “Preparamos uma campanha de conscientização, com flyers, blusas, leggings, “pirulitos” com identificação, adesivos individuais, tatuagens temporárias. Tem também uma equipe de apoio especializada, com profissionais identificadas e preparadas para oferecer suporte imediato em caso de assédio ou de violência”.

Carnaval para todos: Camarote King promove acessibilidade e inclusão no Carnaval 2025

O Carnaval de 2025 promete ser ainda mais inclusivo na Marquês de Sapucaí. O Camarote King anunciou que será totalmente acessível, proporcionando a mesma experiência para pessoas com deficiência. A novidade foi apresentada no último sábado, durante uma coletiva de imprensa que também destacou outras mudanças no espaço.

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Fotos: Pedro Echeverria/Divulgação

A transformação foi possível graças à parceria com a atleta Carol Basílio, ex-jogadora da Seleção Brasileira de futebol feminino e atualmente uma referência no halterofilismo adaptado. Após um acidente que resultou na amputação de suas pernas, Carol tornou-se uma paraatleta em diversas modalidades e coleciona títulos. Cliente frequente do camarote, ela propôs mudanças para torná-lo mais inclusivo, prontamente aceitas por Lilian Martins e toda a equipe organizadora.

“A relação humana pode mudar tudo. Meu recado é para que a gente pare de romantizar. É uma lei, e precisa ser cumprida. O Camarote está fazendo isso com carinho e atenção, para que o espaço seja o mais democrático possível. Estamos falando da festa mais popular do mundo, o Carnaval, e ele precisa ser para todos”, afirmou Carol.

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Além das adaptações físicas, como rampas de acesso, o projeto vai além, pensando na experiência completa para pessoas com deficiência. “Não é só sobre acessibilidade estrutural, mas sobre criar um ambiente que acolha a todos de maneira igualitária. Lilian teve a sensibilidade de rever essas questões, e isso faz toda a diferença”, destacou Carol. Além do espaço físico do camarote, o site oficial do King é pensado para todos os públicos.

A empresária Lilian Martins, que comanda o camarote ao lado do irmão, Joãozinho King, ressaltou a importância do retorno dos clientes para a melhoria do King a cada edição.

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“A gente escuta muito o cliente e procura sempre melhorar. Trabalho tanto, tanto, para tudo funcionar. Com o passar dos anos vamos aprendendo mais e mais. Temos um público novo todo ano, mas 50% do nosso público é fiel. Estão aqui todos os anos. A gente gosta de atender com carinho”, disse a empresária.

Durante a coletiva, Lilian destacou ainda que o camarote prioriza o carnaval, o desfile das escolas de samba que irão passar na Avenida nos seis dias de festa e não atrações musicais. A empresária informou também que manterá a excelência na gastronomia, transfer e conforto que o King sempre ofereceu nos anos anteriores.

Sustentabilidade em foco

Outra grande novidade do Camarote King 2025 é seu compromisso com a sustentabilidade. O camarote mergulha na Amazônia e se inspira num dos principais centros da biodiversidade do mundo, como tema para o Carnaval 2025. “Das ações do marketing, passando pela decoração e culinária, tudo remete à principal floresta do planeta”, destacou Luiza Cabral, responsável pelo marketing do King. A proposta é combinar tradição e inovação, mostrando que é possível celebrar o carnaval de forma consciente.

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Musa do camarote

O evento também marcou o anúncio de Karen Lopes como musa do Camarote King 2025. Frequentadora assídua do espaço, Karen expressou sua emoção com o convite: “Desde o início, tenho o privilégio de curtir o Carnaval no camarote mais cobiçado da Sapucaí. Este ano, o convite foi ainda mais especial: integrar a família King como musa. Que honra fazer parte dessa história!”.

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Com inclusão, sustentabilidade e muito samba, o Camarote King promete ser um exemplo de transformação e acolhimento no Carnaval de 2025, garantindo que a festa seja realmente para todos.

Da decoração à culinária, a principal floresta do mundo é o tema desta edição que contará com apresentações Xande de Pilares, Thiago Martins, Pique Novo, Vitinho, Juliana Diniz, Mc Maneirinho, entre outros. Vendas pelo site camaroteking.com.br

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Eloise Matos segue sendo a voz da apuração do carnaval de São Paulo

A comunicadora Eloise Matos, referência na rádio FM e ícone da cena do samba e pagode, segue fazendo história. Após três décadas de dedicação à comunicação e mais de 20 anos como destaque no rádio, Eloise foi renovada como a voz oficial da apuração das notas do Carnaval de São Paulo 2025.

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Foto: Felipe Araújo / Liga-SP

Em 2024, Eloise quebrou barreiras ao se tornar a primeira mulher a conduzir a leitura das notas na apuração do Carnaval paulistano, marcando um momento histórico para a cultura carnavalesca. Sua estreia foi amplamente elogiada nas redes sociais, com comentários que exaltaram sua segurança, carisma e, sobretudo, a representatividade que trouxe ao evento. O público feminino, em especial, aprovou a escolha, destacando a importância de mulheres ocuparem espaços de protagonismo em eventos dessa magnitude.

Além de sua atuação marcante no Carnaval, Eloise é uma profissional multifacetada. Sua carreira inclui a apresentação de shows ao lado de grandes nomes do samba, a locução de jingles e campanhas publicitárias, e a condução de programas que são sucesso absoluto na audiência. Ela também já foi mestre de cerimônia do concurso que escolhe a Corte do Carnaval de São Paulo, reforçando seu vínculo com a tradição carnavalesca.

Com sua voz inconfundível e presença carismática, Eloise Matos conquistou o carinho e a admiração do público, consolidando-se como uma figura indispensável na cultura do samba e do Carnaval. Para 2025, a expectativa é de mais um trabalho impecável, guiando o público com emoção e competência através dos resultados do maior espetáculo cultural do país.