Início Site Página 1369

Na base da raça! Império Serrano luta e consegue empate no fim pela Série C do Carioca

0

O Império Serrano Esporte Clube enfrentou uma verdadeira batalha, na manhã deste domingo, em Moça Bonita, Bangu, contra o Uni Souza, em jogo válido pela Série C do Carioca. A equipe da Serrinha arrancou o empate por 2 a 2 aos 47 do segundo tempo.

imperio unisouza1
Foto: Emerson Pereira/Divulgação

“O jogo mais difícil que tivemos neste campeonato. Suamos a camisa para conseguirmos o empate. A equipe deles é organizada, jogou com as linhas baixas, com jogadores altos, fortes e pegadores. Demos bobeada, quando nosso time todo saiu para o ataque, tomamos o segundo gol, e que não poderia acontecer, mas buscamos o empate. O time deles vai brigar para subir”, disse o técnico Mariano, do Império Serrano.

Nos primeiros dez minutos de jogo, o controle foi do Império Serrano. Keven chamou a responsabilidade e deixa o time verde e branco com as melhores oportunidades. Porém, aos 15 minutos, o Uni Souza abriu o placar com Xaropinho.

Aos 20, o Império quase empatou. Após boa jogada de Keven, Richardson tentou, mas a bola foi para fora. Dois minutos depois, o Uni Souza teve um atleta expulso.

Novamente, Keven teve oportunidade de empatar. Aos 32, ele acabou perdendo uma grande oportunidade na frente do goleiro adversário. Ainda no primeiro tempo, mais uma oportunidade imperiana. Maurício chegou com espaço, mas bateu para fora.

O gol de empate chegou antes do intervalo. Walnei lançou e o artilheiro Keven marcou o gol para o Império Serrano Esporte Clube. Presente para o time verde e branco que teve sete chances na primeira etapa de jogo.

No segundo tempo, o goleiro imperiano, Léo Flores, salvou o time em duas oportunidades. O Império arriscava e sofria nos contra-ataques do adversário. Aos 37, Caíque colocou a UniSouza novamente na frente do placar.

imperio unisouza2
Foto: Emerson Pereira/Divulgação

O jogo ficou ainda mais tenso e com muitas discussões dentro e fora de campo. Aos 47, veio o gol de empate imperiano. Cipiriano encheu a rede do adversário e deixou tudo igual.

A equipe da Serrinha quase virou. Feitosa tentou de cabeça, mas o goleiro defendeu. Fim de papo em Moça Bonita. “Foi um jogo difícil. Os times contra o Império estão dificultando bastante. Vamos buscar a vitória no próximo jogo”, disse Sandro Avelar, presidente do Império Serrano.

Autor do gol do empate no fim, Cipriano ficou bastante emocionado em ser o “salvador” do Império Serrano na partida.

“Esse gol significa muito pra mim. A equipe sabe como tenho trabalho. Hoje, eu fui privilegiado por fazer o empate do nosso empate”, afirmou.

Capitão do time, o goleiro Léo Flores ressaltou sua preocupação com o grupo e o respeito ao adversário. “Você pode ser o Romário ou Maradona, mas não tem que desmerecer ninguém. Tenho história bonita e não desmereço ninguém. Foi um jogo muito difícil, o time deles deu a vida, trocaria qualquer defesa para sair com a vitória. Se olhar pelo lado positivo, nós ganhamos um ponto com esse gol de empate no último minuto. Vamos lutar sempre, como todo imperiano”.

‘Vai além de um desfile, é um movimento’, diz vice-presidente da Beija-Flor sobre o enredo para o desfile de 2022

0

O novo vice-presidente da Beija-Flor de Nilópolis, o empresário Biel Maciel, conversou com o site CARNAVALESCO sobre a preparação da azul e branco para o carnaval de 2022. Em sua fala, ele exaltou o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor” e revelou que a proposta é não ficar apenas no desfile e ir além da Marquês de Sapucaí.

eliminatoria22 beija 10
Biel Maciel é o novo vice-presidente da Beija-Flor. Foto: Magaiver Fernandes

“Vai além de um desfile, é um movimento. É empretecer o pensamento e ouvir a voz da Beija-Flor. Muita gente vai aprender e ter respeito como dever ser. O enredo representa muito aprendizado. O principal legado que vai deixar é o respeito. Ele exige e pede o respeito ao negro. É emocionante, que você sente desde o primeiro setor do desfile até o último”, disse. * OUÇA OS SAMBAS QUE SEGUEM NA DISPUTA DA BEIJA-FLOR

Nas últimas duas semanas, a Beija-Flor voltou com suas atividades na quadra e o processo de escolha do samba-enredo para 2022. O vice-presidente nilopolitano contou o que sentiu quando pisou novamente no espaço mítico para o sambista. * VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DA BEIJA-FLOR

“Senti uma emoção muito grande ao pisar neste solo sagrado. A gente que estava com a quadra fechada, sabe o que o país está passando nesta pandemia, você pode voltar suas atividades, fazer o que ama, trazer a alegria e energia para nossa comunidade, gera uma emoção muito grande. Também muito gratidão de reabrir e construir o belo carnaval que promete para 2022”.

Harmonia do Tuiuti confia na experiência e na união da equipe

0

A série “Harmonia em jogo” chegou no Paraíso do Tuiuti. Sob o comando de Fernando Honorato e Luiz Carlos Amâncio, que volta para escola, o trabalho é feito em parceira com Tico do Cavaco e Chocolate, que são os responsáveis pelas cordas, além do diretor de carnaval André Gonçalves.

luiz amancio
Foto: Divulgação

“É uma honra estar de volta neste Paraíso, no qual conheço todos. O nosso trabalho de ensaio é insano. Por mim, ensaiaríamos todos os dias, porque na quadra eu posso parar e estruturar a escola, voltar de novo e acertar. Nossos ensaios de rua, me preocupo com a evolução, o conjunto, as fileiras. É como se fosse a Avenida, num trabalho em conjunto, para acertar o melhor andamento”, disse o diretor.

Quando o assunto é o som, Amâncio afirma: “Nós temos um carro de som muito forte, com muita garra, junto ao mestre Marcão. Nós temos harmonia, canto e ritmo, sempre com muita união e em prol da nossa comunidade, que é espetacular”.

tico cavaco
Foto: Ewerton Pereira/Divulgação Tuiuti

Para o time de cordas, existe algo que atrapalha bastante durante o desfile. “Um delay muito grande na Avenida, que nos prejudica muito, inclusive, o mestre de bateria. A divisão harmonia e carro de som é muito interessante, pois, chamaria atenção o para o nosso trabalho específico. Valorizando ainda mais o trabalho do músico”, afirmou Tico do Cavaco.

harmonia tuiuti

Para Luiz Carlos, o maior desafio é na Avenida. “O recuo da bateria e a entrada da escola são sempre desafiadores. Mas, tenho comigo o Beto, o Tarzan, o Márcio, o Rael, o Flávio, o Falcão e todo um grupo de Harmonia, que me ajuda na entrega de um trabalho bem feito. Nós temos três tipos de desfile, o antes da bateria, quando a bateria sai do recuo e as alas que vem em seguida”, completou o diretor.

André Gonçalves é o novo diretor de Carnaval do Tuiuti

0

No Tuiuti desde o título na Série A, em 2016, André Gonçalves é o novo diretor de Carnaval da agremiação de São Cristóvão. Andrezinho, como é carinhosamente chamado pela comunidade, integra a diretoria da azul e amarelo desde então, tendo feito parte da comissão de carnaval que levou a agremiação ao vice-campeonato no Grupo Especial, no histórico desfile de 2018.

andre tuiuti
Foto: Divulgação

“O Paraíso do Tuiuti é uma grande família que tenho a honra de fazer parte. Cheguei sendo campeão em 2016 e nunca mais saí. Virou minha paixão fazer o Carnaval acontecer do Tuiuti. Tenho que agradecer ao presidente Renato Thor por essa oportunidade. Vamos planejar muito bem esse próximo desfile para alcançar o sonhado título da nossa escola”, disse André.

Nos últimos dois desfiles, Andrezinho ocupou o cargo de diretor de operações do Tuiuti.

No próximo Carnaval, o Tuiuti vai desfilar com o enredo “Ka ríba tí ÿe – Que nossos caminhos se abram”, do carnavalesco Paulo Barros. O tema vai exaltar as histórias de luta, sabedoria e resistência negra.

Vai ter carnaval! Paes anuncia população completamente imunizada em novembro

0

Em uma live, na noite desta quinta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou mais uma antecipação no calendário de vacinação na cidade do Rio de Janeiro e revelou que no mês de novembro toda população estará completamente vacinada, ou seja, com as duas doses ou a dose única”.

“Em novembro, todo o Rio estará completamente imunizado, ou seja, todo mundo já tendo tomado a segunda dose. Vai ter carnaval! É uma notícia excepcional. Neste momento, a gente pode afirmar isso. A primeira dose até 18 de agosto para população. Faltou pouco! A partir de outubro e novembro só teremos notícias boas acontecendo. Vamos celebrar a vida em fevereiro e fazer essa festa linda que é o carnaval”.

O secretário de Saúde, Daniel Soranz, também falou sobre a vacinação na cidade. “Os números são bons e mostram que a vacinação é efetiva. Ela responde e protege contra a variante Delta. Temos 40% da redução de pacientes internados”.

A prefeitura antecipou mais uma vez o calendário de vacinação contra a covid-19. Dessa vez, o calendário foi adiantado em 12 dias, terminando a imunização de toda a população adulta em 18 de agosto. Em 34 dias, todos os cariocas vão ter recebido pelo menos a primeira dose de alguma das vacinas contra a doença. Até o momento, o Rio vacinou 3.440.133 pessoas, um equivalente a 68% da população. A expectativa é de que até 14 de novembro, toda a cidade esteja vacinada.

vacina semestre

Carnaval de São Paulo terá primeiro camarote ‘hetero friendly’ no Anhembi

0

Em 2022 o público LGBTI+ terá mais uma grande novidade para cair na folia no Sambódromo do Anhembi, em São paulo. O Camarote Sensação é o primeiro voltado exclusivamente ao público LGBTI e aliados do Brasil. Apesar de ser LGBT o camarote é declaradamente “hetero friendly” e estará aberto todos os dias com desfile das principais escolas de samba (Grupo Especial, Grupo de Acesso 1 e Desfile da Campeãs). O espaço receberá 700 pessoas por noite e os ingressos já estão sendo vendidos (valores a partir de R$ 650).

Camarote Sensação é o primeiro dedicado ao público LGBTI+ em todo o Brasil e terá ações sociais voltadas para a comunidade
Foto: Divulgação

O espaço mais diverso e colorido do carnaval de São Paulo acolherá não só a comunidade LGBTI+, mas também heterossexuais que respeitam a diversidade. A ideia do espaço que se auto declara “hetero friendly” é ser um espaço LGBT, mas com a presença dos aliados, promovendo uma convivência harmônica e livre de preconceito.

“São Paulo é uma cidade que respira a diversidade e promove uma das maiores paradas LGBTs do mundo. Para nós será uma honra recebermos o primeiro camarote LGBT do Brasil no Sambódromo do Anhembi e assim promover um carnaval harmônico e livre de preconceitos.”, celebra Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Presidente da São Paulo Turismo.

Com ambientação moderna e confortável, o Camarote Sensação promoverá uma série de experiências visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis. Tudo isso em um ambiente seguro, onde o preconceito não tem vez, e com ótima localização para acompanhar os desfiles das escolas de samba de São Paulo.

O Camarote Sensação é open bar, open food e conta com serviço de traslado a partir de meeting point, além de uma série de experiências surpresas que serão divulgadas em breve. Nomes fortes da cena LGBT como os DJs Anne Louise, Rafael Barreto, Alberto Ponzo e Julio Doutor já estão confirmados.

“Nosso objetivo é entregar uma experiência completa, em um ambiente diverso e seguro, para que o folião se preocupe só com a alegria e em curtir o espetáculo do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo”, explica Ricardo Gomes, sócio do Camarote Sensação. “Vamos unir no espaço o samba enredo e a música eletrônica e outras surpresas. Certamente “vai dar samba” e provocar o ziriguidum que carregamos no coração. O carnaval mais esperado e desejado de todos os tempos virá com a estreia do camarote LGBT que estava sendo planejado há 3 anos”, completa.

Compromisso social é marca do Camarote Sensação

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo celebra a chegada do primeiro camarote LGBT no Sambódromo. “A Liga-SP está investindo esforços para transformar a experiência do público no próximo Carnaval. Ter o primeiro camarote voltado ao público LGBTI+ em sambódromo é uma conquista social que só engrandece o nosso evento. São Paulo é um dos destinos preferidos deste público para turismo e no Carnaval não é diferente. As escolas de samba paulistanas abraçam a diversidade e a inclusão no dia-a-dia da cadeia produtiva do Carnaval. Ter conosco uma iniciativa como o Camarote Sensação é, portanto, uma celebração dos nossos valores, crenças e objetivos. Estamos dando mais um passo em direção a um futuro mais acolhedor e igualitário”, afirmou Sidnei Carriuolo, presidente da Liga.

E para celebrar de forma inclusiva, o Camarote Sensação tem como uma das principais marcas ações sociais para a comunidade LGBTI+. Uma delas será a geração de emprego, já que a maioria dos fornecedores será da comunidade. Darlan Schmidt, um dos sócios, explica que fizeram tratativas com as empresas prestadoras de serviço para contratação de mão de obra temporária da comunidade para atender as demandas do camarote, além do próprio Sensação procurar fornecedores LGBT.

“Conversamos com as empresas responsáveis pelo bufê e segurança, por exemplo, para priorizar colaboradores LGBT trabalhando no nosso camarote. Além disso, o manuseio dos kits será feito por pessoas da comunidade LGBTI+, que receberão pelo trabalho. É uma das formas que encontramos de dar um retorno à sociedade”, explicou Darlan.

Outra ação será o convite de 1.500 LGBTs em situação de vulnerabilidade para acompanhar o desfile da arquibancada, no domingo dia 27/02. A seleção será feita através de ONGs que já trabalham com essa população, que serão responsáveis pela indicação dos convidados. “São pessoas que não tem a oportunidade de acompanhar a maior festa brasileira e, agora, através dessa nossa ação serão incluídas no carnaval de São Paulo”, disse Ricardo Gomes.

Grupo privado que assumiu a organização do carnaval de avenida de São Paulo, a ALk Live Entertainment também celebra a chegada do primeiro camarote dedicado ao público LGBT. Presidente da empresa, Marcos A. Gerardi Leone comentou a chegada: “Começar o nosso trabalho à frente do Carnaval da virada em São Paulo e já contar com o Camarote Sensação, que representará com maestria a Comunidade LGBT na avenida pela primeira vez na história do carnaval de São Paulo, é sensacional. Sabemos da relação forte entre os foliões LGBTI+ e o Carnaval e além de termos conquistado novos parceiros para os próximos anos, acima de tudo, ganhamos dois amigos valiosos: Ricardo Gomes e Darlan Schmidt. Juntos vamos celebrar a vida com respeito, muita alegria e samba no pé”, comentou.

Carnaval será motor para a retomada do turismo

Um dos primeiros grandes eventos pós pandemia, o carnaval é essencial para a retomada do turismo. Além de sócio do Camarote Sensação, Ricardo Gomes é também Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. Por isso entende bem do assunto.

“Os eventos são grandes motores do turismo. O carnaval de São Paulo já atrai muitos turistas, inclusive LGBTs. O Camarote se torna mais um atrativo para que a cidade abrace a diversidade e acolha o turista no carnaval, com a certeza que ele voltará também em outras datas”, explica Ricardo.

Para isso, fechou acordo com as três principais operadoras de turismo do Brasil – CVC, Diversa Turismo e Orinter – que venderão, através das agências credenciadas, pacotes de carnaval que incluem o Camarote Sensação como atrativo no período carnavalesco.

SERVIÇO

Camarote Sensação
Arena Sambódromo Anhembi
25, 26 e 27/02 e 05/03 (abertura às 20h30)
Evento para maiores de 18 anos
Site: http://camarotesensacao.com.br/
Ingressos: https://www.ingresse.com/camarote-sensacao-2022
Valores (1º lote – sujeito a alteração):
25/02 e 26/02 (sexta e sábado) – Térreo R$ 1.150,00 / Mezanino R$ 1.350,00
27/02 (domingo) – Térreo R$ 650 / Mezanino R$ 800
05/03 (sábado) – Térreo R$ 850 / Mezanino R$ 980

Line up:
25/02 (sexta) – DJ Anne Louise + outras atrações anunciadas em breve
26/02 (sábado) – DJ Rafael Barreto + outras atrações anunciadas em breve
27/02 (domingo) – DJ Alberto Ponzo + outras atrações anunciadas em breve
05/03 (sábado) – DJ Julio Doutor + outras atrações anunciadas em breve

Open Food:
Serviço fixo e rotativo de garçons com coquetel (seleção de queijos, seleção de frios, mix de acepipes e conservas, mix de secos, snacks, finger foods, mini porções de aperitivos, mix de pães, terrines, pastas e antepastos, mini lanches); jantar (entrada com saladas, principal com quentes e massas e sobremesas); e café da manhã.

Open Bar:
Cerveja, Sagatiba, Aperol, Gin, Vodka, Espumante, Gin Tônica Tradicional, Caipirinha de Vodka, Água com e sem Gás, Água Tônica, Energético, Refrigerante Tradicional, Refrigerantes Zero, Chás e Sucos.

Unidos da Tijuca reabre a quadra no domingo com retorno da feijoada

Líder da bateria Pura Cadência da Unidos da Tijuca, mestre Casagrande comanda no domingo, 18 de julho, a partir das 13h, na quadra da escola, mais uma edição da Feijoada Nota 10 recebendo o “Pagode do Mestre”, que movimenta o local uma vez por mês fazendo parte do calendário das atividades da escola há oito anos. A edição marca o retorno do evento, na quadra da agremiação, suspenso desde o início de 2021 devido às restrições provocadas pela pandemia do coronavírus.

O show ficará por conta de Marquinhos Sensação, Serginho Picciani, Wantuir e Bateria Pura Cadência com a presença confirmada da rainha Lexa. O Pagode do Mestre respeitará todos os protocolos de saúde exigidos pela Vigilância Sanitária da prefeitura do Rio de Janeiro. Os ingressos poderão ser adquiridos de forma on-line, através do site da Sympla, televendas ou via PIX.

Pensando na sua segurança e comodidade, no evento está proibida a permanência de pé entre as mesas e é estritamente necessário o uso de máscaras para transitar pelas áreas comuns do Espaço. Recebendo o público, a banda Swing Carioca abrirá a tarde. A feijoada poderá ser degustada por apenas R$ 25,00. Para quem optar por se deliciar por outras culinárias, a praça de alimentação terá diversas opções de refeições. No encerramento, a bateria Pura Cadência, é claro, acompanhada do intérprete oficial Wantuir finalizam o domingo.

A quadra da escola fica situada à Avenida Francisco Bicalho nº 47 – Santo Cristo. Estacionamento no local.

Serviço:

Feijoada Nota 10 da Unidos da Tijuca – Pagode do Mestre
Atrações: Marquinhos Sensação, Serginho Picciani e Bateria Pura Cadência
Data: 18/07/2021
Horário: 13h
Endereço: Avenida Francisco Bicalho nº 47 – Santo Cristo
Mesas: R$ 100,00 com 4 ingressos inclusos (Reserva de Mesas: 21 98165-1753/ 99441-2080)
Ingresso Individual/Couvert: R$ 20,00 (antecipado)
Camarotes Inferiores c/10 lugares: R$ 250,00
Camarotes Superiores c/10 lugares: R$ 300,00
Feijoada: R$ 25,00
Classificação Livre

VENDAS:
Sympla – https://www.sympla.com.br/feijoada-nota-10—pagode-do-mestre__1257836
Televendas: 21 98165-1753 / 99441-2080
Compra VIA PIX: 55 21 96409-5240 – LUIZ CALIXTO
*Basta realizar o pix para a conta vinculada acima e enviar via Whatsapp (21 98165-1753/99441-2080) o comprovante e o nome completo. Seu nome será inserido na lista e na entrada basta apresentar um documento de identificação.
A capacidade da casa será reduzida e por isso os ingressos são limitados

Moradora do Complexo do Lins será musa dos passistas da Lins Imperial

A Lins Imperial apresenta mais uma musa para o Carnaval de 2022. Natural de Nilópolis, e moradora do Complexo do Lins, a esteticista Daise Kosta desfilará à frente da tradicional ala de passistas ao lado de Wesley Paixão. Frequentadora assídua dos ensaios Lins Imperial, ela já desfilava na agremiação e será mais uma aposta nas pratas da casa para o retorno da verde e rosa para a Sapucaí.

musa lins
Foto: Fabrício Andrade/Divulgação

“Sou mulher de fibra, mãe, esteticista e agora musa da Lins Imperial. Em meu trabalho eu elevo a auto estima de outras mulheres. Na comunidade muita gente me conhece e essa notícia de que eu seria musa na escola caiu de forma bem positiva. As pessoas me param e me parabenizaram. Pretendo representar a comunidade com muito comprometimento e dedicação à escola. A expectativa é extremamente positiva. Tanto para o rendimento da escola, quanto para o cargo que ocuparei. Foi um grande presente e eu vou retribuir com muita garra e amor”, afirmou ela, que posou para fotos na quadra da agremiação e na comunidade do Complexo do Lins.

O enredo da Lins Imperial para o próximo carnaval é “Mussum pra sempris – traga o mé que hoje com a Lins vai ter muito samba no pé!” A escola será a primeira a desfilar no sábado de carnaval, 26 de fevereiro de 2022.

Viradouro recria logo do enredo para o Carnaval de 2022

Ano novo e logo do enredo nova na atual campeã do carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Na noite desta quarta-feira o carnavalesco Marcus Ferreira, da Viradouro, junto com Tarcisio Zanon, anunciou mudança no logo da escola de Niterói para o Carnaval de 2022. Confira abaixo a explicação do artista. A criação e design são de Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon. As ilustrações de Roberto Monteiro.

logo nova viradouro2022
Foto: Reprodução

“O designer do carnaval: Talvez J.Carlos seja um dos primeiros carnavalescos da história incipiente do carnaval brasileiro. Grande caricaturista dos círculos, dos guizos, coretos e das grandes sociedades (primórdio das escolas de samba). Caricaturou nossa gente, gente fantasiada que viveu como nunca o carnaval de 1919. Estará presente, seu traço, suas formas, suas cores, além do dedo criativo imaginário de Deus. Dedo esse, que nos faz recriar a data da nossa logo para o próximo carnaval, como diz o bordão: – pula pra 2022. Eu e @tarcisiozanon na @unidosdoviradouro levamos fé! Que o próximo carnaval, seja uma virada de página também ao respeito a cultura do carnaval carioca, tão dizimada nos últimos quatro anos”, disse Marcus Ferreira.

“Tomadas por um sentimento de libertação, em 1919, após Gripe Espanhola, as pessoas usaram o momento para liberarem toda alegria. Transformaram o luto em alegria. Foi um marco na história do Rio de Janeiro e do carnaval. O nosso enredo tem grande densidade cultural, porque foi nesse ano de 1919, que o samba se tornou o principal ritmo do carnaval. O Bola Preta fez seu primeiro desfile”, explicou Tarcísio Zanon, no lançamento do enredo, em abril do ano passado.

Na época, o presidente da Viradouro, Marcelinho Calil, também falou sobre a ideia do enredo para o desfile de 2021.

“É um enredo que tem a cara da escola. Traz alegria e esperança. Vamos lá atrás em 1919, fazemos paralelo com o momento que vivemos agora, e vamos construindo esse fio juntos. A mensagem pega no respeito a dor, tristeza, mas também são mecanismos de transformação e reflexão. Nosso enredo é de muita alegria”, disse o presidente Marcelinho Calil.

‘Ilustre Bamba’: Mauro Quintaes, o louco

0

Se a Porto da Pedra fosse uma cidade, ou mesmo um Reino de Loucura, um estrangeiro que teria sua cidadania garantida seria Mauro Quintaes. Chegado às cercanias do bairro alguns anos antes, quando se tornou aprendiz do mestre Joãozinho 30, na Viradouro, Mauro recebeu um convite despretensioso, em 1994, para trabalhar em uma renascida escola de samba de São Gonçalo, que, ao primeiro olhar, era acanhada e pequena, mas que tinha sonhos – e investimentos – em grandes escalas. Seu nome: GRES Unidos do Porto da Pedra e sua missão era alcançar o Grupo Especial.

ilustracao louco1

Com ideias revolucionárias e modos promissores de demonstrá-las, não se fez de rogado. “Era uma oportunidade de ouro. Eu era jovem, com muita criatividade, vontade de marcar meu nome no carnaval e com patronos que me deixavam criar e produzir do jeito que eu quisesse”.

Pronto, ingredientes perfeitos, mas e o tempero? Muita empatia e o carinho que se criou entre comunidade e carnavalesco, que a usava em suas criações e por quem se deixava contagiar.

De acordo com o jornalista João Gustavo Melo, “a obra de Mauro Quintaes reflete a alma de um artista alegre, jovial, aberto sempre a novidades e experimentações. Devoto das grandes referências carnavalescas e de todas as artes, Mauro sabe como poucos extrair alegria e frescor das cores e das formas. Como um eterno garoto chapliniano, representa as coisas da vida com a admiração de quem enxerga o mundo pela primeira vez”.

Quintaes pode não ter feito nascer uma escola, mas muito a ajudou, sendo o real parteiro de que a agremiação precisava. Ele não criou o sentimento, mas se apaixonou por ele e o fez crescer através de seus traços, cores e construções.

Trazendo um olhar de quem pesquisou e escreveu sobre a escola e sobre o carnavalesco, digo sem medo de errar e sem querer criar falsa polêmica: Sem Mauro Quintaes, naquele momento, com aquela experiência e com somente aqueles desejos, a Porto da Pedra não existiria da maneira que existe e nem muito menos conseguiria fazer feliz seu povo em fins da década de 1990.

Ao mestre, com carinho.

  • Texto de Bruno Cesar Santos de Souza – Mestre em História pela UERJ e biógrafo da Porto da Pedra.