Ô ô…
Sou a nobre nega mina
Lá da roça da Sabina
O quintal de salvador
Ô ô… Preta Flor!
Fiz da arte a cartilha
Pra vencer toda quizila
Um caminho de amor
Rezava o Rosário de Maria
Ouvia os tambores do Lugar
Seguia a minha fé em romaria
Na velha guia e no patuá
A Chica de Quelé, Exu deu direção
No ilê axé de São Sebastião
Janeiro começou já era dia seis
Rainha em dia de Reis
A Eparrei! Ela é oya, bela oya
Magé Bassã… Yalorixá
Sou filha de Oxóssi caçador
Odé odé oke arô
Bradei a voz da cor
meus ancestrais foram pilares
Francisca… do clã nagô
forjada em ventre de palmares
mamãe chamou a luz de Orum vi clarear
E fiz morada no infinito de Oxalá
Ê baiana dos ventos e trovões
Que a força de Iansã leve amor aos corações
Batuqueiro toma frente na batalha
Desce a mão no couro pro senhor da palha
Na pedra fria, no pé do morro
Dizem que mora um velho lá
Sou Cubango de atotô, axé!
Chama viva da negrura…
Chica Xavier!
Sou Cubango de atotô, axé!
Chama viva da ternura…
Me chamo Chica Xavier
O diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, em entrevista ao canal CNN, mostrou confiança sobre a resultado dos desfiles em fevereiro de 2022 no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
“Olha, eu diria que 90% de chances, talvez até mais, de ele acontecer em fevereiro. Digo isso com base nas conversas que a gente teve, várias conversas com o poder público, tanto na esfera federal, quanto na esfera estadual e municipal, é uma crença geral de que a gente vai ter um número grande da população vacinada em fevereiro, então já poderia acontecer nos moldes normais. A não ser que a gente tenha uma surpresa gigantesca de uma nova pandemia, o que seria algo desastroso pra humanidade, então a gente acredita muito no carnaval em fevereiro de 2022”, disse Gabriel para CNN.
Em post, na tarde de sábado, nas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, chamou cervejarias para apoiarem o Carnaval de 2022. “Só imaginando os comerciais das diferentes cervejarias no Carnaval do próximo ano. Esse é o da Brahma no primeiro Carnaval pós gripe espanhola. Quero ver quem vai tomar conta da cidade do Rio em 22!”, afirmou o prefeito, fazendo a referência a uma propaganda do Carnaval de 1919.
O prefeito também comentou a notícia dada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no site de O Globo, de que para fazer o carnaval seguro em 2022 é necessário ter mais de 80% da população total do município do Rio e do estado completamente vacinada contra a Covid-19. “Ou seja…. Já dava para fazer em novembro”, disse Paes.
As escolas da Superliga, que desfilam na Intendente Magalhães, em Campinho, Zona Norte do Rio, ganharam um presente para o Carnaval de 2022. O produtor musical, Rafael Prates, assumiu a produção dos sambas para os desfiles do ano que vem. Em seu estúdio, ele fará todas gravações. Ao site CARNAVALESCO, o músico revelou o sentimento com o convite para fazer o trabalho.
Fotos: Thaise Lima
“Felicidade imensa. Respiro isso há mais de 20 anos, faço produções e trabalhando o ano inteiro. Frequento todas quadras, também sou compositor e sei o que representa tudo isso. Para chegar no Especial, tem que passar pela Intendente. Lá é que começa tudo. Fiquei muito honrado em ser escolhido e as escolas merecem estar no mesmo patamar de todas. Todos os sambas vão estar nas plataformas digitais. Estamos caminhando coladinhos com o tempo e dando o mesmo valor para nossas escolas e para os sambistas”, disse Prates.
O presidente da Superliga, Clayton Ferreira, ressaltou a vontade do grupo de transformar os desfiles na Intendente Magalhães. “Conversando com os presidentes houve essa iniciativa de produzir um material profissional. Todo mundo se espanta quando as agremiações da Intendente Magalhães procuram qualidade. A nossa administração quer que isso não cause mais estranheza e que as pessoas olhem e vejam que são escolas de samba, como todas outras, a diferença é o orçamento. Abandonamos o amadorismo e estamos encarando tudo com profissionalismo”, disse Clayton, que pretende fazer um lançamento em dezembro de 2021.
O dirigente explicou o motivo de ter escolhido o trabalho de Rafael Prates. “Se ele grava para Liesa, ele vai gravar para Superliga. É um estúdio reconhecido no mundo do carnaval. A gente busca a qualidade. Conseguimos adequar com o nosso orçamento. O Rafael Prates abraçou o projeto. É inovador para Intendente. Vamos crescer juntos. Eliminamos custos para todas escolas, que antes tinham que entregar os sambas para Liga e agora não precisam mais. Todo mundo terá o mesmo padrão”, afirmou Clayton Ferreira.
Prates explicou como será o trabalho de divulgação. “Vamos trabalhar nas plataformas digitais. Não terá mais aquele envio dos sambas pelo Whatsapp sem qualidade. Agora, vão os links com todos os áudios nos canais digitais. A Superliga terá seu espaço e lá estarão todas obras para o Carnaval 2022. Neste momento, estamos trabalhando a harmonia com as cordas (violão, cavaco). No fim de outubro, entro com quatro coristas profissionais, que vão gravar com a gente, após finalizarem no Grupo Especial, além do pessoal do carro de som das escolas. Depois os intérpretes colocam suas vozes nos sambas. A emoção do trabalho é enorme, porque sou sambista e minha dedicação será imensa, porque meu nome está em jogo. O som será no mesmo nível para todas, prometo muita qualidade”, finalizou Prates.
Mestre Átila comandará os ritmistas da Lins Imperial no Carnaval 2022. O músico retorna à função após dois anos. Em 2017 e 2018, ele liderou a bateria da Acadêmicos do Sossego. Antes, havia trabalhado na Unidos de Vila Isabel e no Império Serrano, sua escola de origem e que presidiu. Segundo a escola, o novo mestre terá como foco principal, dar qualidade, resgatando o toque tradicional da bateria da escola, sempre valorizando os ritmistas da comunidade. Formar novos ritmistas também faz parte do projeto, através de oficinas de percussão que serão ministradas na quadra da escola.
Foto: Geissa Evaristo/Divulgação
“Faltam quatro meses para o desfile. Nosso objetivo principal é trabalhar com humildade, focado em termos de preparo da pulsação e velocidade do samba, adequando os ritmistas a uma regência diferente e causando impacto, pois seremos a primeira escola a entrar na Avenida no sábado de carnaval. Também daremos ousadia com coreografia para a bateria nos pontos certos do desfile, para cumprir o que o regulamento exige. Além de sustentação, disciplina musical e apresentação”, pontua o novo mestre.
Atila comandou as baterias do Império Serrano, entre 2002 a 2009, e da Unidos de Vila Isabel, em 2010, sendo agraciado com diversas premiações, além de presidir a verde e branco da Serrinha, o Império Serrano, entre 2011 e 2014.
O novo mestre de bateria da Lins Imperial, convoca todos os ritmistas da Verdadeira Furiosa a comparecerem na primeira reunião realizada por ele, neste sábado, 09 de outubro, às 17h na quadra de ensaios da agremiação situada na rua Lins de Vasconcelos, 623 – Lins. O encontro marcará o início da trajetória do mestre à frente bateria e ditará os rumos que serão tomados visando o desfile de 2022.
A Liga-RJ, responsável pelos desfiles da Série Ouro, na sexta e sábado de carnaval, na Marquês de Sapucaí, lançou uma grande novidade para gravações dos sambas-enredo dos desfiles do ano que vem. Macaco Branco, mestre de bateria da Vila Isabel e um dos maiores músicos do samba, foi o escolhido para ser o produtor das obras de 2022, que vão ser divulgas em CD e nas plataformas de áudio. Das 15 escolas da Série Ouro, apenas Cubango e União da Ilha ainda não escolheram suas composições. A primeira fará a final no domingo e a agremiação insulana decide seu samba-enredo na segunda-feira. Leonardo Bessa produzia os sambas há 20 anos e ficou até o Carnaval de 2020. Seu trabalho era sempre muito elogiado por todos os sambistas e ganhou dois discos de ouro.
Foto: Divulgação/Liga-RJ
Ao site CARNAVALESCO, ele falou sobre o convite, o desafio e avisou quer as gravações já começam na próxima semana.
“É muito gratificante receber esse convite do presidente Wallace Palhares. Fiquei muito feliz, porque é um trabalho que amo fazer. Vivo dentro do estúdio, trabalhando, produzindo, criando, montando arranjos, inclusive, no estúdio que tenho em casa. É o reconhecimento do meu trabalho. Todo mundo que acompanha os clipes dos sambas vê que participo da grande maioria. Faço os arranjos, percussões e complementos de cada faixa. A Liga-RJ tem grandes escolas que admiro e acompanho tem muito tempo”, disse.
Para os apaixonados por carnaval, a boa notícia é que os sambas estarão nas plataformas de áudio, mas também haverá uma tiragem do disco. Macaco Branco prometeu arranjos bem elaborados para todas faixas das 15 escolas.
“Vamos subir em todas plataformas de áudio e teremos também uma tiragem do CD físico, porque sabemos que existe um público que faz coleção, curte ter o disco, ter o álbum na mão, vê a capa. Vamos contar com os componentes das escolas, os apoios do carro de som de cada agremiação, seis ritmistas de cada escola, será inteiramente com os componentes participando das suas faixas. Os arranjos vão ser muito bem elaborados, mas tudo em comum acordo com o diretor musical, cantor e mestre de bateria de cada escola. A nossa ideia é que o componente quando for ouvir sua faixa ele se sinta bem representado e diga que essa é a característica da minha escola, olha o que a gente faz na quadra”.
Macaco Branco revelou também detalhes da produção e do local escolhido para gravações.
“Cada escola poderá fazer seu alusivo, com grito de guerra, vão ser duas passadas do samba com bateria, subindo na cabeça do samba. O trabalho é voltado para o sambista. Fazer um CD que o cara não consiga parar de ouvir. Começamos a gravar na próxima semana e finalizamos a produção com o álbum pronto no dia 22 de novembro. Vamos gravar no M&C Estudio, que é um dos melhores do Rio de Janeiro. Tenho certeza que será um excelente trabalho”.
Chegou a hora de garantir um lugar no Carnaval que promete ser o maior e melhor de nossas vidas. A venda de ingressos para os desfiles das escolas de samba de São Paulo inicia no dia 20 de outubro. A bilheteria virtual abre ao meio-dia para o público, nos sites da Liga-SP, da ALK Live Entertainment e da Eventim.
Em 2022, o espetáculo das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi acontece nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, e no dia 5 de março, com o Desfile das Campeãs. Os valores variam por setor, modalidade e dia de desfile, com os preços para o Grupo Especial a partir de R$90 para arquibancada. A abertura da bilheteria física, em janeiro de 2022, vai depender da disponibilidade de ingressos.
Conforme lei nº 12.933 de 26/12/2013 – 40% dos ingressos são destinados ao benefício de meia-entrada para estudantes, idosos, portadores de deficiência, jovens pertencentes a famílias de baixa renda, funcionários e professores das redes estaduais e municipal de ensino de São Paulo. As regras para aquisição do ingresso de meia-entrada estarão disponíveis no momento da compra do ingresso.
Vale lembrar que a retomada dos preparativos para os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi em 2022 foi autorizada pela Prefeitura de São Paulo no dia 15 de setembro, após meses de estudos sobre a viabilidade do evento. A realização dos desfiles está condicionada ao andamento da imunização na capital paulista e à autorização dos órgãos de saúde, além da adequação aos protocolos sanitários vigentes no correspondente período.
Para o Carnaval SP 2022, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo conta com a expertise da ALK Live Entertainment em grandes eventos para tornar a experiência dos sambistas ainda mais inesquecível. Além da venda de ingressos, a empresa também vai cuidar dos setores, arenas e camarotes destinados ao público, da manutenção da segurança, da observação dos protocolos sanitários vigentes na capital durante o evento, e do fornecimento de alimentação e bebidas.
A cantora Wictoria Tavares, carinhosamente chamada de Wic, principal novidade das disputas de sambas-enredo para o Carnaval de 2022, foi oficializada como intérprete oficial da Unidos da Tijuca para o desfile do ano que vem. Ela cantará ao lado de Wantuir. Para quem ainda não sabe o cantor é da pai da jovem artista. * OUÇA AQUI O SAMBA-ENREDO DA TIJUCA
“Só agradeço a cada um pela força e pelo incentivo. Agradeço também aos compositores do samba que me deram oportunidade de chegar até aqui e me fazer sonhar cada vez mais. Hoje, mais um sonho realizado, junto com meu pai vou dividir o microfone na Marquês de Sapucaí. Desde quando tudo começou fui com o coração aberto, fui gravar de coração aberto e minha vida mudou”, disse Wic Tavares.
Foto: Magaiver Fernandes/Divulgação Tijuca
Wictoria se destacou cantando o samba campeão da Tijuca para 2022. Ela gravou e defendeu na quadra a obra dos parceiros Anderson Benson, Eduardo Medrado e Kleber Rodrigues, inclusive, foi muito elogiada pelo parceiro de palco, Wander Pires, que também atuou nas apresentações.
Apesar de jovem, Wic tem um currículo invejável: já foi passista na São Clemente, cantou no carro de som da Portela, Beija-Flor, Viradouro, Renascer, Acadêmicos do Tucuruvi e Estácio de Sá. Paralelamente dedica-se ao funk, empresariada pelo DJ Dennis.
A preparação de Wic como cantora é intensa. Ela já estudou jazz, ballet afro e street dance. Aos 17 anos chegou a fazer uma participação no evento de encerramento da Copa das Confederações em 2013, dançando ao lado de Shakira. Hoje, aos 24 anos, ao lado de todo o carro de som tijucano, formado ainda por: Thiago Chaffin, Vitor Cunha e Digão, possui uma coach vocal para uma melhor preparação da voz nos ensaios e Avenida.
Para o desfile do ano que vem, a Unidos da Tijuca levará para Avenida o enredo “Waranã – a reexistência vermelha”. O trabalho é desenvolvido e assinado pelo carnavalesco Jack Vasconcelos.
José Roberto da Rocha Bernardo, mais conhecido Beto Fininho, faleceu nesta quinta-feira, aos 63 anos. A Portela publicou um texto lamentando a morte.
Foto: Divulgação/Portela
“Beto chegou aos 16 anos na Portela levado pelo tio Carlito. Entrou para a Ala de Compositores há uns 27 anos. Fez parte do Conjunto do Ary do Cavaco, participou de vários concursos de samba-enredo, o último na parceria de Wanderley Monteiro, em 2017, e samba de-quadra.
Fez por dois anos, juntamente com Wanderley Monteiro, o Hino dos Filhos da Águia, em 2015 e 2016, sendo premiado como o melhor samba-enredo dos desfile das escolas mirins.
Foi diretor Cultural da Filhos da Águia. Segundo Wanderley Monteiro, amigo e parceiro de longa data, atualmente estava com projeto de entrar em estúdio, no mês que vem, para gravar vários sambas de terreiro feitos para a sua amada Portela. O artista também compôs obras com Elton Medeiros, Sérgio Fonseca, Renato Fialho e tantos outros.
O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão, a Ala de Compositores Ary do Cavaco e toda a diretoria da Portela lamentam o falecimento e se solidarizam com os familiares, amigos e admiradores do trabalho do artista”.
As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro puderam voltar aos trabalhos na Cidade do Samba, no fim de julho, quando o local foi desinterditado. Porém, foi a verba dada pela TV Globo que acionou o botão de produção do Carnaval de 2022. O site CARNAVALESCO ouviu todas agremiações e informa o que já foi feito até agora visando os desfiles do ano que vem. Confira abaixo.
Trabalho no barracão da Viradouro. Foto: Site CARNAVALESCO
A atual campeã do Grupo Especial, afetada por um incêndio em abril de 2020 no barracão, já finalizou toda reforma do espaço. Os protótipos das fantasias já foram feitos e a dupla de carnavalescos, Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, trabalha na fase de reprodução das fantasias.
GRANDE RIO
Em setembro, as alegorias foram retiradas e o barracão foi lavado. “Aqui na escola, particularmente, sentimos que essa limpeza renovou a energia do lugar depois de tanto tempo com tudo parado e empoeirado. Voltamos a ter um sentimento de esperança”, disse o diretor de barracão Sylvio Baptista. Além disso, a escola inicou o processo de desmontagem das alegorias. Agora, o processo é de confecção dos protótipos das fantasias e que terminará no fim do mês.
MOCIDADE
A verde e branco da Zona Oeste fez em setembro a limpeza do barracão. A agremiação também já realizou a pesquisa dos tecidos. O carnavalesco Fábio Ricardo já desenhou e projetou o desfile. Agora, a fase é de reprodução dos protótipos das fantasias.
BEIJA-FLOR
A azul e branco fez em setembro a limpeza do barracão e o desmonte das alegorias. Todos os desenhos já estão prontos e a reprodução dos protótipos começa no dia 15 de outubro. A escola já iniciou o processo de ferragem das alegorias.
SALGUEIRO
A vermelho e branco fez em setembro uma grande limpeza do barracão, além do desmonte das alegorias. O momento agora é de reprodução dos protótipos das fantasias.
MANGUEIRA
Os carros de 2020 começaram a ser desmontados em setembro, quando foi feita a limpeza do espaço. As fantasias estão na fase de protótipos e as alegorias em desenho.
PORTELA
A maior campeã do carnaval carioca, realizou a limpeza do barracão em setembro e o desmonte das alegorias. A dupla de carnavalescos Renato e Márcia Lage já finalizou a produção dos protótipos das fantasias e agora caminha para a etapa de reprodução.
VILA ISABEL
Ao longo de três semanas, em setembro, a escola limpou e reorganizou o barracão. Depois, fez o desmontagem das alegorias e já trabalha nos carros alegóricos para 2022. Os protótipos já foram feitos e a escola está na fase de reprodução das fantasias.
UNIDOS DA TIJUCA
A escola fez em setembro a limpeza do barracão. O carnavalesco Jack Vasconcelos e sua equipe já estão trabalhando no início da reprodução das fantasias e todas alegorias de 2020 já foram desmontadas.
SÃO CLEMENTE
A escola fez em setembro a limpeza do barracão e começou o desmonte das alegorias. O carnavalesco Tiago Martins trabalha na produção dos protótipos das fantasias.
PARAÍSO DO TUIUTI
Os carros alegóricos do último desfile foram desmontados essa semana. Ao mesmo tempo, a escola iniciou a confecção dos protótipos de fantasias da festa de 2022. Já a limpeza geral do barracão, na Cidade do Samba, ocorreu ao longo do mês de agosto. Foram feitas: limpeza de todos os andares, incluindo o térreo; e desinfecção de todas as dependências seguindo os protocolos sanitários contra o Coronavírus.
IMPERATRIZ
De volta ao Grupo Especial, a Imperatriz Leopoldinense já desmontou todas suas alegorias. A verde e branco também já iniciou o processo de reprodução das fantasias. Na próxima segunda, dia 11 de outubro, a escola começou a soldar a primeira alegoria.
Neste domingo, dia 10 de outubro, a Acadêmicos do Dendê realizará a final da disputa de samba-enredo e a coroação da rainha de bateria Vivi D’Sousa. A festa acontecerá na quadra da agremiação com entrada franca, a partir das 17h.
Vivi D’Sousa iniciou a sua trajetória no samba aos 14 anos como passista da União da Ilha. Atualmente, ela é estudante da Pós-graduação em Figurino e Carnaval na UVA. Ao longo dos anos, já foi composição de carro alegórico da União da Ilha durante 4 anos.
“Fazer parte da Acadêmicos do Dendê, para mim, é muito importante, visto que a agremiação está totalmente voltada ao crescimento e reconhecimento do seu pavilhão no carnaval, sem esquecer que a comunidade é imprescindível para a existência de uma escola de samba. Para alcançar esse objetivo, estamos trabalhando intensamente no resgate da nossa comunidade, além de estarmos a todo vapor na preparação para o desfile do próximo carnaval”, disse a rainha.