Cacique de Ramos se posiciona sobre o cancelamento do carnaval de rua: ‘Vamos providenciar tudo com muito cuidado’
A direção do Cacique de Ramos se pronunciou sobre o cancelamento do Carnaval de Rua no Rio de Janeiro. Confira abaixo a nota na íntegra.

“O Cacique de Ramos vem a público expressar sua opinião em face do cancelamento do carnaval mais popular do país. Esta festa que acontece nas Ruas da Cidade Maravilhosa, que faz parte da tradição histórica desta instituição sexagenária.
Ubirajara Felix do Nascimento, presidente do Cacique de Ramos, no pleno exercício de suas atribuições como líder da Tribo do Samba, destaca a importância da preservação da população neste momento que insiste em perdurar sob a égide da pandemia do Coronavírus. De acordo com a prefeitura, no Rio de Janeiro não terá Carnaval de rua em 2022. E de fato, temos que seguir as orientações dos órgãos competentes na condução das decisões que levaram em conta a preocupação das autoridades de Saúde com a Covid-19.
Para Bira Presidente, que sabe a dor de perder entes queridos para está pandemia, a justificativa da prefeitura é pertinente, como disse para sua Diretoria de Ouro.
Só quem perdeu pessoas como eu perdi, amigos e parentes, saberá entender a decisão. E completou: Não é fácil, somos uma nação do carnaval de rua, somos muitos e todos nós, somos um. Um pavilhão de amor nas cores do bloco que há 6 décadas leva alegria para o povo e arrasta multidões. Mas como levar para avenida tanta gente, sem a responsabilidade que nos cabe? Vamos fazer algo, já conversei com minha Diretoria, para que produzam uma festa em nossa quadra. No Doce Refúgio, vai ter folia, vai ter alegria e, principalmente, segurança. Vamos providenciar tudo com muito cuidado, mas não vamos deixar de agraciar a família caciqueana. Na Rua ou em nossa Sede, o show sempre há de continuar!
Sendo assim, o Cacique de Ramos, que celebra seus 61 anos de resistência, reafirma a importância das decisões sobre o cancelamento do carnaval de rua em 2022, dado as justificativas apresentadas, porém sua manifestação cultural será respeitada, mesmo que as atividades carnavalescas do bloco sejam adaptadas para a realização no Templo Sagrado do Samba, na Rua Uranos, 1326, em Olaria.
Em comum acordo, a Diretoria de Ouro do Cacique de Ramos declarou: Nossa arte estará resguardada pelas frondosas Tamarineiras, guardiãs do Samba, garantindo a festa da Família Caciqueana”.
Paes explica que desfiles no Sambódromo devem pedir comprovante vacinal e testagem do público e desfilantes
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, revelou na manhã desta quarta-feira, em entrevista para GloboNews, que os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e Série Ouro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, devem pedir comprovante vacinal e testagem do público e desfilantes.

“Ainda não tem isso totalmente definido (…), a ideia básica é exigir passaporte de vacinação e disponibilizar testagem nas 48 horas que antecedam o desfile de determinada escola, pro público e para aqueles que estão desfilando”, disse em entrevista à GloboNews.
Paes completou sobre a exigência da vacinação. “Se você é do Rio e quer desfilar na sua escola de samba ou quer ir assistir o carnaval, você tem que estar vacinado. Se você é de outro lugar do Brasil, nós queremos receber você no Rio de Janeiro e será muito bem-vindo, mas se estiver vacinado. Se não estiver vacinado não vai conseguir nem se hospedar na cidade do Rio de Janeiro”.
Liesa reforça que desfiles estão mantidos, sem qualquer alteração
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), através de sua assessoria de imprensa, se posicionou nesta quarta-feira sobre os desfiles do Grupo Especial no Carnaval 2022. Ela esclarece que seguirá todas orientações dos órgãos competentes e protocolos sanitários vigentes.

Confira a nota na íntegra: “A LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro – reforça que os desfiles das escola de samba realizados no Sambódromo do Rio de Janeiro seguem mantidos, sem qualquer alteração. O Carnaval está marcado de sexta-feira, 25 de fevereiro, à 1º de março, seguido pelo desfile das campeãs no dia 5. Sobre os protocolos referentes da Covid-19, a LIESA esclarece que seguirá todas as orientações dos órgãos competentes e protocolos vigentes”.
Desfiles na Sapucaí estão confirmados em fevereiro
Novamente, na noite de terça-feira, Paes confirmou a realização dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí em fevereiro de 2022. “O carnaval da Sapucaí está confirmado. Lá, podemos estabelecer controles sanitários efetivos. Se podermos de públicos nos jogos, podemos ter na Sapucaí. Basta o uso dos protocolos sanitários. Em breve, vamos anunciar como será o controle no Sambódromo”.
Prefeitura de São Paulo prepara desfiles no Anhembi e blocos podem ir para Interlagos
A Prefeitura de São Paulo deve confirmar ainda essa semana a realização dos desfiles das escolas de samba no Anhembi em fevereiro. Para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) confirmou a informação. A Liga-SP já tinha posicionado que haverá controle sanitário do público e desfilantes.

Sobre os blocos, a intenção é que eles sejam levados para o Autódromo de Interlagos, como uma forma de ser feito o controle sanitário. “Poderíamos fazer um sorteio de blocos que se apresentariam em Interlagos, por exemplo”, diz o prefeito para colunista da Folha.
Para assistir aos ensaios técnicos gerais, o público deve apresentar o Passaporte da Vacina ou outro comprovante de imunização contra a covid-19, com ao menos duas doses. A temperatura será aferida na entrada, o uso de máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório durante toda a permanência no sambódromo do Anhembi e a higienização adequada das mãos é recomendada.
Carnaval SP 2022
Os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo acontecem nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, no sambódromo do Anhembi. O ciclo encerra no dia 5 de março, com o Desfile das Campeãs. Participam da última noite a campeã do grupo de Acesso II, a primeira e a segunda colocada do grupo de Acesso e as cinco escolas com as maiores somas de notas do grupo Especial, incluindo a grande campeã do ano. Os ingressos para as cinco noites de evento estão à venda no site da Eventim.
Conheça a proposta da Prefeitura do Rio como alternativa viável e gratuita para os blocos tradicionais no Carnaval 2022
Durante a live em que comunicou o cancelamento do carnaval de rua em 2022 na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes revelou a proposta que fez no encontro com representantes das ligas dos blocos tradicionais do município que funcione como uma alternativa viável e gratuita para o Carnaval 2022. Assim, a cadeia produtiva estaria em funcionamento e a população teria como curtir a folia, com controle sanitário, tendo a exigência do passaporte vacinal e da testagem. Segundo Paes, a Ambev gostou da ideia, mas os blocos não e ficaria de enviar uma contraproposta. Uma outra reunião foi marcada para semana que vem.

“Conversei com a Ambev, a princípio toparam, que a gente utilize os fins de semana de fevereiro, pegasse os 60 blocos mais traficionais do Rio de Janeiro, levássemos para três lugares da cidade, onde tivesse passaporte vacinal e testagem. Gratuitamente, ofereceríamos ao carnaval para manter a cadeia produtiva dos blocos e que a população pudesse desfrutar do carnaval de graça, sem nenhuma cobrança. Propus o Parque Olimpíco, o Parque Madureira e um outro ponto na Zona Oeste como espaços para os blocos. Teríamos todos os blocos tradicionais. Estaria proibido camarote. Fiz essa proposta, mas a princípio não foi bem aceita, porque tem relação desses blocos com os seus territórios, que eu sempre defendi, que eles possuem essa relação com seus bairros. Eles ficaram de fazer uma contraproposta. Tem que ser uma coisa factível que você comprove passaporte vacional e testagem. Tem que ter distribuição de ingressos, gratuitos e que seja democrático. Vamos ter novo encontro na sexta e tentar operacionalizar até a próxima semana”.
Desfiles na Sapucaí estão confirmados em fevereiro
Novamente, Paes confirmou a realização dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí em fevereiro de 2022. “O carnaval da Sapucaí está confirmado. Lá, podemos estabelecer controles sanitários efetivos. Se podermos de públicos nos jogos, podemos ter na Sapucaí. Basta o uso dos protocolos sanitários. Em breve, vamos anunciar como será o controle no Sambódromo”.
Paes anuncia cancelamento do carnaval de rua, confirma desfiles na Sapucaí e fala em ideia possível para os blocos
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, conduziu uma live no fim da tarde desta terça-feira com as presenças da presidente da Riotur, Daniela Maia, e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, para anunciar que a cidade não terá o carnaval tradicional nas ruas, como era realizado até 2020, devido a pandemia da Covid-19. O prefeito revelou que citou uma proposta para realização das atividades dos blocos tradicionais em fevereiro de 2022, e, mais uma vez, garantiu os desfiles das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. * OUÇA AQUI OS SAMBAS PARA 2022

“Tive uma reunião hoje com representantes dos blocos de rua e comuniquei que o carnaval de rua nos moldes que eram feitos até 2020 não acontecerão em 2022. Infelizmente, falo como prefeito que gosta de carnaval e cidadão, que a gente não pode fazer. Não haverá carnaval de rua nos moldes do passado. São 450 blocos na cidade, uma estrutura que tem que ser feita com antecedência, temos um patrocinador, a Ambev, que pagaria R$ 39 milhões para fazer o carnaval de rua. É compreensível eles pedirem informações se vai ter ou não. Diante desse cenário todo chamei para reunião as ligas dos blocos e informei da inviabildiade de termos o carnaval de rua”, disse Paes.
Depois, o prefeito contou que apresentou uma proposta para os blocos tradicionais da cidade. “Conversei com a Ambev, a princípio toparam, que a gente utilize os fins de semana de fevereiro, pegasse os 60 blocos mais traficionais do Rio de Janeiro, levássemos para três lugares da cidade, onde tivesse passaporte vacinal e testagem. Gratuitamente, ofereceríamos ao carnaval para manter a cadeia produtiva dos blocos e que a população pudesse desfrutar do carnaval de graça, sem nenhuma cobrança. Propus o Parque Olimpíco, o Parque Madureira e um outro ponto na Zona Oeste como espaços para os blocos. Teríamos todos os blocos tradicionais. Estaria proibido camarote. Fiz essa proposta, mas a princípio não foi bem aceita, porque tem relação desses blocos com os seus territórios, que eu sempre defendi, que eles possuem essa relação com seus bairros. Eles ficaram de fazer uma contraproposta. Tem que ser uma coisa factível que você comprove passaporte vacional e testagem. Tem que ter distribuição de ingressos, gratuitos e que seja democrático. Vamos ter novo encontro na sexta e tentar operacionalizar até a próxima semana”.
Desfiles na Sapucaí estão confirmados em fevereiro
Novamente, Paes confirmou a realização dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí em fevereiro de 2022. “O carnaval da Sapucaí está confirmado. Lá, podemos estabelecer controles sanitários efetivos. Se podermos de públicos nos jogos, podemos ter na Sapucaí. Basta o uso dos protocolos sanitários. Em breve, vamos anunciar como será o controle no Sambódromo”.
Beija-Flor altera fachada de barracão para incluir alerta sobre cotas, ensino da cultura negra e intolerância religiosa
Inspirada no enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, que será apresentado na Marquês de Sapucaí em fevereiro, a Beija-Flor de Nilópolis realizou, ao longo desta semana, uma intervenção na fachada de seu barracão na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

A azul e branca incluiu no local, em posição de destaque, um alerta a respeito da importância da política de cotas raciais no Brasil, bem como do ensino sobre a cultura negra e afro-brasileira nas escolas. Há também uma menção de repúdio à intolerância religiosa no país.
Diz o texto, elaborado a pedido de Almir Reis, presidente da escola (um dos poucos dirigentes negros entre as agremiações do Grupo Especial do Carnaval carioca):
“Beija-Flor de Nilópolis, referência cultural formada essencialmente pelo povo negro da Baixada Fluminense, reforça as demandas que passam pela defesa do sistema de cotas e pelo cumprimento da Lei nº 11.645, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Repudia ainda qualquer discriminação religiosa contra o nosso povo, reafirmando a laicidade do Estado brasileiro. Somos mais uma voz a se levantar contra a violência racial no país!”.
A intervenção se soma a uma série de ações antirracistas que a Deusa da Passarela vem promovendo desde meados de 2020, quando anunciou a temática que está sendo preparada para a próxima temporada de folia, a primeira após o início da pandemia da Covid-19. No início de dezembro, por exemplo, crianças e adolescentes ligados à escola protagonizaram uma peça de teatro que tratou dessas temáticas agora registradas no barracão.
O enredo está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada, com sinopse desenvolvida coletivamente pela comunidade da Beija-Flor. Uma comissão de artistas pretos também integra a execução dos trabalhos: dela, participam André Rodrigues, Fabynho Santos e Rodrigo Pacheco.
