Início Site Página 1279

Entrevistão com Leandro Vieira: ‘Quero ser lembrado como o carnavalesco que pensou a Mangueira’

0

Leandro Vieira já foi campeão do Grupo Especial em 2016 e 2019 com a Estação Primeira de Mangueira e hoje é um dos principais artistas do carnaval, seja pelos desfiles realizados e/ou pelas propostas apresentadas em seus enredos, inclusive, por sua defesa dos sambistas e de temas fundamentais para a sociedade brasileira. Na série “Entrevistão”, do site CARNAVALESCO, o artista mangueirense e que também fará o desfile do Império Serrano, responde diversas perguntas dos mais variados tipos de assuntos. Confira abaixo.

leandro manga
Foto: Cleber Mendes/O DIA

Qual sua análise da safra de enredos para os desfiles de 2022? Como você vê o atual momento da festa?

“A safra de enredos é maravilhosa e a festa em si vive um dos seus melhores momentos. Por isso, eu enxergo e sigo enxergando com bons olhos um carnaval ainda em 2022. O dirigente vê números e o artista vê propostas. O interesse pelo carnaval vive mais da proposta do que dos números. A fuga de patrocínio do carnaval carioca fez com que tivéssemos uma safra de enredos espetaculares. Nesse sentido, além dos enredos, avalio que uma atividade artística em que é possível você ver a Rosa Magalhães e o Renato Lage em atividade, seguido do trabalho do Gabriel Haddad e Leonardo Bora, passando pelo trabalho dos recém-campeões Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, vive um momento de efervescência. Uma atividade que está forte e viva e onde você pode ver o mestre Ciça em atividade, mas também vê o trabalho do Fafá. Aí, passa pela Selminha que é referência e também pela Taciane. Quem disser que essa festa perdeu alguma coisa nos últimos anos está contando mentira, porque não conhece. Artisticamente, estamos fortíssimos em função da qualidade do “elenco”. Veteranos em ação com vigor e a base, como dizem, chegou forte”.

Fale mais sobre a abordagem proposta para o desfile da Mangueira de 2022. O que é Angenor, José e Laurindo?

“É a Mangueira que se utiliza de seu espaço no carnaval para reafirmar a realeza de sua gente. A potência e a excelência da arte que habita corpos similares aos corpos que seguem compondo a massa de sua comunidade. Em desfile, uma sucessão de imagens que reafirmam a realeza e a qualidade artística de um poeta compositor, de um intérprete e de um bailarino”.

Seu trabalho é marcado por uma crítica social. Podemos esperar isso novamente?

“Diferente dos outros anos, esse não é o ponto central. Embora nenhuma escolha seja inocente, para o próximo carnaval, a linha conceitual e estética é outra”.

Qual a estética? Qual Mangueira podemos esperar?

“Podem esperar algo que quer exaltar três personalidades pretas produzindo imagens que flertam com um ambiente poético mais lírico. Creio que as fantasias divulgadas dão o tom geral. Uma releitura contemporânea do que é a escola no imaginário coletivo, só que com novas tintas”.

Você concorda que existe preconceito com o carnaval?

“A sociedade brasileira tem muita dificuldade em entender o carnaval como patrimônio artístico e cultural. Passa pelo preconceito social e racial. Eu trabalho para fazer jus ao carnaval que o Brasil tem. A fala que o carnaval é uma festa é constantemente reafirmada por quem organiza o que eles chamam de festa. Você não pode defender que o carnaval é uma festa para atender os interesses comerciais da festa. Pode ser também uma festa, mas é uma atividade que pode muito mais coisas do que ser uma simples festa”.

Como é a equipe que trabalha com você no barracão?

“Todo mundo que trabalha comigo é fiel há anos. Costumo falar que minha equipe de criação tem ferreiro, carpinteiro, costureira, pintor. Eles são meus assistentes. Meus braços. Na minha equipe todo mundo é braço e eu só trabalho com braço firme”.

Apesar das difículdades de se realizar um desfile, como você lida com o trabalho diário de idealizar um carnaval?

“Gosto de fazer carnaval. Quando perder isso não serei mais carnavalesco. Tenho prazer, gosto da atividade. Ser carnavalesco é fazer e realizar. Não é desenhar ou sonhar. Vivo mais no mundo real do que no sonho. É uma ilusão crer que o carnaval é o mundo do sonho. Ele é a vida real. A realidade nua e crua”.

Por que somente agora a Mangueira vai homenagear Cartola, Jamelão e Delegado?

“Não sei. Apenas sei que eu não estava aqui antes. Sou um carnavalesco muito ligado a comunidade que defendo. Até hoje não fiz na Mangueira nenhum enredo que não tenha sido a própria Mangueira, sua gente, sua comunidade, que me ensinou a fazer: Foi ela que me ensinou a possibilidade múltipla de devoção. Eles que me ensinaram que quando há ataques às suas tradições é preciso levantar bandeiras, que diante da ausência da representatividade popular é preciso reafrmar o quanto os pretos e os pobres fizeram pela construção da identidade desse país. Foi a comunidade do morro que me ensinou que existe um preconceito generalizado que impede que as pesssoas enxergem a presença de Cristo nos corpos pretos das favelas e que Cartola, Jamelão e Delegado são pilares e figuras exemplares para serem cantadas. Não gosto de ser um carnavalesco que realiza coisas bonitas ou feias. Gosto de ser um carnavalesco atento. Estou há 7 anos de olho no Morro da Mangueira”.

Como é a relação de torcedor do Leandro com a escola de samba?

“Sempre falei claramente sobre minha relação com a Portela. Fui um jovem que sempre gostou de samba e foi criado no subúrbio. Sempre gostei de samba e frequentei Madureira como polo de irradiação de cultura músical. Acabei ingressando como ritmista na Portela e lá fiquei 10 anos. Tenho amigos e admiração pela escola. No entanto é impossível você trabalhar e lidar com a comunidade da Mangueira sem se entregar apaixonado completamente”.

O que você fala quando criticam o samba da Mangueira?

“Toda instituição e todo artista que apresenta um trabalho público está sujeito a crítica. Eu me acostumei com isso. As pessoas podem gostar ou não. Confio no samba e no trabalho que está sendo feito pela Mangueira. Tenho certeza que a Mangueira, desde que estou aqui, sempre optou pelo melhor e trabalhou para que o melhor ficasse ainda melhor. Não vejo esse ano de forma diferente. A Mangueira tem um time que trabalha, que deseja honrar a Mangueira”.

Como você quer ser lembrado pelo trabalho na Mangueira?

“Não quero ser lembrando como o carnavalesco que fez a Mangueira bonita ou feia. Quero ser lembrado como o carnavalesco que pensou a Mangueira. Meu trabalho aqui é o de pensar como uma escola com a tradição e idade que tem pode se projetar para o futuro. Nos últimos anos, eu tenho pensando a Mangueira olhando para o futuro. Sete anos depois da minha chegada, eu tenho um entendimento muito maior do que é a Mangueira do que quando aqui cheguei. Hoje, sei que um dos papéis da Mangueira para o futuro é o de “formar” novos sambistas e novas platéias. Ela é maior quando forma, quando tem a possibilidade de formar. Seja formar opinião, platéia, ou ainda, o sambista que virá. Nesse sentido, a Mangueira é uma escola que passa de pai para filho sem que isso seja uma imposição. É o que falo no meu enredo sobre o legado. A maior riqueza da Mangueira é o seu legado. Transformar o desfile de 2022 dentro dessa ideia de legado é um desafio e um prazer”.

Como será visto esse legado no desfile de 2022?

“De muitas formas e, para exemplificar isso, digo que inclui o projeto de mestre-sala e porta-bandeira que inicia crianças e adolescentes na tradição do bailado dos casais no corpo de desfile da escola. O trabalho do Matheus e da Squel vai estar na Avenida, em desfile. Lá será visto que a própria Mangueira ensina em casa o caminho para o futuro. Isso é legado. É formação de novos sambistas e, também, de novas platéias. Outra atividade que é legado e formação é a volta da ala das crianças para os desfile da escola. Apesar de todas dificuldades dos trâmites burocráticos e jurídicos para que as crianças desfilem, é preciso entender que as difículdades são pequenas diante da possibilidade de formação do futuro. Formar platéias e sambistas é formar o futuro”.

Ecad lança relatório sobre impacto da suspensão de carnaval para indústria da música

0

A suspensão do carnaval e a impossibilidade da realização de eventos e blocos carnavalescos por todo o país trarão impactos para a economia e para diversos setores, como turismo e comércio. Para a indústria da música, o prejuízo financeiro e cultural também será grande, principalmente para aqueles que vivem da música e do direito autoral. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lança mais uma edição do relatório “O que o Brasil ouve” com uma previsão de como a arrecadação e a distribuição de direitos autorais de execução pública serão afetadas em mais um ano sem a realização do carnaval no país.

A previsão do Ecad é arrecadar R$ 6 milhões no período do carnaval, o que representa uma queda de 62% no valor arrecadado em 2020, antes da pandemia do coronavírus. Até o final do mês de janeiro, foram arrecadados 41% dessa estimativa, que, de acordo com a área responsável, é referente a eventos já licenciados e pagos previamente, acordos de pagamentos antigos, entre outros tipos de pagamento.

“Em 2022, a folia ainda não voltará a todo vapor no Brasil. Diversas capitais já anunciaram o cancelamento de shows e eventos, o que vai impactar a arrecadação e distribuição de direitos autorais de música. A instabilidade do cenário pode levar a uma arrecadação ainda menor que a prevista no início do ano”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

A queda na quantidade de eventos e shows previstos para este ano também tem sido grande. Até a primeira semana deste mês, 94 shows e eventos de carnaval estavam cadastrados no Ecad, com previsão de realização neste período. Em comparação ao ano de 2020, quando os eventos estavam liberados, a queda é de 98%.

Queda na distribuição para compositores e artistas

Assim como aconteceu em 2021, este será mais um carnaval em que a pandemia vai impactar negativamente na renda de compositores, intérpretes e músicos. A previsão na distribuição de direitos autorais este ano é de uma queda de, pelo menos, 50% em comparação aos valores do ano passado, quando os eventos também não foram realizados no país.

Músicas mais tocadas nos últimos cinco carnavais

O Ecad fez um levantamento das músicas mais tocadas nos últimos cinco carnavais, de 2016 a 2020, e as tradicionais marchinhas se destacaram. Em primeiro lugar, “Me dá um dinheiro aí”, de autoria de Ivan Ferreira, Glauco Ferreira e Homero Ferreira; seguida por “Cachaça”, dos autores Marinósio Filho, Heber Lobato, Lúcio de Castro e Mirabeau; e por “Maria sapatão”, de autoria de João Roberto Kelly, Carlos, Chacrinha e Leleco, que completa o top 3.

ecad

Rádio Mania lança o CarnaMania para o Carnaval 2022 com vídeos exclusivos das escolas de samba do Grupo Especial

0

Sexta-feira de carnaval e a Rádio Mania, que está sempre presente nas escolas de samba, lança o “CarnaMania” relembrando grandes sambas do carnaval. As 12 escolas do Especial e mais a União da Ilha, Império Serrano e Estácio de Sá estão gravando vídeos especiais no estúdio do veículo.

mania1

O lançamento é com o vídeo da Viradouro, atual campeã do Grupo Especial do Rio, com participação especial dos segmentos da vermelho e branco. Toda sexta-feira terá um vídeo de uma escola no canal da Mania no YouTube. O projeto na Rádio Mania é coordenado por Márcio André, Márcio André Filho e por Wallace Salgado Jr, diretor geral da rádio.

mania2

“O canal da rádio no YouTube tem mais de 1.5 milhão de inscritos e 1 bilhão de views. Vamos colocar todos os vídeos lá e os sambas na programação da Mania. O projeto foi feito para enaltecer as escolas de samba. O trabalho feito com muito carinho no tratamento do áudio e do vídeo. Vai orgulhar todos os sambistas, que vão sentir um clima como o da Sapucaí. Toda sexta-feira terá uma escola diferente no ar”, explicou Márcio André Filho.

Confira abaixo uma prévia do vídeo que será lançado nesta sexta

Sambódromo da Sapucaí ganha iluminação cênica fixa totalmente em led

0

A Prefeitura do Rio apresentou na noite de quinta-feira a nova iluminação cenográfica do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Até os desfiles, em abril, estão sendo instalados 144 moving lights, 144 projetores led RGB, 288 projetores led, duas mesas de controle DMX, uma rede de controle, 24 quilômetros de fibra ótica e 14 câmeras de visualização para sala de controle. Os novos equipamentos de iluminação, avaliados em R$ 16 milhões, fazem parte do programa Luz Maravilha, Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar todos os pontos de iluminação pública do município até dezembro de 2022.

pista1

“Instalamos 14 câmeras na sala de controle, que vão facilitar todo esse movimento dos projetores na hora do desfile. Esse novo sistema de iluminação vai ficar como um legado para todos os eventos que forem realizados aqui na Sapucaí. Não tenho dúvida que o Carnaval deste ano será mais bonito e mais marcante do que os anteriores”, disse o presidente da Rioluz, Pierre Batista.

Segundo ele, a iluminação cênica será definitiva no Sambódromo, ou seja, não ficará somente nos dias dos desfiles, poderá ser utilizada para outros eventos e estará em todos os pontos das arquibancadas.

“As escolas de samba vão poder trabalhar com todas cores. Cada uma vai aprimorar e ter seu iluminador trabalhando na mesa. Ficará um legado para o Sambódromo. É uma iluminação cênica e valerá para todos os tipos de shows. Durante o desfile, a escola poderá poderá colocar uma iluminação especial no momento da apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira”, explicou o presidente da Rioluz.

sambodromo

Vice-presidente da Liesa, Hélio Motta, aprovou o trabalho feito pela Prefeitura do Rio. “Com essa reforma e a nova iluminação, a Prefeitura mostra que entende que o Carnaval é um polo cultural e social, que serve também para o desenvolvimento econômico da cidade. As escolas de samba agradecem porque agora terão um palco iluminado para presentear o público com um grande espetáculo”, disse.

Presidente da Riotur, Daniela Maia, celebrou a realização da iluminação cênica, que já foi realizada na gestão do prefeito Cesar Maia.

“Hoje, a gente tem muito mais tecnologia do que em 2004. Tudo de led, além de ter uma economia na conta de luz no Sambódromo. A iluminação vai dar vida. A luz branca, chapada, tirava o brilho do desfile. No intervalo entre uma escola e outra também vai estar tudo iluminado. Estará tudo iluminado, brilhando. É um sonho das escolas de samba. Vai valorizar ainda mais o espetáculo que já é lindo. Valoriza e muito o desfile. Qualquer espetáculo no mundo tem uma grande iluminação. Estamos entregando para cidade uma iluminação cênica maravilhosa no Sambódromo. Estou com muito orgulho, trabalhamos muito nesse ano de pandemia, aproveitamos o tempo com sabedoria para começarmos a organizar o maior espetáculo da terra”.

Eduardo Paes confirma ensaios técnicos pra março em inauguração de nova pista do Sambódromo

0

Edurdo Paes 24.02.22O prefeito Eduardo Paes esteve na noite desta quinta-feira no Sambódromo da Marquês de Sapucaí para inaugurar a nova pista, que já está pintada, e apresentar como será a iluminação cênica para os desfiles da Série Ouro e do Grupo Especial, que acontecem entre os dias 20 e 23 de abril de 2022. Perguntado pelo site CARNAVALESCO o prefeito confirmou que será daqui há duas semanas. O Grupo Especial deve ter início em 13 de março. Os ensaios de rua estarão autorizados a partir do primeiro final de semana do próximo mês, nos dias 05 e 06.

“O ensaio técnico estou aguardando a manifestação do comitê científico. Em duas ou três semanas vamos iniciar. Estamos muito otimistas. Os ensaios de rua estarão autorizados a partir do primeiro final de semana de março”, confirmou.

cica paes
Foto: Marcelo Moura Fotografia

Eduardo Paes disse que adoraria que o carnaval acontecesse em sua data tradicional, a partir desta sexta, mas garantiu que os festejos de abril significarão o maior espetáculo da terra.

“Não é uma noite tão feliz pois gostaríamos de estar abrindo o carnaval. Mas estamos começando a sair dessa pandemia. No ano passado tínhamos uma perspectiva muito ruim e agora a coisa está muito melhor. Vai ter carnaval. A Sapucaí estaria pronta pra começar hoje. Será o maior espetáculo da terra de novo”, torceu.

Paes enalteceu as obras do Sambódromo, que além da nova pista e da iluminação, contou com uma modernizada no sistema de proteção contra incêndios, antiga exigência do Corpo de Bombeiros.

“O sistema de proteção a incêndios foi a intervenção mais importante aqui. A iluminação será toda cênica, diferente. Os carnavalescos vão poder brincar bastante. O momento é de celebração, podemos nos animar. Dia 20 de abril começam os desfiles”.

O prefeito do Rio destacou que o pagamento do subsídio público às escolas de samba não foi interrompido para que os trabalhadores da festa não fossem penalizados com o adiamento dos desfiles.

“Pagamos o subsídio das escolas com a contrapartida de que todos os profissionais fossem mantidos. Ninguém queria esse adiamento, mas para a economia da cidade foi interessante pois os hoteis estão cheios. O comitê científico deve liberar a máscara em espaço privado, como já é em espaço público”, complementou.

Sem dar números, Eduardo Paes falou aos jornalistas que as internações caíram muito nas últimas semanas e que a taxa de transmissão se encontra baixíssima. Mas reiterou a importância de que as pessoas continuem a se vacinar.

“As internações caíram muito. Sei que é difícil nesse momento dizer algo mas o apelo que faço é para que as pessoas tomem a dose de reforço. A vacina existe pra isso, para que a gente possa retomar a nossa vida normalmente”, finalizou.

Samba Pass oferece atividades físicas gratuitas para profissionais do samba. Saiba como se inscrever

0
O Samba Pass, projeto da Secretaria Municipal de Esportes que oferece preparação física e artística nas Vilas Olímpicas para sambistas de alto rendimento das agremiações cariocas, está com inscrições abertas. Anunciada na última sexta-feira, a iniciativa faz parte do Carnaval de Dados, projeto desenvolvido pela Fundação João Goulart.
Vila Olimpica da Gamboa

A Vila Olímpica Da Gamboa, na Zona Portuária do Rio, será a primeira a receber o programa. As aulas começam na próxima quinta-feira (03/03). Nesta primeira fase, serão disponibilizadas 100 vagas para mestre-sala, porta-bandeira e integrantes da comissão de frente. Eles poderão fazer pilates, treinamento funcional, hidroginástica, dança e exercício específico por segmento. Os interessados devem se inscrever através do formulário: https://bit.ly/3BIa3Bo.

“Tenho a certeza de que essa iniciativa será um sucesso e contribuirá muito para o carnaval do Rio. Queremos atender futuramente mais de 3 mil pessoas e estender o projeto para as demais Vilas Olímpicas”, aposta o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

O projeto é coordenado pelos professores de Educação Física e profissionais do samba Matheus Olivério, que é mestre-sala da Estação Primeira de Mangueira, e Julio Cesar Nascimento, conhecido como Julinho Nascimento, mestre-sala da Unidos do Viradouro. Crias do samba, os profissionais estão empolgados para o início das aulas.

“É muito gratificante saber que esse projeto vai ajudar na performance dos mestres-salas, como eu, e demais profissionais do samba. Ter essa ajuda para se preparar para o maior carnaval de todos é muito bom”, conta Matheus.

Julinho Nascimento também está confiante no sucesso do projeto. Ele trabalhou durante 17 anos em Vilas Olímpicas e foi coordenador técnico da Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari:

“É uma grata surpresa essa iniciativa. As Vilas já tinham alguns projetos ligados ao carnaval, como as aulas de samba no pé, mas esse é algo grandioso. Uma coisa voltada para o público do Carnaval. Vai ser gigante”.

Imperatriz envia oito toneladas em alimentos, roupas e itens de uso pessoal para Petrópolis

0

Em menos de uma semana recebendo doações, a Imperatriz Leopoldinense conseguiu, junto a sua comunidade, arrecadar 8 mil quilos de alimentos, roupas e itens de uso pessoal para a cidade de Petrópolis. Estão sendo enviadas cerca de 600 cestas básicas e 2 mil litros de água.

doacao
Foto: Divulgação

Tudo que foi arrecadado será distribuído na cidade de Petrópolis para as vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana. Foram necessários dois caminhões em duas viagens cada para entregar todos os mantimentos.

“Emocionante. É a palavra que tenho para usar. Obrigada a toda a comunidade que se mobilizou e ajudou nessa campanha. Tenho certeza que essa quantidade de doações ajudará, e muito, as famílias tão atingidas em Petrópolis”, afirmou a presidente Catia Drumond.

Beija-Flor escolhe Carla Cachoeira como nova destaque e coordenadora de passistas

0

A Beija-Flor de Nilópolis oficializou o convite para que Carla Cachoeira assuma o posto de destaque de chão da escola e, ao mesmo tempo, passe a liderar a ala de passistas da azul e branca. A beldade, que se apresenta pela agremiação desde 2004, será vista na nova posição já em abril, no desfile que exaltará a intelectualidade negra.

passista bf
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação

Carla é cria da Beija-Flor e começou no samba aos 15 anos, desfilando pela ala de baianinhas da “Deusa da Passarela”. Fez aulas no projeto social por meio do qual a instituição ensina jovens a arte do samba no pé aos jovens e, em seguida, migrou para o time de passistas, de onde não saiu mais. Agora, vai encarar a responsabilidade de incentivar e administrar os sonhos de dezenas de meninas e meninos que têm os mesmos sonhos que ela.

Nesta missão, Carla contará com a inspiração da avó, que era costureira da Beija-Flor e fazia fantasias para a escola, e também com o apoio da diretoria e do presidente Almir Reis.

“Será uma honra para a Beija-Flor ter a Carla desfilando como destaque e coordenando as passistas, que são reconhecidas por todo o Carnaval carioca como um dos pontos altos dos desfiles da escola. Estamos felizes e orgulhosos com essa indicação”, disse Reis.

Com a nova formação, os destaques de chão passam a incluir Carla junto a Cássio Dias e Charlene Costa. Por tradição, a Beija-Flor desfila apenas com três mulheres autorizadas a ostentar o título de “musa”, um dos mais concorridos da folia do Rio de Janeiro. Sâo elas: Selminha Sorriso, porta-bandeira da escola; Soninha Capeta, ex-rainha de bateria e Neide Tamborim, ritmista.

Porto da Pedra promoverá ensaio geral e baile de carnaval nesta quinta

917

A Unidos do Porto da Pedra realiza nesta quinta-feira, dia 24, o seu ensaio geral com o baile do tigre. A festa terá início às 19h, com o grupo Vem Pro Meu Ritmo. Em seguida, ensaio geral, com a presença de intérpretes, casais de mestre-sala e porta-bandeira e a bateria “Ritmo Feroz”, do mestre Pablo. Após o ensaio, o Bloco do tigre, comandado pelo Mestre Pablo e ritmistas da escola, promoverão um grande baile carnavalesco, com repertório composto de marchinhas e sambas que marcaram o carnaval do Brasil. A quadra da Porto da Pedra fica na Travessa João Silva, 84, São Gonçalo. A entrada é gratuita. No carnaval de 2022, a Unidos do Porto da Pedra, levará para a Marquês de Sapucaí o enredo: “O Caçador que traz alegrias ”, de autoria da carnavalesca Annik Salmon.

bloco tigre

Mocidade realiza grande ensaio de Carnaval e festa nesta segunda

0

A segunda-feira de Carnaval não vai passar em branco na Mocidade Independente de Padre Miguel. A agremiação, que desfilaria nesta data caso o adiamento da folia não ocorresse, convoca todo o Mundo do Samba para curtir uma noite de muito samba e memória afetiva em sua quadra histórica da Vila Vintém a partir das 21h.

mocidade
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Mocidade

Além do ensaio de comunidade com todos os segmentos e componentes, a bateria Não Existe Mais Quente do mestre Dudu, e o carro de som da escola, comandado pelo grande Wander Pires, promoverão uma verdadeira viagem pela história da Estrela Guia através dos lendários sambas-enredo da agremiação.

A entrada custa R$ 10, mesas para quatro pessoas saem a R$ 50, e a quadra da Mocidade fica na Rua Coronel Tamarindo, 38, em Padre Miguel. Os ingressos podem ser adquiridos na hora do evento ou pelo link: https://www.uautickets.com/event/ensaio-geral-da-mocidade-2802.

A Mocidade levará para a Avenida o enredo ‘’Batuque ao Caçador’’, que será desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo. A escola será a terceira a desfilar no sábado, dia 23 de abril.