InícioGrupo EspecialPaes quer evento-teste com as escolas de samba em novembro no Sambódromo

Paes quer evento-teste com as escolas de samba em novembro no Sambódromo

Proposta do prefeito Eduardo Paes é que cada agremiação faça um tripé e 80 fantasias

A Prefeitura do Rio estuda com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) a realização de uma espécie de evento-teste, no mês de novembro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A informação foi divulgada primeiro na coluna Radar, da Revista Veja, e confirmada pelo site CARNAVALESCO.

Paes anunciou a antecipação do calendário de vacinação – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Segundo nossa apuração, a proposta do prefeito Eduardo Paes é que cada agremiação faça um tripé e 80 fantasias. As escolas de samba do Grupo Especial já estão cientes da ideia do prefeito.

Vacinação com a 1ª dose até agosto

Na sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes deu duas boas notícias à população carioca. Primeiro, que o calendário de vacinação por faixa etária vai ser bastante antecipado, com todas as pessoas de 18 anos ou mais imunizadas com a primeira dose até 31 de agosto. Pelo cronograma anterior, esta etapa só terminaria no dia 21 de outubro. E, segundo, que a vacinação dos adolescentes, de 12 a 17 anos, será realizada entre os dias 1º e 15 de setembro.

“A primeira boa notícia é que vamos terminar a vacinação de todos os cariocas acima de 18 anos um mês e 21 dias antes do que tínhamos previsto. Nos meses de julho e agosto, tem a previsão da chegada de muitas vacinas, o que vai nos permitir acelerar quase um dia para cada idade”, afirmou Paes, ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O prefeito agradeceu, reiteradas vezes, ao Ministério da Saúde pela regularização do fluxo de chegada das vacinas ao Rio. Esse foi o principal motivo para que o município pudesse antecipar a vacinação e chegar aos adolescentes.

“Queremos ser a primeira cidade brasileira a anunciar, já para o mês de setembro, a vacinação dos nossos adolescentes. A nossa angústia é fazer com que esse processo se acelere para salvar vidas. E com esse imunizante chegando, vamos ter carnaval em 2022, com a possibilidade de voltar a receber bem os outros, de nos abraçar, comemorar e celebrar. Isso para nós, cariocas, é muito importante”, declarou o prefeito.

Desde 31 de maio, quando começou a vacinar o amplo público, a cidade do Rio já contemplou cariocas de 50 anos ou mais – idade convocada nesta sexta-feira (18/06) -, sendo uma das capitais brasileiras com a campanha de vacinação por idade mais avançada. Esta semana, o município alcançou a marca de metade da população adulta protegida com a primeira dose da vacina: 2.659.145. A meta é chegar aos 90% no final de agosto, número estimado em 5.279.803 pessoas.

Além da aceleração da aplicação da primeira dose (D1), outra frente de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem sido a busca ativa por pessoas que não retornaram no prazo para tomar a segunda dose (D2) da vacina. Atualmente, no município do Rio há 79 mil pessoas que descumpriram a data prevista para a D2, o que representa 4% dos que já atingiram esse prazo. É fundamental que a população não perca a data de retorno (anotada a lápis no comprovante da D1), pois somente com o esquema vacinal completo, de duas doses, é possível garantir a eficácia da imunização. Quem estiver com a D2 em atraso deve retornar ao local de vacinação onde tomou a D1, o quanto antes, para completar a proteção contra a Covid-19.

A SMS disponibiliza 280 pontos de vacinação em toda a cidade, funcionando de segunda-feira a sábado, para facilitar o acesso da população à vacina. A lista desses pontos, seus horários de funcionamento, o calendário de vacinação e mais informações sobre grupos prioritários, documentos, etc. estão disponíveis em coronavirus.rio/vacina e nas redes sociais da SMS. Neste sábado (19/06), haverá repescagem da vacinação para pessoas com deficiências, trabalhadores da saúde e para quem tiver 50 anos ou mais.

- ads-

Wallace Palhares explica andamento das conversas para construção da Cidade do Samba 2

Presente na festa de premiação do Estrela do Carnaval 2024, no domingo, no Imperator, no Méier, o presidente da Liga-RJ, Wallace Palhares, discursou na...

Tem-Tem Jr é o novo intérprete da União da Ilha para o Carnaval 2025

A União da Ilha anunciou nesta segunda-feira a contratação do intérprete Tem-Tem Jr para o Carnaval 2025. Veja a publicação da escola. "O intérprete mais...

Unidos da Tijuca ganha terreno da prefeitura do Rio que vai construir nova quadra na Zona Portuária

A Unidos da Tijuca se prepara para se despedir da sua atual sede na Avenida Francisco Bicalho, nos Portuários. A agremiação do Morro do...