Por Augusto Werneck e Walter Farias
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entregou a chave da cidade para o Rei Momo, na manhã desta sexta-feira, no Palácio da Cidade, na Zona Sul do Rio. Em seu discurso, Paes falou do momento.
“Ano passado fizemos uma entrega simbólica da chave. Não foi plena, porque ainda tinhm os efeitos da pandemia. A festa tem o espírito de alegria, humor e uma bagunça organizada. O Rio de Janeiro é a capital mundial do carnaval. Esse é um momento dos mais sérios para quem exerce a honrosa função de prefeito da mais incrível de todas as cidades, que é o Rio de Janeiro. É com muita alegria, celebrando a vida e a democracia, que eu tenho a honra de passar a chave da cidade para o Rei Momo. Viva o Carnaval carioca! Graças a vacina e todos que se vacinaram podemos celebrar a vida e nos encontrarmos no carnaval carioca. Vamos celebrar a democracia”, afirmou o prefeito.
O presidente da Riotur, Ronnie Costa, citou a preparação da cidade para o Carnaval 2023. “O Carnaval já está acontecendo há mais de três semanas com os blocos de rua e os ensaios técnicos na Sapucaí. Mas o Carnaval oficial começa este final de semana e já está tudo pronto para o início dos desfiles na Sapucaí. A cidade está preparada para receber todo mundo que vem visitar e curtir essa grande folia, que é a maior festa popular do planeta”, disse o presidente da Riotur, Ronnie Costa.
O Rei Momo, Djferson Mendes, não escondeu a alegria por receber a chave da cidade. “Depois de dois anos de pandemia, esse Carnaval é histórico. É com muita honra que eu, Djeferson Mendes da Silva, o primeiro e único, na qualidade de maior parlamentar dessa festa, declaro oficialmente aberto o Carnaval da democracia na cidade do Rio de Janeiro Temos muita união na corte. Esperamos muito por esse dia da entrega da chave e a abertura do carnaval”.
Rainha do Carnaval 2023, Mari Mola ressaltou também o amor do grupo e a união dos integrantes. “A preparação foi feita com amor. Essa corte tem o diferencial do amor entre a gente, com o público e o carnaval. Fazer desse carnaval um dos maiores carnavais”.
Monalisa Lucia, primeira princesa: “É um carnaval de muita alegria. Essa corte sempre desejei. É de amizade e sem vaiada. Um ajuda o outro. Temos harmonia e união. Esse carnaval será de realizações e de felicidade. Sem dúvida, um carnaval inequecível para todos nós”.
Rhuanda Monteiro, segunda princesa: “A gente vem se preparando para os dias de carnaval. É um momento de grande realização de todos nós e será inesquecível”.
Participaram também da cerimônia a família do Mestre Candonga (guardiã oficial da chave da cidade); a dupla do Rio sobre perna-de-pau, Raul Faria Lima e Isa Xavier; a bateria da escola de samba Grande Rio e a Banda da Guarda Municipal, além de integrantes da Velha Guarda do Salgueiro, Império Serrano, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente de Padre Miguel.