Em coletiva na sede da Riotur, na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura do Rio, através da Riotur, apresentou os expressivos números do Carnaval 2024 na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, o município recebeu 8 milhões de pessoas, gerando uma receita de R$ 5 bilhões para os cofres públicos e trazendo mais de 50 mil empregos diretos e indiretos.

“Planejamos o Carnaval 2024 há muito tempo. Hoje, a gente apresenta o resultado e a importância do carnaval para a cidade do Rio, não só como diversão e entretenimento, mas como números expressivos para movimentação econômica, lotando hoteis, bares e etc. É o principal produto da cidade do Rio. São números impactantes. Batemos vários recordes, não só de valores, arrecadação, mas de pessoas que escolheram o Rio de Janeiro como destino turístico. Tivemos 8 milhões de pessoas que curtiram o carnaval do Rio, em blocos, Sapucaí e Intendente. O número é muito próximo da realidade. O Rio voltou a protagonizar o maior e melhor carnaval de rua de todo o Brasil. Nosso carnaval é diferente. Ele é espalhado na cidade inteira. Só no mês de fevereiro tivemos a movimentação de 5 bilhões de reais na economia da cidade. As câmeras de reconhecimento facial foram novidades. O modelo foi um sucesso total. Geramos 50 mil empregos e 20 mil entes público foram envolvidos. O carnaval tem essa capacidade de gerar muitos empregos”, explicou Ronnie Costa, presidente da Riotur.

O vice-presidente da Riotur, Luiz Gustavo Mostof, citou o volume de pessoas que puderam curtir o carnaval em todos os pontos da cidade.

“A gente divide o carnaval em dois segmentos: rua com os blocos que tiveram 6 milhões, que começaram no dia 13 de janeiro e foram até 18 de fevereiro, e o outro com Sapucaí, Intendente, Terreirão e outros eventos, que compreendem dois milhões de pessoas. Geramos 50 mil empregos que são traduzidos em cima das operações em todos os segmentos. Ressalto também que a Intendente Magalhães se consolidou como uma passarela do povo”, contou Mostof.

Ronnie Costa citou a parceria com a Liesa e com a Liga-RJ nos desfiles da Série Ouro e do Grupo Especial. “Temos uma concessão de uso para Liesa de dezembro até o fim de março. A responsabilidae da infraestrutura interna do Sambódromo cabe totalmente para eles. A gente fiscaliza e divide o apoio. O Carnaval 2024 foi um sucesso de vendas. Conseguimos fazer o carnaval aumentar a capacidade de grandes espetáculos. As escolas da Série Ouro conseguiram fazer grandes desfiles. A sexta e sábado também são um sucesso de público. A cidade ganhou muito com isso. Na Intendente conseguimos manter o nível de entrega que tivemos em 2023 na Ernani Cardozo”.