InícioGrupo EspecialOficial! Prefeitura do Rio decreta ponto facultativo na segunda-feira de carnaval

Oficial! Prefeitura do Rio decreta ponto facultativo na segunda-feira de carnaval

Na terça-feira, dia 16, será ponto facultativo federal, segundo a portaria 430, do Ministério da Economia. Não haverá ponto facultativo na sexta-feira e nem na quarta de cinzas

O Diário Oficial do município do Rio de Janeiro traz a informação que a Prefeitura do Rio decretou ponto facultativo na segunda-feira de carnaval, dia 15 de fevereiro. Na terça-feira, dia 16, será ponto facultativo federal, segundo a portaria 430, do Ministério da Economia. Não haverá ponto facultativo na sexta-feira e nem na quarta de cinzas. O mesmo ficou decretado para todo o Estado.

“O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais no dia 15 de fevereiro de 2021, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação”, informa o Diário Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Vale lembrar que os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e Acesso não vão acontecer em fevereiro. Eles foram adiados para julho, caso tenha autorização sanitária para realização, devido à pandemia da Covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro já tinha dado a posição do governo federal sobre o carnaval em fevereiro.

“Aqui tão perguntando se vai ter feriado durante o carnaval. Esse feriado é uma lei federal. Então, a ideia nossa é logicamente não criar nenhum óbice e manter o feriado. Agora se o cara vai pular ou não o carnaval, se vai ter carnaval ou não é outra história. E nós pretendemos manter que é um carnaval religioso, é isso mesmo? Segunda e terça é feriado. Nós vamos manter e cada um é responsável pelos seus atos”, afirmou Bolsonaro.

O deputado federal Dr. Luizinho (Progressistas-RJ), segue com o Projeto de Lei 5129/2020 para criar um feriado de carnaval em julho de 2021. Assim, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife fariam suas festas fora de época, obviamente, com a vacinação sendo feita em todo o país. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o deputado federal falou sobre o andamento do projeto na Câmara para um carnaval fora de época no mês de julho. Ele não cancela o período do carnaval tradicional, que é uma data religiosa.

Carnaval em julho

O calendário de datas oficiais do Estado do Rio de Janeiro acaba de ser alterado, incluindo no mês de julho de todo ano o “CarnaRio – Carnaval fora de época”, para estimular o turismo. É o que define a lei 9.174/20, do deputado Dionísio Lins (PP), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial.

De acordo com o texto, a medida estimula o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços. A organização das comemorações relativas à data deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, e ainda da Secretaria de Estado responsável pela pasta da Cultura.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...