728x90
InícioSérie Ouro‘O encanto das mil e uma noites sertanejas’: Abre-alas da UPM traz...

‘O encanto das mil e uma noites sertanejas’: Abre-alas da UPM traz a união da cultura árabe com o Nordeste

UPM005 2Com o abre-alas “O encanto das mil e uma noites sertanejas”, a Unidos de Padre Miguel deu ao início do desfile uma grande imponência ao desfile na Passarela do Samba. O primeiro carro da escola de samba representou as histórias da Antiga Pérsia, que foram contadas através de um olhar especial do Sertão. Rico em detalhes que remetem a cultura árabe, como os camelos que vinham à frente do carro, o carro chamou a atenção de todos ainda na dispersão.

Em entrevista ao CARNAVALESCO, os componentes do abre-alas da Unidos de Padre Miguel explicaram a mensagem do carro alegórico e o peso que foi estar acima dele em meio a esperança de chegar ao Grupo Especial.

Rogéria Freitas, de 40 anos, fez a sua estreia pela UPM. Com o boi vermelho como seu personagem favorito, a componente explicou que o abre-alas da agremiação representa a soma da cultura árabe com a nordestina.

UPM007“É uma emoção e um privilégio poder estrear no abre-alas. O boi vermelho é o meu personagem favorito. Representando ‘Mil e uma noites sertanejas’, mostraremos uma Arábia chegando ao nordeste e a sua riqueza somada ao fascínio e ao calor do nordeste. Uma só emoção”, disse Rogéria.

O diretor de alegorias da Unidos de Padre Miguel, Pascoal, que está na escola de samba desde 2010, destacou o que representa o abre-alas no enredo “Baião de Mouros” não só para o desfile, mas para os componentes da escola.

“O sentimento é como se fosse um filho, porque a gente acompanha todo o processo. Dentro do enredo a gente espera que cause impacto ao público. A mensagem que queremos passar é do lugar de fala que é o carnaval. Falar do encontro de culturas que é o nordeste com a cultura árabe, dentro da nossa cultura popular que é o carnaval. Muitos brasileiros não conhecem essa ligação entre as duas culturas. A ideia é mostrar a nossa própria história dentro da cultura de outro país. O nosso país é assim, essa mistura de culturas”, explicou Pascoal.

UPM001 2Para Pascoal, o seu personagem favorito no enredo é Alá, Deus islã e um dos principais nomes nesta história que a Unidos de Padre Miguel levou para a Marquês de Sapucaí. Com a benção de Alá, Pascoal disse que a escola vai brigar para chegar ao Grupo Especial.

“Meu personagem favorito é Alá, porque ele que vai proteger a gente em busca desse sonho que é chegar ao Grupo Especial. Já está na hora da gente ir para lá. Que Alá nos abençoe e nos proteja”, contou.

Marina Santos, de 37 anos, é técnica de enfermagem e desfilou pela primeira vez na Unidos de Padre Miguel. Logo na estreia, assumiu a responsabilidade de estar acima do imponente abre-alas que a escola de samba levou para o Sambódromo.

“Muito nervosismo, claro. Estou muito empolgada, eufórica. Faremos um desfile rumo ao título e ao acesso para o Grupo Especial do carnaval carioca. O boi, para mim, é o personagem mais importante no enredo e o meu favorito. Ele está muito lindo. Iremos invadir a Arábia com toda a nossa cultura e riqueza, levando muita felicidade e alegria. O carro está perfeito e muito lindo”, contou a componente da agremiação de Padre Miguel.

A Unidos de Padre Miguel foi a quinta escola a entrar na Marquês de Sapucaí neste primeiro dia de desfiles do carnaval carioca.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....