Por Luan Costa e Rhyan de Meira
Caxias ferveu no último ensaio de rua da Acadêmicos do Grande Rio na preparação para o próximo carnaval, não tinha como ser diferente, a escola, atual campeã, está mais feliz do que nunca, seus torcedores, empolgados com a possibilidade da conquista de mais um título compareceram em peso neste que foi o último ensaio na Brigadeiro Lima e Silva antes do desfile oficial. No próximo domingo o ensaio será na Sapucaí. A junção de calor, alegria e comemoração do aniversário de Zeca Pagodinho, grande homenageado no desfile deste ano, resultou em uma noite de muita festa. A presença da rainha de bateria Paolla Oliveira também contribuiu para que a festa fosse ainda maior.
A tricolor de Caxias mostrou que está preparada para brigar pelo bicampeonato, algo que o Grupo Especial não vê desde 2008, quando a Beija-Flor de Nilópolis se sagrou campeã. Se depender da garra dos componentes e do comprometimento dos segmentos, o sonho pode sim ser real. No ensaio deste sábado, que durou pouco mais de uma hora, a agremiação deu vários motivos de que está pronta para encantar a avenida novamente, o samba, extremamente popular, está da boca do povo, a bateria de mestre Fafá e o carro de som comandado por Evandro Malandro se completam. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Daniel Werneck e Taciana Couto não estiveram presentes no ensaio desta noite.
Sobre o ensaio, Thiago Monteiro, diretor de carnaval da escola, frisou que foi o momento de festejar com a comunidade e retribuir todo o carinho que eles têm dado. Desde dezembro realizando ensaios de rua, o de hoje foi o último e Thiago ressaltou que na próxima terça terá o ensaio geral de quadra.
“Nosso último ensaio de rua é tradicionalmente a festa com o povo de Caxias. A gente tem ensaiado na rua desde a primeira semana de dezembro, a gente já ensaiou exaustivamente aqui e hoje aquele envio. É aquele do nosso último encontro na nossa na nossa rua. Terça-feira ainda temos um na quadra que será o ensaio geral, mas na rua foi o último, tradicionalmente é uma festa, é a gente no braço do povo e estou muito feliz com o nosso resultado, embora hoje realmente foi um ensaio cheio, muito caudaloso. É uma festa, hoje é muito mais uma festa, um encontro com o nosso povo, com a nossa galera”.
Comissão de frente
Os consagrados coreógrafos Hélio e Beth Bejani seguem por mais um ano à frente da comissão de frente da Grande Rio, nos dois últimos carnavais a aclamação foi unânime, portanto, a expectativa é enorme para saber o que eles planejam para o próximo carnaval. No ensaio a sensação foi de estar imerso no enredo da escola, mesmo sem fantasias ou elementos cênicos, os componentes da comissão encantaram o público com uma dança alegre, bem coreografada e com passos bem marcados na letra do samba, o destaque fica para a menina que performa durante o refrão do meio, ela exala muito carisma e ainda interage com o público durante as apresentações.
Evolução
Como disse o diretor Thiago Monteiro, o ensaio deste sábado foi uma grande festa, porém, todo o cuidado para que a escola evoluísse da melhor maneira também foram tomados, durante todo o período foi possível ver as alas distribuídas de forma correta, sem atropelos ou espaçamentos desnecessários, os componentes tinham liberdade para brincar, e assim faziam, mas todos estavam comprometidos em entregar o melhor resultado. O único senão fica para o grande assédio em torno da rainha de bateria Paolla Oliveira, todos queriam ver a musa, o que causou um pouco de dificuldade para que a escola pudesse prosseguir o cortejo de forma mais tranquila.
Thiago Monteiro conta que o ensaio é o momento de corrigir pequenos problemas que possam aparecer, perguntado se tem algo para corrigir, ele disse que sempre tem pontos a serem observados e que o ensaio serve justamente para isso.
“Sempre, a gente na concentração conserta coisas, teremos o ensaio técnico no campo de jogo, conto muito com esse ensaio, tenho certeza que lá vamos acertar mais coisas, a gente fica atento até o último minuto para que tudo saia da melhor forma nesse desfile”, conta o diretor.
Harmonia
Um dos grandes destaques do ensaio foi o canto dos componentes de Caxias, fruto de muitos ensaios, fica claro que eles têm total domínio do que estão cantando, todas as partes do samba foram cantadas com extrema empolgação e entrosamento. O casamento entre o mestre Fafá e Evandro Malandro é algo que deve ser estudado, ano após ano eles demonstram ainda mais sincronia e união, o resultado é um show de ritmo que faz bem ouvir e apreciar.
Mesmo recebendo muitos elogios e sendo aclamado pelo público, o mestre Fafá diz que sempre tem alguns detalhes para serem corrigidos. Ele aproveitou para fazer uma balanço desse pré-carnaval da Grande Rio e acredita ter sido positivo.
“As pessoas dizem que está bom, mas eu sou muito chato e perfeccionista. Pra mim nunca está bom, sempre tem um detalhe a mais e algo a mais que possa ser ajeitado. O balanço é positivo. A gente vem trabalhando com muita humildade e pé no chão, sabendo o que a gente precisa fazer pra conquistar o bicampeonato. A gente sabe que é difícil, que tem muita escola boa. A gente sabe que carnaval se decide dentro da pista. Esperamos fazer um grande desfile”, contou Fafá.
Seguindo a mesma linha de Fafá, o intérprete Evandro Malandro se diz muito feliz com o trabalho desempenhado pela escola, para ele, a sensação é de que tudo está dando certo, ele quer levar o trabalho realizado nos ensaios para a avenida, afinal, a responsabilidade da Grande Rio aumentou após o título no carnaval passado.
“Eu estou muito feliz com o trabalho e desempenho. O balanço que eu faço é que deu tudo certo e está dando tudo certo. A gente quer levar esse pensamento e essa ideia pra avenida. Pra acertar (no desfile) não, é pra manter o equilíbrio e o trabalho que a gente vem mantendo durante os ensaios. A responsabilidade aumenta, mas a Grande Rio está acostumada. Foram tantos carnavais que mereceram ser campeões e, depois desse, a gente vem praticamente nos mesmos moldes de excelência”, pontuou Evandro.
Samba-Enredo
De autoria Igor Leal, Arlindinho, Diogo Nogueira, Myngal, Mingauzinho e Gustavo Clarão, o
quitandinha de erê, como ficou popularmente conhecido, já estava na boca do povo antes mesmo de ser escolhido oficialmente pela escola como o samba-enredo oficial na homenagem a Zeca Pagodinho. Com uma melodia leve e uma letra fácil, é possível rapidamente viajar pelo subúrbio carioca nessa grande procura pelo Zeca, como propõe os carnavalescos. Várias são as partes cantadas com mais empolgação pelos componentes, mas destaca-se o refrão do meio e o final do samba, “Zeca! Levante o copo para o povo brasileiro, te encontrei nesse terreiro, Xerém é o seu quintal!”.
Outros destaques
Figura carimbada da escola, David Brazil marcou presença no ensaio de sua escola do coração, assim como ele, outras personalidades da mídia também estiveram presentes, como a influencer Pequena Lo e o músico Xamã, esse último muito festejado pelo público. Porém, todos os holofotes estavam voltados para a rainha Paolla Oliveira, ela, com seu habitual carisma, respondeu todo o carinho do público com muito samba no pé.
Expectativa para ensaio técnico
No próximo domingo, dia 12 de fevereiro, a Grande Rio será responsável por finalizar a maratona de ensaios técnicos realizados no Sambódromo, pela primeira vez, a escola participará do teste de luz e som, para Thiago Monteiro, é um ensaio diferente e que enche a escola de orgulho. “É a primeira vez na história da Grande Rio que a gente testa som e luz do sambódromo, pra gente é motivo de alegria e orgulho, a escola, apesar de já ter sido vice-campeã algumas vezes, nunca teve a honra de testar a luz e som do Sambódromo, é um ensaio diferente, seremos a última a pisar, é um motivo de orgulho muito grande”, disse o diretor.
Perguntado sobre o que podemos esperar para o ensaio técnico, Thiago contou que a escola está preparando surpresas e atrações para entreter e brindar o público, mas que o grande foco da agremiação é treinar para corrigir os erros, ele inclusive disse que se tiver que errar, que seja no próximo ensaio.
“Ensaio técnico é uma das etapas importantíssimas para que seja feito um grande desfile. Agora a gente também tem que brindar aquele público com atrações e a Grande Rio, como no passado, não vai fazer diferente. A gente vai com o nosso melhor lógico, estamos vendo coisas pra em entreter o público também, mas acima de tudo, acima de qualquer coisa, nosso maior foco é treinar a escola, é ensaiar a escola, é corrigir o que tiver que corrigir, se tiver que errar que seja dia 12, problema nenhum. Então a gente quer realmente usar aquele momento, aqueles minutos que nós teremos na pista desfilando, mas acima de tudo também treinando”, finalizou Thiago.
A Grande Rio será a segunda a desfilar no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, quando levará para a Marquês de Sapucaí uma homenagem ao cantor Zeca Pagodinho, através do enredo “Ô Zeca, O Pagode, Onde É Que É? Andei Descalço, Carroça E Trem, Procurando Por Xerém, Pra Te Ver, Pra Te Abraçar, Pra Beber E Batucar”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.