InícioGrupo EspecialMestre-sala e porta-bandeira da Portela ganham reforço na preparação para o desfile

Mestre-sala e porta-bandeira da Portela ganham reforço na preparação para o desfile

Portela Casal Preparação
Foto: Wallace Mendonça

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Marlon Lamar e Lucinha Nobre, acaba de ganhar um importante reforço na preparação para o Carnaval 2019. A dupla, que já contava com a coreógrafa e ensaiadora Camile Salles, passa a treinar também com o preparador corporal Mayombe Masai.

Com larga experiência em samba e dança afro, Mayombe, que é diretor musical da Cia Bamboyá e professor de etnomusicologia na UniRio, explica como pretende atuar na Portela. “Quero fazer um trabalho forte de expressão corporal em cima da técnica. Com o Marlon, por exemplo, vamos trabalhar resistência, ginga, riscado, limpeza de movimentos, movimentos de efeito, troca de perna e giro. Quero, também, valorizar a tradição da dança do casal e a identidade cultural, que muitas vezes fica esquecida no carnaval”, diz o preparador, que também já foi passista da Estácio e do Salgueiro, além de coreógrafo de ala e preparador corporal de outros casais.

Para Camile Salles, professora de balé que já acompanha o casal da Portela há três anos, a chegada de Mayombe só tem a somar. “Sempre temos que nos aprimorar e criar coisas novas. Agora, com a escolha do samba, começamos a montar a coreografia. Eu ajudo o casal a trabalhar postura, perna, braço, repertório de movimento e finalização, entre outras coisas associadas ao balé. O balé enriquece muito a dança do casal. Por isso, tenho certeza que a parceria com o Mayombe será muito importante”, analisa Camile, que trabalha no renomado Centro de Movimento Deborah Colker.

Indo para o segundo desfile pela agremiação, Marlon comemora o reforço na equipe. “Tudo que possa ser feito para aprimorar a dança do casal é muito importante. Minha expectativa é a melhor possível para trabalharmos com o Mayombe e a Camile ao mesmo tempo. Acho que será o desfile mais importante da minha carreira, porque tem muita coisa em jogo. É o enredo sobre Clara Nunes, meu segundo ano na Portela e o terceiro desfile no carnaval do Rio e de parceria com a Lucinha. Trabalhamos com base nas justificativas que os jurados dão para todos os casais e sempre temos algo para melhorar. Tenho noção do desafio que tenho pela frente e quero fazer bonito.”

Com a definição do samba-enredo, os ensaios do primeiro casal da Portela serão intensificados com força total no barracão e na quadra, como explica a experiente Lucinha Nobre. “Agora, o trabalho começa mais voltado para a nota. No último desfile, fizemos na coreografia alguns movimentos corporais que surgiram naturalmente bem perto do desfile e foi sucesso na Avenida. Para 2019 pretendemos trabalhar isso com mais força, aproveitando a emoção do enredo e do samba. E desfilar na Portela é uma emoção forte, diferente. Trouxemos o Mayombe para que ele possa tirar o melhor de nós e aproveitar bem as possibilidades de expressão corporal.”

A Portela será a terceira escola a desfilar na Segunda-feira de Carnaval, com o enredo “Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar uma Sabiá”, da carnavalesca Rosa Magalhães.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...